Portugal tem o 10.º salário médio mais baixo da UE (e quase metade da média europeia)

1

Portugal tem o décimo salário anual mais baixo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), de acordo com um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Eurostat.

Em 2021, o salário médio anual dos trabalhadores a tempo inteiro na UE foi de 33.500 euros. Por sua vez, o salário médio anual dos portugueses no ano passado foi de 19.300 euros.

O salário médio anual dos trabalhadores a tempo inteiro mais elevado em 2021 foi registado no Luxemburgo (72.200 euros), seguido da Dinamarca (63.300 euros) e Irlanda (50.300 euros). Por outro lado, os valores mais baixos do indicador foram registados na Bulgária (10.300 euros), Hungria (12.600 euros) e Roménia (13.000 euros).

Acima do rendimento médio registado em Portugal, estão ainda os de Bélgica, Áustria, Suécia, Alemanha, Finlândia, França, Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Chipre, Lituânia e Estónia, respetivamente. Abaixo de Portugal, além dos já referidos, surgem também Letónia, Chéquia, Croácia, Eslováquia, Grécia e Polónia.

Eurostat

Salário médio anual ajustado aos trabalhadores a tempo inteiro.

Com base nestes dados do Eurostat, é possível aferir que os portugueses ganham, em média, menos 634 euros por mês do que os vizinhos espanhóis.

Este indicador do Eurostat que contabiliza os dados do emprego das contas nacionais é ajustado por forma a considerar os salários a tempo parcial como equivalentes a tempo integral. Esta é a primeira vez que o gabinete de estatísticas da UE divulga este indicador.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Quando é que os vencimentos dos trabalhadores e reformados estiveram no topo ? sao notocias para enganar e iludribiar os portugueses, sao formas até ofensivas ao povo.
    até na soudagem.
    A unica verdade será a da IL, que se tem mostrado um fracasso, igualzinho aos outros, nem eles devem saber o que é uma politica liberal, foi uma forma de chamar lorpa aos portugueses.
    Sondagens sao uma forma de manobrar os portugueses, Nao acredito em sondagens, nao consigo esquecer as sondagens das ultimas eleiçoes, principalmente as sondagens da TVI especializada em manobras partidarias com mentiras aos montes, a pitaronica, Rede de televisao de defesa de interesses de grupos, que adivinha problemas a longo prazo, já ve o diabo para 2023,2024,2025 na defesa dos seus grupos puxam pelos preços e influenciam os mercados para a carestia de vida, nao mais esquecerei da fabricação de resultados eleitorais com o PSD em empate tecnico, quase a vitoria do PSD, mesmo a vitoria do PSD e o resultado das eleiçoes foi a maioria absoluta do PS.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.