Estão a chegar a Portugal as primeiras casas impressas em 3D

ZAP

Uma impressora 3D vai trabalhar várias semanas para produzir o primeiro protótipo de uma casa já em Agosto. O objetivo do projeto é produzir 3000 casas por ano.

Em resposta à crescente crise habitacional, a Vanguard Properties e a Ecosteel, em Portugal, formaram um consórcio para industrializar a construção de habitações. Com o objetivo de produzir 3000 casas por ano, o consórcio vai apostar na impressão de casas em 3D, algo que ainda não foi feito em Portugal.

Para cumprir as metas, a Holding Permanente, empresa fundada por José Maria Ferreira, da Ecosteel, e José Cardoso Botelho, da Vanguard Properties, adquiriu o antigo estaleiro da Construtora Lúcios e a sua atividade de carpintaria. O plano é transformar o estaleiro num complexo fabril e os empresários querem ter 300 casas já prontas em 2024, relata o Expresso.

As condições do estaleiro, que inclui uma central de betão e uma serralharia, são ideais para a implementação do projeto de impressão 3D “que será uma realidade, muito em breve, em Portugal”, afirma José Maria Ferreira.

Ainda este mês, o consórcio planeia ter uma impressora 3D em operação no estaleiro para construir o primeiro protótipo de habitação. O projeto foi desenvolvido em parceria com as Faculdades de Arquitetura do Porto e de Engenharia do Minho.

A Holding Permanente também adquiriu a Companhia Vidreira do Porto (Covipor) ao Grupo Saint-Gobain, um passo que permitirá ao consórcio verticalizar toda a cadeia de construção, o que aumentará a eficiência e rapidez na produção de habitações.

Os fundadores da Holding Permanente esperam que esta nova abordagem à construção permita vender habitações a preços mais baixos, ajudando assim a aliviar a crise habitacional atual.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.