O nosso país está em segundo lugar na edição 2024 do “The 20 Best Countries in the World”, lista anual publicada pela revista Condé Nast Traveler no âmbito dos seus “Readers’ Choice Awards” — apenas atrás do Japão.
Os leitores da reputada revista Traveler, do grupo editorial Condé Nast, colocaram este ano Portugal no segundo lugar das suas escolhas para “Melhor País do Mundo”, com um ranking de 92,69 pontos — à frente de Itália (4.º, com 92,16) e Espanha (5.º, com 92,14).
Na 37.ª edição dos seus prémios “Readers’ Choice”, cujos resultados foram recentemente apresentados, a revista contabilizou os votos expressos de 575.048, que colocaram o Japão no primeiro lugar das suas preferências — com 94,79 potnos, apenas uma décima acima de Portugal.
A Turquia, em 3.º lugar com 92,4 pontos, fecha o pódio.
Segundo a revista, o Japão destaca-se pela generosa variedade de restaurantes incríveis, termas ultra-relaxantes, os templos xintoístas, as cerejeiras em flor e os comboios de alta velocidade impecavelmente limpos e eficientes, que percorrem algumas das rotas ferroviárias mais pitorescas do mundo.
Portugal: uma sobrecarga sensorial
Num pequeno texto acerca do nosso país, a Traveler explica que Portugal passou a última década a transformar-se de um destino económico e desfavorecido num importante ator que pode rivalizar com países como Espanha e Itália.
Mesmo quando ainda se encontrava sob um regime autoritário de 40 anos e uma economia em frangalhos, Portugal já estava repleto de delícias que raiavam a sobrecarga sensorial, diz a revista.
O texto salienta os intrincados padrões azuis e brancos dos azulejos, o aroma inebriante dos pastéis de nata acabados de sair do forno, os acordes nostálgicos do fado ao vivo, o frio refrescante de um vinho verde ou a doçura nectarífera de um vinho do Porto.
Com os seus alegres elétricos amarelos e o Castelo de São Jorge no topo da colina, Lisboa é um ponto de partida fácil de adorar para quem vem pela primeira vez.
No entanto, salienta a Traveler, um número crescente de voos diretos para a segunda maior cidade do país, está a convidar os viajantes a explorar a cena cultural contemporânea e os restaurantes imperdíveis do Porto.
Além disso, Portugal recompensa os visitantes habituais com uma aventura à sua escolha que pode incluir as encostas em socalcos do Vale do Douro, as adegas subestimadas e as cidades de praia em expansão da região do Alentejo, os paraísos dos surfistas do Algarve e as aldeias absurdamente cénicas espalhadas por todo o lado.
Agora, termina o texto, graças aos novos voos diretos a partir dos EUA, até as paisagens vulcânicas dos Açores, semelhantes às do Havai, estão mesmo ao alcance dos seus leitores.
Aqui ficam então os 20 países escolhidos este anos pelos leitores da Traveler como “Melhor País do Mundo”.
The 20 Best Countries in the World: 2024 Readers’ Choice Awards
-
- Japão (94,79)
- Portugal (92,69)
- Turquia (92,4)
- Itália (92,16)
- Espanha (92,14)
- Tailândia (92,09)
- Vietname (91,91)
- Nova Zelândia (91,67)
- Irlanda (91,63)
- Grécia (91,53)
- Croácia (91,23)
- Noruega (91,15)
- Suíça (91,14)
- Canadá (90,85)
- França (90,58)
- Áustria (90,54)
- Índia (90,38)
- Islândia (90,33)
- Alemanha (89,53)
- Reino Unido (89,26)
A distinção dos leitores da Traveler parece confirmar a conclusão da jornalista Joana Booth, da revista Times, que em agosto escolheu os sítios que considera mais bonitos do nosso país — e que nos contou que em Portugal se pode percorrer um longo caminho apenas com um sorriso e um “obrigado”.