E foi (só) o Éder que os tramou

Georgi Licovski / EPA

Éder, “patinho feio” da seleção, marcou o golo que fez história na final do Euro 2016

Esta sexta-feira é dia de Portugal-França. Foram 37 anos seguidos sempre a perder contra os gauleses — até que chegou Éder para distribuir uma chapada de luva branca.

Portugal enfrenta a França esta sexta-feira nos quartos-de-final do Euro 2024, naquela que será, caso passe no teste, a sua sexta presença nas meias-finais da competição. Até hoje, só e apenas Éder salvou a história lusa frente aos gauleses.

Esta será a primeira vez que Portugal encontra a França nos ‘quartos’, mas as duas seleções já se encontraram por quatro ocasiões renhidas em Campeonatos da Europa.

Só um desses jogos — o mais recente — ficou decidido no tempo regulamentar: o empate a duas bolas, no Euro 2020, ainda na fase de grupos, com dois golos de penálti de Cristiano Ronaldo e, do outro lado, outros dois tentos — um também de grande penalidade — do antigo companheiro do capitão português no Real Madrid, Karim Benzema.

França venceu metade dos duelos em Europeus, mas as derrotas lusas são antigas.

Ambas as derrotas foram nas meias-finais: uma no Euro 2000 (2-1), com um golo tardio de Zinedine Zidane, a 3 minutos do fim do prolongamento; a outra foi no Euro 84, em plena festa de São João: 3-2 para os gauleses, com um golo ainda mais tardio de Michel Platini, a um minuto do fim do prolongamento, já depois de a França ter empatado o jogo aos 114′. Rui Jordão seria o herói caso Portugal fosse à final: marcou dois golos nessa triste tarde para os portugueses.

Portugal só venceu uma vez, no penúltimo encontro, mas essa valeu por todas as que perdeu — outro golo tardio, desta vez para Portugal, que trouxe o ‘caneco’ do Euro 2016 para terras lusas.

E nessa final, Portugal quebrou uma dura série de 10 derrotas contra os gauleses: foram 37 anos sempre a perder contra a França — até que chegou Éder para uma chapada de luva branca.

Portugal não vence a França desde a mítica final de há oito anos, apesar de já ter tido três oportunidades de o fazer: quatro anos depois do golo de Ederzito, empatou e perdeu em duas ocasiões contra os gauleses na Liga das Nações 2020/21 e empatou a duas bolas no Euro 2020, na fase de grupos.

Em 28 confrontos, Portugal só venceu seis vezes e empatou ainda menos (3). França venceu 19 vezes — quase 70% dos jogos. Este século, será a décima vez que se encontram. Portugal só ganhou uma: Éder chamado à conversa outra vez.

Apesar da superioridade francesa também se notar ligeiramente em Europeus, atenção, gauleses: pé (quase) de igualdade em golos  — 7 para a França, 6 para Portugal. A seleção portuguesa fez sempre balançar as redes francesas. O mesmo não se pode dizer sobre a França, que ficou em branco na final do Euro 2016.

O jogo entre Portugal e França tem início marcado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Volksparkstadion, com arbitragem do inglês Michael Oliver.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.