/

Portugal responde aos holandeses: Trump, nós é que somos os segundos!

16

Depois do sucesso do vídeo feito por um programa de humor holandês para conquistar o novo Presidente dos Estados Unidos, o talk-show português “5 Para a Meia-Noite” também fez uma versão para Portugal.

Nos últimos dias, o vídeo elaborado pelo programa “Zondag Met Lubach”, do canal holandês VPRO, tornou-se viral nas redes sociais e correu o mundo.

No sketch humorístico, os holandeses apelavam a Donald Trump que o seu país devia vir em segundo lugar (já que os Estados Unidos vêm em primeiro) e mostraram uma série de coisas que assim o justificava.

Pois bem, os portugueses não quiseram perder tempo e já fizeram a sua própria versão. Esta quinta-feira, durante o talk-show “5 Para a Meia-Noite”, apresentado por Filomena Cautela, um vídeo mostrou porque é que os portugueses merecem o segundo lugar no pódio das potências mundiais.

O discurso, com uma voz semelhante à do Presidente americano, começa por explicar que Portugal é uma das nações mais antigas do mundo e que o nosso primeiro rei expulsou os árabes, algo que de certeza agrada a Trump.

A partir daí, há pano para mangas para mostrar os nossos pontos fortes como, por exemplo, o facto de termos sido campeões da Europa em futebol, o privilégio de termos tido um hóspede na Casa Branca (Bo, o cão de água português de Obama), de termos uma palavra que não pode ser traduzida (“saudade”), do nosso país ser governado por uma “geringonça” e até se apela ao facto de termos José Sócrates, alguém que pode ajudar a construir o muro na fronteira com o México porque se diz “engenheiro”.

O vídeo acaba com um recado ao Presidente: “Que se lixem os holandeses! São mais laranjas do que você. Portugal em segundo”.

Além de Portugal, outros países como a Suíça, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Lituânia também já entraram na brincadeira. Os vídeos podem ser vistos na página da Internet “Who Wants To Be Second” (“Quem quer ser segundo” em tradução para português).

ZAP //

16 Comments

  1. Eu que sou totalmente anti-Trump… Não encontro gracinha nenhuma no video. Criativos sem qualquer centelha criativa, piadas desenxabidas metidas a martelo… Enfim. Podia ter-se feito uma coisa com muito mais graça mas este video cheira muito a coisa feita em cima do joelho, pra não ficar atrás dos outros países (tradicionalmente tuga). Epá… Façam outro.

    • Concordo plenamente. Os ataques são demasiado diretos, falta alguma subtileza. Mas pior que isso, ataca ou ridiculariza o povo Americano em geral, em vez de apenas o Trump. Explora os mais que batidos estereótipos sobre o povo Americano, o que neste caso é desnecessário visto que mais de metade do povo Americano não é apoiante do Trump! Por fim, exalta excessivamente os feitos dos Portugueses de há 500 anos o que nos torna algo ridículos.

      • Pois eu cá acho que está fantástico e relativamente às vossas opiniões acho que são mesmo de mentalidade tuga. Não sabem fazer, apenas mandam abaixo. Deixem de ser mesquinhos e procurem ser bons no que fazem.

      • A mentalidade tuga é precisamente a sua e a de quem fez este vídeo. Ridiculariza os Americanos quando o que se pretendia era enviar uma mensagem ao Trump. Mas a maior ironia é apontar o dedo à suposta ignorância dos Americanos quando na realidade a maioria dos Portugueses são completamente ignorantes em relação aos EUA, com preconceitos e ideias pré-concebidas completamente erradas, como este vídeos aliás o demonstra claramente. O vídeo tem algumas boas piadas, sem dúvida, mas algumas passagens estragam tudo, como por exemplo a piada dos índios. Como se os Portugueses tivessem tratado bem os povos que colonizámos.

      • Bem, tu além de mostrares a tua ignorância em relação aos americanos, conseguiste mostrar toda a tua ignorância em relação ao portugueses!
        É obra!
        Não faço ideia do que é essa “mentalidade tuga”, mas parece-me que se deve adequar bem ao que escreves!…
        .
        Essa comparação entre o modo de como os portugueses tratavam os povo colonizados e o modo como os “americanos da Europa” trataram os americanos (os verdadeiros – que são os índios!), já diz tudo…
        Hás-de nos dizer onde é que os portugueses praticamente exterminaram os povos autóctones e colocaram os restantes em reservas!…
        Deve ser isso é que nas ex-colónias português não há povos nativos… são todos brancos da Europa!…
        Enfim!…

      • O seu comentário é que o ridiculariza e à sua pretensa intelectualidade de mesa de café. Apenas acerta numa frase ” na realidade a maioria dos Portugueses são completamente ignorantes em relação aos EUA” maioria esta onde obviamente se inclui pelo comentário que redige.

  2. Por acaso vivo nos EUA… E tu, de onde vem o teu conhecimento profundo do povo Americano?

    Interessante, vejo que a única coisa que sabes dos Descobrimentos é o que aprendeste na escola, i.e., o lado bom dos Descobrimentos. Porque é que achas que os povos indígenas constituem menos de 1% da população atual do Brasil? Espero que não aches que a população negra é autóctone no Brasil! Nunca ouviste falar no tráfico de escravos transatlântico? Um concelho: pesquisa no Google por “Genocide of indigenous peoples in Brazil”. Não penses por um segundo que os Portugueses eram diferentes do Espanhóis ou dos Ingleses.

    Por fim, sim, o vídeo é algo parolo. As partes que têm piada são as que gozam com o Trump. Que era o objetivo original do vídeo. Infelizmente o vídeo acaba por perder mais tempo a gozar com os Americanos e com os desportos que gostam (já agora, o futebol tem muito mais projeção nos EUA do que pensas – é muito comum nas camadas jovens, há campos de futebol por todo o lado abertos a quem quiser jogar, e a seleção feminina tem muita projeção), e a exaltar excessivamente os Portugueses… pelos feitos de há 500 anos… enfim, patético!

    O vídeo acaba por ser mais dirigido a nós próprios, como forma de nos ficarmos a sentir bem por sermos tão bons, do que realmente uma mensagem ao Trump.

    • Pois, mas viver é diferente de conhecer… basta olhar para o Trump que, claramente, pouco conhece dos EUA!!!
      Os colonizadores portugueses não eram nenhum santinhos, mas não há comparação entre o que fizerem outros europeus (espanhóis, ingleses, etc) e os portugueses – pelo menos, que esteja documentado!!
      Nem se pode dizer que foi só Portugal que colonizou o Brasil (antes pelo contrário!); os holandeses, etc, que o digam…
      Seguindo a tua sugestão:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Genocide_of_indigenous_peoples_in_Brazil
      “Over eighty indigenous tribes were destroyed between 1900 and 1957, and the overall indigenous population declined by over eighty percent, from over one million to around two hundred thousand!”
      Pormenor: O Brasil tornou-se independente de Portugal em 1822!…
      E, em pleno sec. XXI, pelo que se vê, eles não se tratam muito melhor…
      .
      Eu não penso nada do futebol (até porque não ligo nada!) mas quem chama football a um desporto que se joga maioritariamente com as mãos, é mais do que natural que seja gozado!…
      Qual é o problema de exaltar feitos do passado?
      E, o Campeonato Europeu de Futebol 2016 foi há 500 anos?!…
      .
      Mas, já deu para perceber que és mais um daqueles que nunca faz nada de útil, mas, invés realçar os aspectos positivos, aparece logo com “7 pedras na mão” a exagerar nas criticas negativas!!
      E isso é triste!…

      • Estás redondamente enganado, o Trump conhece MUITÍSSIMO bem o povo Americano e como o manipular. Foi assim que ganhou as eleições, dizendo o que muita gente queria ouvir. Aliás, conhece melhor o povo Americano que a Hillary, que contou com o ovo no cu da galinha.

        No mesmo link: “It is estimated that of the 2.5 million indigenous peoples who had lived in the region which now comprises Brazil, less than 10 per cent survived to the 1600s”. Certo, muitos foram por doença, mas o mesmo aconteceu no resto da América do Sul e América do Norte. Nao fomos melhores que os Ingleses ou Espanhóis. Já para não falar que a grande fatia do tráfico de escravos negros de África para as Américas foi feita por nós para o Brasil. Aliás fomos os primeiros!

        Tenho muito orgulho em ser Português e nos feitos do povo Português, tenho é os pés assentes na terra e não alinho em exageros.

        Era suposto ser um vídeo dirigido ao Trump, a criticar e ironizar o Trump. Um vídeo que qualquer Americano que não apoiasse o Trump deveria gostar de ver. Mas não é esse o resultado final. O vídeo acaba por gozar com os Americanos. As mesmas piadas noutras circunstâncias, tudo bem, mas neste vídeo não faz sentido.

        A referência ao Europeu é desnecessária por 2 razões. Primeiro porque a verdade é que não há nada de realmente especial nisso, visto não ser nada único aos Portugueses (de longe). Quantos países Europeus é que já ganharam Europeus ou Mundiais? Não estou a desvalorizar o feito da nossa Selecção, simplesmente não é algo que se possa usar como argumento para Portugal Second visto não ser diferenciador. Por exemplo, a piada do Afonso Henriques já está muito boa, isso sim. Já sugerir que 60% dos Americanos votaram Trump, isso é mesmo estupidez.

        Segundo, porque era como a India enviar uma mensagem ao Marcelo a referir o facto da Índia ser Campeã Asiática de críquete. O que é que os Portugueses iam achar disso? Exato.

        Há várias partes do vídeo que estão boas, já o disse – as partes em que de facto se goza com o Trump. Mas fica toda a gente muito ofendida por não gostar do vídeo a 100%. No geral, o vídeo fica aquém do que poderia ser. O da Suiça por exemplo está muito melhor. Repara que não goza com os Americanos.

  3. Em resumo, não gostar do vídeo e não lhe achar muita piada, por razões bem concretas que já apresentei, faz de mim um intelectual de mesa de café (seja lá o que isso for), e um mesquinho! Se gostasse do vídeo já não era mesquinho!

    Got it!

    LOL

  4. Bem… eu não tenho mais nada a acrescentar a este assunto e acho que não vale a pena estar a extremar posições, pois isso não leva a lado nenhum!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.