/

Portugal processado por Bruxelas por atrasar pagamentos às empresas

Álvaro Millán / Flickr

Incumprimento das regras da Diretiva Atrasos de Pagamento — que segundo a Comissão Europeia é “sistemático” e “persistente” — levou a um processo no Tribunal da Justiça da União Europeia.

Bruxelas instaurou uma ação contra Portugal na sequência do não cumprimento no pagamento às empresas pela entrega de bens e serviços desde 2012 até hoje, noticia esta sexta-feira o Jornal Económico.

Será a Diretiva Atrasos de Pagamento que prevê prazos de 30 dias para o pagamento das faturas (exceto hospitais públicos, para os quais estão previstos 60 dias).

Segundo a ação, que remete a 28 de julho de 2023, Portugal já havia sido chamado à atenção por tal incumprimento descrito como “sistemático” e “persistente” por diversas entidades públicas de administração local e prestadoras de cuidados de saúde, tal como as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Neste cenário de incumprimento, “a Comissão Europeia deu início à fase pré-contenciosa do procedimento por incumprimento da Diretiva 2011/7/UE contra a República Portuguesa após lhe ser sido chamada a atenção para o incumprimento sistemático e persistente, por várias entidades públicas portuguesas, no pagamento das suas dívidas comerciais, dos prazos previstos”, segundo se lê na ação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.