Portugal vai defrontar Luxemburgo (ou uma multinacional?)

Dos 13 futebolistas que alinharam pelo Luxemburgo contra a Irlanda, apenas três não têm ligações com outros países. Um dos internacionais nasceu em Portugal.

Um chama-se Martins, outro é Mahmutovic, outro é Pereira. Há também um Barreiro e um Rodrigues, entre outros. Todos são internacionais pelo Luxemburgo.

O conjunto luxemburguês, que surpreendeu muita gente no sábado passado quando foi a Dublin vencer a República da Irlanda por 1-0, é o próximo adversário de Portugal no Grupo A de qualificação europeia para o Mundial 2022.

A seleção nacional de futebol do Luxemburgo é uma espécie de multinacional. Basta olhar precisamente para o 11 inicial escolhido contra a Irlanda (que pode ser igual ao que vai defrontar os campeões europeus) e verificamos que apenas três jogadores não têm ligação direta com outros países.

Os “resistentes” locais são o lateral Laurent Jans, que já acumula mais de 70 jogos pelo seu país natal, e os irmãos Thill, ambos médios: Olivier e Vincent – este último, o mais novo, joga pelo Nacional.

Metade dos internacionais pelo Luxemburgo não nasceu no Luxemburgo: o guarda-redes Anthony Moris nasceu na Bélgica; na defesa, Maxime Chanot nasceu em França e Enes Mahmutovic na Jugoslávia; o avançado Danel Sinani também nasceu na Jugoslávia e Gerson Rodrigues nasceu…em Portugal, em Almada.

Contra a República da Irlanda, do banco de suplentes saltou ainda Maurice Deville, que nasceu na Alemanha.

Quatro jogadores são naturais do Luxemburgo mas têm ligações familiares diretas com outros países. Com os países lusófonos a ganharem importância.

Marvin Martins Santos da Graça e Christopher Martins Pereira nasceram no Luxemburgo mas os pais de ambos são de Cabo Verde (há uma numerosa comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo). Marvin Martins joga no Casa Pia.

Curiosamente, Christopher Pereira foi convocado para a seleção de Luxemburgo em 2013 e recusou porque ainda não tinha escolhido que seleção iria representar. No ano seguinte, acabou por aceitar jogar pelo Luxemburgo.

Leandro Barreiro Martins é natural do Luxemburgo com ascendência angolana. Lars Gerson tem ligações familiares com a Noruega.

Referência para Mica Pinto, que nasceu no Luxemburgo mas foi formado no Sporting e representou Portugal no Mundial sub-20 em 2013, entre outros jogos pelas seleções jovens portuguesas. Mica estreou-se pela seleção A do Luxemburgo no ano passado; esteve no banco de suplentes neste sábado, em Dublin.

Casos da seleção portuguesa

A seleção de Portugal também conta com vários futebolistas de outros países. A percentagem não é semelhante à do Luxemburgo mas já foi maior, há pouco tempo.

Basta recordar o Europeu de 2016, onde jogaram Cédric (nasceu na Alemanha), Pepe (Brasil), Raphaël Guerreiro (França), William Carvalho (Angola), Danilo (Guiné-Bissau) e Nani (Cabo-Verde) – todos titulares na final contra a França, ou seja, mais de metade do 11 inicial de Portugal nasceu noutros países. Tal como Anthony Lopes, Danilo e…Éder.

No último jogo, na Sérvia, jogaram Anthony Lopes, Cédric e Danilo, os únicos dos 23 convocados que nasceram fora de Portugal.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …