/

Portugal corre o grande risco de se tornar a “lanterna vermelha” da Europa, diz Cavaco

37

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva considera que Portugal corre o grande risco de se tornar a “lanterna vermelha” da Europa, dizendo que o país está a ser ultrapassado economicamente na Europa.

“Neste momento, Portugal corre um grande risco: ser, se as coisas não se inverterem em breve, a lanterna vermelha a nível de desenvolvimento dos países da zona-euro”, começou por dizer o antigo chefe de Estado em entrevista ao jornal Sol, este sábado divulgada.

Quem é que ainda está atrás de nós?”, questiona, antes de responder: A Letónia, que atualmente cresce mais rapidamente do que Portugal. A Grécia, em recuperação da situação em que se encontrava. A Eslovénia, a Eslováquia, Malta, a Estónia, a Lituânia, a República Checa, já estão todos à nossa frente”.

E acrescenta: “Como português, sentiria uma grande tristeza ao ver Portugal como lanterna vermelha da Europa. Daí a grande responsabilidade dos governos da atualidade – e dos políticos em geral da atualidade, incluindo a oposição – em inverter esta situação. Portugal tem vindo a cair nessa lista de países da União Europeia e da zona-euro”.

O antigo Presidente da República refere ainda um estudo do Banco de Portugal, onde se lê, segundo Cavaco Silva, que o rendimento per capita com base na paridade do poder de compra em 2018, comparado com a média europeia, foi inferior aquele que deixou em 1995, quando cessou funções como primeiro-ministro.

“Não sou eu que o digo… É o Banco de Portugal”, afirma.

Questionado sobre a solução para combater este problema, Cavaco Silva responde com a social-democracia. “Quando olhamos para a realidade europeia, apercebemo-nos que predominam os Governos de coligação. Portanto, nem sempre é fácil manter a aplicação de um conjunto coerente e consistente dos princípios da social-democracia”.

E recorda Francisco Sá Carneiro, o falecido líder fundador do PPD/PSD: “Mas podem encontrar-se situações em que a maioria de linhas de orientação dominantes num governo sejam social-democratas… Sá Carneiro tinha uma qualidade fundamental para dirigir um governo social-democrata: tinha capacidade de liderança. Isso é fundamental para aplicar uma agenda re-for-mis-ta. Reformista”.

ZAP //

37 Comments

  1. Nao tivesse sido este senhor, e o seu séquito, o principal travão na década de noventa. A corrupção e o compadrio que meteram milhões nos bolsos de alguns e que supostamente seriam para o desenvolvimento do país . Bolo rei para si também, sr silva.

    • Mas deve saber que ele já saiu em 1995. Já há 25 anos. A corrupção era um facto, mas ela acabou quando para lá foi o Guterres em 1995. Por isso se houve corrupção nos tempos do senhor Silva, ela já acabou há 25 anos.

    • É… deves viver numa Torre! Deves ser daqueles que acha que foi melhor o Mario Soares!! Que roubou e acabou com as reservas do país…. interessante que nem dos filhos que eram políticos se sabe!
      Enfim Zé… volta para a Torre

  2. O Cavaco Silva tem toda a razão!
    Portugal está a tornar-se num país de salários mínimos. Os salários estão a encostar-se todos ao salário mínimo, em parte devido ao crescimento artificial deste, movido por decreto e não por um crescimento e maior dinamismo da economia.
    Isso acontece em paralelo com a diminuição do poder de compra real, muito por culpa de uma carga fiscal que nunca foi tão alta como agora.
    Ter dinheiro para comprar uma casa, um carro e ter o mínimo de qualidade de vida, é uma miragem para grande parte dos portugueses. No tempo do Cavaco, não sendo um mar de rosas, ter estes bens não era uma coisa tão inatingível. Agora estamos pior, e assim vamos continuar enquanto tivermos um governo a brincar ao socialismo, a sufocar a iniciativa privada, o empreendedorismos e a dinâmica empresarial, a sacrificar um país inteiro para sustentar uma função pública ineficiente, pesada e exagerada, e feita de tachos.
    Vivemos de mão estendida, em vez de tentarmos tornar-nos mais dinâmicos e independentes. Quando acabar a mama da Comunidade Europeia, vamos ver com mais clareza a anedota de país em que nos estamos a transformar, mais parecido com a Venezuela do que com qualquer país desenvolvido do resto do mundo.

    • 100% de acordo. Infelizmente os governos Socialistas dos últimos 30 anos têm sucessivamente implementado medidas adversas à iniciativa privada, com cargas brutais de impostos sobre as pessoas e empresas, ao mesmo tempo que insistem num papel demasiado interventivo do Estado sobre a economia, com o Estado a meter o bedelho em tudo o que não é chamado. Simultaneamente criou-se um ambiente social em que ter sucesso, lucros, e dinheiro, é vilificado, ao mesmo tempo que se cultiva o culto do pobrezinho e do “povo contra o capital”. O resultado está à vista.

    • Não que os Governos de Direita não tenham culpa no cartório, é claro que têm, o problema é que normalmente não conseguem implementar as medidas que seriam necessárias, dada a forma como a opinião pública tende a pender à Esquerda. Fazer o que é preciso é quase suicídio político.

  3. Apesar de não ser fá nem admirador deste senhor que “também se enganava e muitas vezes estava errado”. Ele tem toda a razão.
    Portugal ao longo desta década acabará por se tornar uma desgraça: por uma lado pela completa e total desgovernação destes idiotas políticos e por estar a tornar-se um pais “pedinte” (à Europa) e “negociateiro” (China, EUA, etc.).
    Obviamente que a UE (que também anda pelas “aguas da amargura”) acabará por intervir e nessa altura os Portugueses vão se aperceber que durante décadas não teve governantes, mas vigaristas…

  4. O Sr. Presidente Cavaco Siva, não foi,nem é um grande Presidente para Portugal, foi sim uma almofada, para os seus amigos viajarem e passar ferias, com tudo pago, ganhar dinheiro nos Bancos, as nossas custas, Nós somos as formigas, quanto ao resto são umas grandes “CIGARRAS” que agora os que lá tinham dinheiro ficaram a ver navios, coisa que este Presidente nunca fez, para mim tem sido um Bom Presidente que dá a cara quando é preciso, e não se refugia,.
    Quando Pres. Cavaco Silva, penso que ninguém tem saudades, ao não ser, os com quem ele comungava, com o nossos dinheiros e prazeres.

    • “foi sim uma almofada, para os seus amigos viajarem e passar ferias, com tudo pago, ganhar dinheiro nos Bancos, as nossas custas”

      Este comentário é parte do problema. O que você descreve são quase os requisitos para ser político. Já se sabe que os políticos estão lá para se orientarem, nada de novo, isso é assim em todo o mundo. Quem acha que o que precisamos é de políticos altruístas é ingénuo e não sabe como funciona o mundo. O que precisamos é de políticos que no meio das suas falhas façam o que é preciso ser feito para o país andar para a frente.

  5. O rasto de Cavaco é conhecido: um País sem indústria moderna, com a agricultura e a pesca reduzidas ao mínimo fruto dos acordos que aceitou assinar com a comunidade europeia. Um País sem ciência (compare-se com os progressos da atualidade) e sem cultura (veja-se a guerra ao Saramago e às gravuras de Foz Coa). Uma sociedade mesquinha, sem visão de futuro, dominada por bajuladores do “guru”. Os amigos nas lideranças do BPN, BPP, BES, CGD e o risco bancário que causaram.

    • Apresente soluções alternativas e concretas e talvez assim as pessoas considerem as suas críticas.
      Mas ponha uma coisa na cabeça: Não é culpa do Cavaco se os portugueses não aproveitaram o “tempo das vacas gordas” que a Europa fez chegar a Portugal nos anos noventa.
      Sustento o que digo com um exemplo: O dinheiro que vinha da Europa não era para destruir a indústria, agricultura e pescas mas sim para acabar com produções sem valor acrescentado no mercado europeu e reconverter esses sectores para produções mais alinhadas com a procura na Europa. Infelizmente, os portgueses não compreenderam essa oprtunidade e deixaram-na fugir para outras latitudes como os países de leste mencionados no artigo estando agora a começar a colher os frutos desse trabalho.
      Posto isto, Cavaco tem razão; Ou os portugueses acordam e tentam captar o pouco que resta de oportunidades ou passam a lanterna vermelha da EU em poucos anos.
      Têm agora outra oportunidade para isso com as ajudas da EU para a retoma de economia enfraquecida com os efeitos da pandemia mas a julgar pelo plano de retoma e resíliencia que apresentaram baseaso em projectos requentados do passado será outra oportunidade perdida.
      O futuro não me parece risonho…

    • Com ele Portugal teve o maior desenvolvimento em 46 anos de democracia. O resto, são argumentos para encobrir essa realidade positiva.

      • Bom dia candeeiro; quando acordares apaga a luz:
        “Saco azul do BES também financiou Cavaco Silva”
        Sabado.pt/portugal/detalhe/saco-azul-do-bes-tambem-financiou-cavaco-silva
        .
        O Salgado concorda com o maior desenvolvimento…. o pior foi a realidade…

      • Sim, esse episódio foi lindo… o Salgado concorda, mas melhor só mesmo quando a realidade lhes bateu de frente e, agora temos todos que pagar a factura!….

      • Quem é este que assina como “Eu”, desvia o assunto, esquecendo que o braço-direito dos Salgado foi o 44 (que por acaso tinha como braço-direito o Costa – o ilusionista), e que ainda por cima comenta o seu próprio comentário, como se fosse outra pessoa!
        Rica estratégia. Desta vez só lhe faltou mudar a assinatura. No meio de tantos comentários, lá tropeçou desta vez.
        Nunca ninguém lhe sugeriu que visitasse um psiquiatra? Ou será que sim e ele não fez caso?

      • Não ligues.
        O caso dele deve ser crónico e sem tratamento.
        Quem frequenta esta espaço há já algum tempo, já o conhece bem e não lhe passa cartão.
        Ele é tipo o emplastro cá do sítio! Aparece em todo o lado sempre a repetir a mesma lengalenga. O pessoal já não liga.

      • Aí Alves, Alves…com que então o Sócrates?!
        Estratégia mesmo muito fraquinha para desviar o assunto do Cavaco!…
        .
        Não comentei o meu comentário – comentei abaixo porque o comentário anterior não tinha aparecido…

      • Grande cromo! E ainda por cima esta personagem é muito burra e tem um nível intelectual/argumentação completamente infantil.
        1- Tenta virar o bico ao prego de um modo completamente ridículo (tentem adivinhar quem foi o cromo que do nada começou a falar do Salgado e a desviar a conversa do Cavaco!).
        2- Nega uma coisa que está escrita e aos olhos de todos (como é que não comenta o seu comentário, quando no primeiro comentário refere “o Salgado concorda” e depois, no segundo comentário refere “sim, esse episódio foi lindo… o Salgado concorda”.
        Vou seguir o conselho e ignorar o emplastro.

      • Coitado… precisas mesmo de atenção!…
        Tu e a tua opinião são completamente insignificantes e por isso vais ter que te entreter com os outros carneirinhos que, tal como tu, só sabem disparatar e desconversar!…

  6. Santas inteligencias . Quem acabou com a agricultura , as pescas, etc….
    Agora vem dizer , que corremoa o risco de ser mos a lanterna vermelha da Europa !!!???
    Esse cavalheiro, …. ainda vem afirmar e com razão, mas o que ele contributo?????
    Ele teve na historia recente ????
    Já sei for atribuir a comenda ao costureiro da mulher !!! e aos amigos, …
    Cuidem se deste e doutros virus

  7. Para quem não comentava nada quando habitava Belém anda muito saído da casca e a mandar uns bitaites como se estivesse isento de culpas da nossa “porca miséria”!…
    Algum país tem que ser a lanterna vermelha e nós até já estamos a habituados a andarna cauda desde o tempo do Estado Novo.
    Não sei o que será pior, se ser a lanterna vermelha ou a casa da lanterna vermelha, comumente chamada de “red house light”.

  8. O povo está a colher o que plantou. Não existe 1, 2 ou 3 culpados, a culpa também é do povo, porque sem o povo, ninguém é nada! Depois, criticar e julgar, não vai valer de nada.

  9. Esse risco começou quando o cavaco começou a pôr as mãos no país e nunca mais parou com o que esse senhor começou!
    Um ladrão, corrupto que já deveria estar na cadeia há muitos anos!

  10. Este texto fica muito bem aqui:
    “Obrigado, Cavaco!”
    “Na capa do DN desta semana, o homem que foi financiado várias vezes pelos Espírito Santo, e que, talvez por isso, nos assegurava, a poucos dias do início da derrocada, que o BES estava sólido, posa em frente ao seu elefante branco, que derrapou qualquer coisa como 500%, não se aproximando, ainda assim, do assalto que alguns criminosos seus amigos protagonizaram via BPN, com o qual Cavaco fez bom dinheiro através da compra e venda de acções. Se Portugal é lanterna vermelha do Euro, não podemos deixar de lhe agradecer o inestimável contributo.”
    aventar.eu/2020/10/21/obrigado-cavaco/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.