Portugal está mal preparado para controlar a vespa asiática

el chip / Flickr

A vespa asiática

A vespa asiática

A Quercus considera que as autoridades portuguesas estão mal preparadas para enfrentar a vespa asiática, com a maior parte das medidas previstas sem concretização, e pede um plano de conservação das vespas autóctones e bolsas de investigação.

O “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”, elaborado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “peca essencialmente por falta de implementação“, salienta um comunicado da Quercus.

Mas, para a associação ambientalista, o documento levanta também várias questões importantes que podem pôr em causa a sua eficácia e a proteção da biodiversidade em Portugal, pelo facto de a vespa asiática atacar as abelhas.

A associação de defesa do ambiente alerta que está em curso, em Itália, o início de mais uma praga para a apicultura, o pequeno escaravelho das colmeias, e apela às autoridades portuguesas para que acompanhem o progresso desta espécie invasora, para “prevenção, preparação atempada e não de remediação”.

Passados 10 anos do aparecimento, em França, da vespa velutina nigrithorax, ou vespa asiática, e três anos depois da sua chegada a Portugal, a Viana do Castelo, “as autoridades tardam em implementar um plano eficaz de luta contra esta espécie invasora”, havendo já uma “invasão descontrolada“, com muitas colmeias afetadas.

Atualmente, a vespa já está instalada nas regiões do Douro Litoral e Minho e continua a progredir para sul e este, de acordo com a Quercus.

A revisão do plano de ação, apresentada recentemente, suscitou dúvidas à Quercus pois, “apesar de fazer uma boa análise da situação e de como agir, não apresenta datas de concretização, metas e responsabilidades bem definidas”, e o site que o integra ainda não está a funcionar.

Outra preocupação relaciona-se com o “desconhecimento e descoordenação das câmaras municipais”, que são responsáveis pela destruição dos ninhos das vespas asiáticas.

Os ambientalistas defendem um plano de conservação das vespas autóctones, que podem ser importantes no combate à vespa asiática, e sugerem uma maior aposta na prevenção, nomeadamente com a criação de bolsas de investigação específicas para as universidades desenvolverem formas de luta, por exemplo, armadilhas específicas para a vespa velutina.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …