Portugal aparece em 12.º lugar num ranking que compara o preço da gasolina em 168 países, lista que é encabeçada por Hong Kong e que encontra na Venezuela o valor mais baixo.
Segundo o ranking Global Petrol Prices, entre 07 e 13 de junho o preço por litro da gasolina ia de 0,02 euros, na Venezuela, a 2.85 euros, em Hong Kong.
Os outros países com a gasolina mais baixa são a Líbia, o Irão, a Síria, a Argélia, o Kuwait, Angola, a Nigéria, o Turquemenistão e a Malásia. No lado oposto, depois de Hong Kong seguem-se a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia, a Islândia, a Grécia, os Países Baixos, a República Central Africana, o Mónaco e a Singapura.
O preço do barril de petróleo é determinado por fatores endógenos – relacionados com a própria indústria, como a oferta e a procura -, e fatores exógenos – guerras e ataques terroristas, por exemplo -, explicou o economista Maurício Canêdo, professor da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (Brasil), citado pela BBC Brasil.
Assim, apesar do petróleo ser uma matéria-prima com um preço uniforme, o valor final dos combustíveis para os consumidores varia ao redor do mundo.
Segundo o especialista, os países com a gasolina mais barata ou produzem petróleo ou têm o combustível quase totalmente subsidiado pelo governo – a Venezuela beneficia das duas condições.
Normalmente, a gasolina é mais barata em países em desenvolvimento e mais cara em países desenvolvidos, com a exceção dos Estados Unidos (76.° no ranking) e da Austrália (77.°).
Nos países desenvolvidos “a carga de impostos sobre o combustível é maior” para “desincentivar o seu uso, torná-lo menos competitivo e permitir a transição para energias renováveis”, disse Canêdo.
Váááá …………mais uns aumentos , para sermos o 1º , e assim sermos os maiores !….o Governo agradeceria !..
Quando vejo a lista dos países com gasolina mais cara e mais barata, concluo que salvo poucas excepções o que é bom é viver onde ela é cara!!
Portanto, quem a deseja barata, tenha cuidado com o que deseja…