Portugal emerge como oásis de expatriados aos olhos da imprensa internacional

Enquanto muitas democracias liberais estão a fechar as portas, Portugal está a receber aposentados, investidores e imigrantes de outros países. A imprensa internacional está atenta ao caso português e enaltece o país pela sua hospitalidade a expatriados.

A OZY publicou, esta terça-feira, uma reportagem intitulada “Por que Portugal está a emergir como a nação ocidental mais atraente para expatriados“. O artigo começa com um exemplo específico de Eduardo Migliorelli, empresário que decidiu trocar São Paulo por Lisboa, à procura de um ambiente mais seguro.

O brasileiro diz que no Brasil era incapaz de caminhar as poucas centenas de metros entre um restaurante e o seu hotel sem medo de ser atacado. Portugal tem uma das taxas de criminalidade mais baixas da Europa, que levou milhares de imigrante brasileiros a procurarem refúgio em Portugal.

O jornal brasileiro “O Globo” já tinha referido a cidade portuguesa de Braga como “o novo el dorado” dos brasileiros. Desde isenções fiscais, a segurança e empreendedorismo, a cidade minhota tem feito milhares de brasileiros atravessar o Atlântico.

No entanto, o crucial em toda esta história é a abertura do país para receber estrangeiros, que aliada à estabilidade política e paz social torna-se num sítio atrativo para pessoas dos quatro cantos do mundo.

O ranking da Global Peace Index coloca Portugal como o terceiro país mais pacífico do mundo, logo atrás da Islândia e da Nova Zelândia. Economicamente, o World Economic Forum’s Global Competitiveness Report de 2018 deixou Portugal no 34º lugar da lista.

A imigração em Portugal revela-se crucial para manter um crescimento económico e, segundo o primeiro-ministro, António Costa, combater a “crise demográfica”. Os vistos gold têm sido um importante instrumento para atrair investidores estrangeiros, oferecendo benefícios fiscais — algo que o resto da União Europeia parece reticente em aceitar.

“Portugal é a sociedade mais aberta, tolerante e liberal em que já morei”, disse Chitra Stern, singapurense que se mudou para o Algarve em 2001 à procura de oportunidades de negócio. “As pessoas precisam de se sentir bem-vindas, especialmente no mundo de hoje, e os portugueses recebem pessoas de diferentes religiões, crenças e cores, de braços abertos”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente surge uma notícia que nos deixa feliz e é verídica. Pena é que a população portuguesa tende a diminuir e assim num futuro próximo sejamos um povo de pessoas idosas.

RESPONDER

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …

Cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias devido a uma dívida milionária

Um cruzeiro de luxo que rumava à Antártida está retido há quase 20 dias em Buenos Aires, na Argentina, devido a uma dívida milionária.  Trata-se do cruzeiro turísitico RCGS Resolute que pertence à empresa do Canadá …