Portugal vai defrontar Luxemburgo (ou uma multinacional?)

Dos 13 futebolistas que alinharam pelo Luxemburgo contra a Irlanda, apenas três não têm ligações com outros países. Um dos internacionais nasceu em Portugal.

Um chama-se Martins, outro é Mahmutovic, outro é Pereira. Há também um Barreiro e um Rodrigues, entre outros. Todos são internacionais pelo Luxemburgo.

O conjunto luxemburguês, que surpreendeu muita gente no sábado passado quando foi a Dublin vencer a República da Irlanda por 1-0, é o próximo adversário de Portugal no Grupo A de qualificação europeia para o Mundial 2022.

A seleção nacional de futebol do Luxemburgo é uma espécie de multinacional. Basta olhar precisamente para o 11 inicial escolhido contra a Irlanda (que pode ser igual ao que vai defrontar os campeões europeus) e verificamos que apenas três jogadores não têm ligação direta com outros países.

Os “resistentes” locais são o lateral Laurent Jans, que já acumula mais de 70 jogos pelo seu país natal, e os irmãos Thill, ambos médios: Olivier e Vincent – este último, o mais novo, joga pelo Nacional.

Metade dos internacionais pelo Luxemburgo não nasceu no Luxemburgo: o guarda-redes Anthony Moris nasceu na Bélgica; na defesa, Maxime Chanot nasceu em França e Enes Mahmutovic na Jugoslávia; o avançado Danel Sinani também nasceu na Jugoslávia e Gerson Rodrigues nasceu…em Portugal, em Almada.

Contra a República da Irlanda, do banco de suplentes saltou ainda Maurice Deville, que nasceu na Alemanha.

Quatro jogadores são naturais do Luxemburgo mas têm ligações familiares diretas com outros países. Com os países lusófonos a ganharem importância.

Marvin Martins Santos da Graça e Christopher Martins Pereira nasceram no Luxemburgo mas os pais de ambos são de Cabo Verde (há uma numerosa comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo). Marvin Martins joga no Casa Pia.

Curiosamente, Christopher Pereira foi convocado para a seleção de Luxemburgo em 2013 e recusou porque ainda não tinha escolhido que seleção iria representar. No ano seguinte, acabou por aceitar jogar pelo Luxemburgo.

Leandro Barreiro Martins é natural do Luxemburgo com ascendência angolana. Lars Gerson tem ligações familiares com a Noruega.

Referência para Mica Pinto, que nasceu no Luxemburgo mas foi formado no Sporting e representou Portugal no Mundial sub-20 em 2013, entre outros jogos pelas seleções jovens portuguesas. Mica estreou-se pela seleção A do Luxemburgo no ano passado; esteve no banco de suplentes neste sábado, em Dublin.

Casos da seleção portuguesa

A seleção de Portugal também conta com vários futebolistas de outros países. A percentagem não é semelhante à do Luxemburgo mas já foi maior, há pouco tempo.

Basta recordar o Europeu de 2016, onde jogaram Cédric (nasceu na Alemanha), Pepe (Brasil), Raphaël Guerreiro (França), William Carvalho (Angola), Danilo (Guiné-Bissau) e Nani (Cabo-Verde) – todos titulares na final contra a França, ou seja, mais de metade do 11 inicial de Portugal nasceu noutros países. Tal como Anthony Lopes, Danilo e…Éder.

No último jogo, na Sérvia, jogaram Anthony Lopes, Cédric e Danilo, os únicos dos 23 convocados que nasceram fora de Portugal.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …