//

Portugal continua na lista negra das economias com “desequilíbrios”

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com “desequilíbrios” macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia.

O documento, um relatório de análise no âmbito do semestre europeu, é citado pelo semanário Expresso, que frisa que Portugal está na “lista negra” das economias com “desequilíbrios”, mas fica fora do grupo dos piores onde se encontram Chipre, Grécia e Itália, que registam “desequilíbrios excessivos”.

Na mesma lista de Portugal está a Alemanha, Chipre, Croácia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Roménia e Suécia. A lista de 2019 tinha 13 país, tendo entretanto a Bulgária abandonado este grupo.

Bruxelas nota que Portugal continua com as “vulnerabilidades” associadas à dívida externa e à dívida pública a privada em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

A Comissão Europeia, liderada por Ursula Von der Leyen, critica ainda o Governo de António Costa por ter levado a cabo “progressos limitados” nas reformas com que se comprometeu no ano passado.

O semestre europeu, explica o mesmo jornal, consiste no acompanhamento ao longo do ano por parte de Bruxelas das políticas orçamentais e de reforma dos estados membros

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.