Portugal desconfina em contraciclo com a Europa, que procura evitar “terceira vaga”

Enquanto Portugal dá continuidade ao seu plano de desconfinamento, uma grande parte do resto da Europa aperta as suas medidas de restrição.

Portugal já deu início ao plano de desconfinamento, com o Governo a entender que havia condições para um alívio gradual das restrições. Ainda assim, António Costa referiu que caso começasse a haver um aumento dos números relacionados com a covid-19, poderia haver um retrocesso.

Os números sustentam a decisão do Executivo. Esta quinta-feira, Portugal era o país da União Europeia com a menor taxa de incidência de covid-19. Nas duas últimas semanas, Portugal registou uma incidência de 93 casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo o relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças. Portugal é também o oitavo país da União Europeia com menos mortes por covid-19.

Enquanto Portugal desconfina, outros países da Europa apertam as suas restrições com o intuito de travar a vinda de uma “terceira vaga”.

França vai confinar parcialmente a partir da meia-noite desta sexta-feira, com 21 milhões de pessoas de 16 zonas do país a ficarem em casa. O primeiro-ministro francês alertou que uma eventual terceira vaga é cada vez mais uma possibilidade. Ainda assim, as medidas adotadas vão ser mais leves do que aquelas que foram impostas no confinamento de novembro do ano passado.

Na Alemanha, o confinamento mantém-se, pelo menos, até à Páscoa, escreve o Público. Esta sexta-feira, o ministro da Saúde germânico, Jens Spahn, explicou que a decisão está relacionada com os indicadores epidemiológicos recolhidos nas últimas semanas.

As estirpes do vírus que circulam na Alemanha, mais contagiosas, são as principais responsáveis pelo elevado número de contágios recentemente registados.

No mesmo sentido, a Itália decretou o endurecimento de restrições na semana passada para conter os contágios até 6 de abril, e todas as regiões que superem a incidência semanal de 250 contágios por cada 100.000 habitantes vão passar a “zona vermelha”, um confinamento duro com todas as lojas não essenciais encerradas.

Desde 15 de março, 10 regiões e a província autónoma de Trento — cerca de 40 milhões de italianos — estão neste tipo de confinamento, e o resto do país está em zona de risco médio. A ilha da Sardenha, a única região que praticamente não tinha limitações, pode também passar para a “zona laranja”, de risco intermédio, a partir da próxima segunda-feira, segundo a imprensa italiana.

Na Polónia, o ministro da Saúde, Adam Niedzielski, anunciou o encerramento de lojas, hotéis e outros espaços a partir de domingo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …