Portugal continua na lista negra das economias com “desequilíbrios”

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com “desequilíbrios” macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia.

O documento, um relatório de análise no âmbito do semestre europeu, é citado pelo semanário Expresso, que frisa que Portugal está na “lista negra” das economias com “desequilíbrios”, mas fica fora do grupo dos piores onde se encontram Chipre, Grécia e Itália, que registam “desequilíbrios excessivos”.

Na mesma lista de Portugal está a Alemanha, Chipre, Croácia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Roménia e Suécia. A lista de 2019 tinha 13 país, tendo entretanto a Bulgária abandonado este grupo.

Bruxelas nota que Portugal continua com as “vulnerabilidades” associadas à dívida externa e à dívida pública a privada em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

A Comissão Europeia, liderada por Ursula Von der Leyen, critica ainda o Governo de António Costa por ter levado a cabo “progressos limitados” nas reformas com que se comprometeu no ano passado.

O semestre europeu, explica o mesmo jornal, consiste no acompanhamento ao longo do ano por parte de Bruxelas das políticas orçamentais e de reforma dos estados membros

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Norte próximo de recolher obrigatório, shoppings a fechar mais cedo e ensino à distância

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …