Portugal já ultrapassa os sete casos por milhão de habitantes. Desde a chegada da doença ao nosso território, em Maio, já foram detetados 402 casos. As primeiras vacinas chegam a Portugal a partir de 5 de Julho.
De acordo com os dados do site de estatística Our World in Data, Portugal é o país com o número mais alto de casos de varíola dos macacos por milhão de habitantes,
Nos últimos sete dias, a média de infeções chegou às sete por milhão de portugueses. No total, desde a identificação do primeiro caso em Maio, já foram detetados 402 casos da doença em território português, lembra a Renascença.
A seguir a Portugal, surgem os Países Baixos na segunda posição, com 5,28 casos por milhão de habitantes. A fechar o pódio fica o Reino Unido, que contabiliza 4,15 casos de varíola dos macacos por cada milhão de pessoas. A Alemanha, Bélgica, Suíça, Irlanda, Noruega, Israel e França fecham o top 10.
O virologista Pedro Simas considera mesmo que o número de casos em Portugal “não é normal, tendo em conta o modo de transmissão e a virulência do monkeypox”,
O especialista considera que há dois fatores que podem explicar a quantidade de infeções — ou um bom sistema de vigilância e de testagem ou a relação estreita que Portugal tem com muitos países africanos onde a doença é endémica, podendo muitos portugueses em viagem chegar cá infetados.
Recorde-se que a União Europeia já avançou com a aquisição de um lote de 109 090 doses de vacinas contra a varíola que também são eficazes contra a variante dos macacos e que serão usadas no combate ao surto.
Portugal vai receber 2700 destas vacinas, que devem começar a chegar ao território nacional a partir de 5 de Julho.
Deve haver para aí muito gay que ainda não saiu do armário. Nem sabia que em Lisboa existiam saunas para encontros entre gays.
Mas porque é que, nós, gays, somos constantemente culpabilizados por situações destas? Não é justo!
Nas noticias é que tem dito que acontece maioritariamente aos gays.