/

Sismo na Croácia. Portugal pode enviar até 80 elementos da GNR e bombeiros

www.Bombeiros.pt / Facebook

Portugal está disponível para enviar até 80 elementos da GNR e dos bombeiros, especializados na área de busca e salvamento urbano, para a Croácia, na sequência do terramoto que provocou a morte de pelo menos sete pessoas.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) dá conta de que, juntamente com as 500 camas de campanha, que foram expedidas esta quarta-feira para Zagreb, capital do país, Portugal poderá enviar “coordenadores operacionais e até 80 elementos da GNR e bombeiros especializados na área de busca e salvamento urbano”.

A nota acrescenta que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, endereçou ao homólogo croata “a profunda solidariedade” de Portugal para com a Croácia e as “condolências pela perda de vidas”.

Portugal está a “acompanhar o evoluir da situação” e o país está disposto “a cooperar” naquilo que as autoridades croatas consideram relevantes, acrescentou o governante.

O comunicado do MAI refere também que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) cedeu 500 camas de campanha, uma informação que já tinha sido avançada durante a tarde de ontem pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

“Esta é uma resposta solidária que foi possível operacionalizar em menos de 12 horas, com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que estamos em crer que poderá fazer uma diferença substancial nas ações de resposta aos estragos provocados pelo sismo”, afirmou.

O pedido das autoridades croatas apontava, nesta fase, para a necessidade de meios e equipamentos, tendo Portugal decidido ajudar com 500 camas de campanha para acomodar as pessoas que estão sem casa e sem abrigo.

Cerca de 20 mil pessoas iriam passar a noite fora de casa por receio de eventuais réplicas do violento sismo que causou, pelo menos, sete mortos na Croácia, de acordo com a última informação provisória.

A localidade de Petrinja foi uma das mais atingidas pelo sismo que, segundo o instituto de geofísica americano (USGS), teve o seu epicentro a cerca de 50 quilómetros a sudeste da capital, na região de Sisak, abalada no dia anterior por tremor de terra de menor intensidade.

De acordo com o USGS, o sismo de magnitude 6,4 foi registado às 12h19 locais de quarta-feira, a uma profundidade de 10 quilómetros. O epicentro foi a cerca de 50 quilómetros a sudeste da capital da Croácia, Zagreb, a 2,9 quilómetros a su-sudeste de Petrinja e a 8,7 quilómetros a sudoeste de Sisak.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.