Portugal defronta Qatar a meio da qualificação já sem Ronaldo e em poupanças

FPF

Portugal defronta no sábado o Qatar, em Debrecen, Hungria, num encontro de preparação inserido na fase de apuramento para o Mundial2022, já sem o capitão Cristiano Ronaldo, dispensado, e que deverá contar com vários futebolistas habitualmente suplentes.

A seleção anfitriã do próximo campeonato do mundo foi incluída no grupo A de qualificação, a convite da UEFA, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição, sendo este o primeiro de dois embates com os lusos – o segundo está agendado para 09 de outubro, e não há pontos em disputa.

O capitão Cristiano Ronaldo foi admoestado com o cartão amarelo, após tirar a camisola durante o festejo do golo que ‘selou’ o triunfo sobre os irlandeses (2-1), na última quarta-feira, e, uma vez que foi o segundo nesta fase de apuramento, fica obrigado a cumprir um jogo oficial de castigo e foi dispensado.

Contudo, este será um desafio que Fernando Santos poderá aproveitar para dar descanso aos habituais titulares e, por outro lado, observar jogadores com menos utilização na equipa portuguesa, podendo ainda promover duas estreias absolutas: o guarda-redes Diogo Costa e o médio Otávio, ambos do FC Porto.

Os jogadores dos ‘dragões’ foram chamados pela primeira vez à seleção ‘AA’, mas Otávio, que poderá tornar-se no oitavo naturalizado a vestir as cores lusas, terá, eventualmente, mais hipóteses em relação ao colega de equipa, uma vez que, na hierarquia da baliza, tem à frente Anthony Lopes.

No Estádio Nagyerdei, em Debrecen, é expetável que Fernando Santos aposte em Anthony Lopes para a baliza, atrás de uma defesa composta por Nélson Semedo, Domingos Duarte, Rúben Dias e Nuno Mendes.

O meio campo deverá ser formado por Danilo Pereira, Rúben Neves ou João Moutinho e João Mário, enquanto, para a frente de ataque, Francisco Trincão, André Silva e Gonçalo Guedes são os mais fortes candidatos.

Certo é que nenhum jogador luso terá de ver o jogo com os qataris da bancada, já que, neste momento, Fernando Santos conta com 23 jogadores autorizados pela UEFA para constarem na ficha, depois das dispensas de Ricardo Pereira (rendido por Nelson Semedo), Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves (Francisco Trincão) e Cristiano Ronaldo, tendo em conta o lote inicial de 25 eleitos.

O campeão da Europa em 2016 retomará, depois, na terça-feira, em Baku, Azerbaijão, a qualificação do Grupo A, que lidera, com 10 pontos, diante da seleção local, ainda sem qualquer ponto somado.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs’.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país nesse período, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

11 de Setembro. Documento do FBI relata encontros entre terroristas e diplomatas da Arábia Saudita

Apesar de não dar provas directas do envolvimento do governo da Arábia Saudita no 11 de Setembro, um relatório do FBI que foi desclassificado no âmbito do 20º aniversário dos atentados detalha contactos e apoio …

Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

Desmobilização deverá acontecer quando 85% da população estiver dispor do esquema vacinal contra a covid-19 completo. A task-force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” …

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos. Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da …

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …

Sporting apresenta queixa contra Pepe na Comissão de Instrutores da Liga

Em causa está um lance aos 32 minutos entre o defesa central do Porto e Sebastián Coates, em que o Sporting acusa Pepe de ter agredido o capitão leonino. Os leões avançaram com uma queixa para …

TAP reforça oferta para 80% dos níveis pré-pandemia

A oferta de lugares da TAP no inverno IATA, que começa no final de outubro e decorre até 26 de março de 2022, vai subir para 80% do que era antes da pandemia, em 2019. A …

Novo surto levanta dúvidas sobre quarentena de 21 dias na China

Um homem que completou 21 dias de quarentena obrigatória ao retornar do exterior para a China foi identificado como a provável fonte de um novo surto, infetando mais de 60 pessoas, incluindo 15 estudantes do …

Meta do Bloco de Esquerda nas autárquicas é "ter mais força"

A coordenadora do Bloco de esquerda (BE) traçou esta segunda-feira o objetivo de "ter mais força" nestas autárquicas, mas sem quantificar metas, considerando que mesmo quem não concorda com tudo o que defendem os bloquistas, …

Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu. O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias …

No GP de Itália, Monza pintou-se de papaia e o halo voltou a salvar uma vida

Resultado do Ricciardo e Norris (P1 e P2) é o melhor da Mclaren desde 2010. Acidente de Max Verstappen e Lewis Hamilton, os grandes candidatos ao título do mundial de pilotos, foi um dos assuntos …