Portugal celebra vitória… mas o jogo ainda não tinha terminado

Adam Ihse / EPA

Alexis Borges durante o Portugal-Brasil

Selecção lusa festejava vitória importante sobre o Brasil, no Mundial de andebol, mas a dupla de arbitragem foi ao VAR rever a última jogada. Acabou com empate.

Portugal e Brasil empataram 28-28, no primeiro jogo do Grupo II do Mundial de andebol. O primeiro jogo da segunda fase, depois do primeiro lugar conseguido na primeira fase de grupos.

Ao longo da primeira parte em Gotemburgo (Suécia), houve mais eficácia dos guarda-redes do que quem tentava marcar. Portugal chegou ao intervalo a vencer, mas apenas por 12-11.

No segundo tempo, jogo diferente. Mais aberto, mais golos, mais situações de sete contra seis (o Brasil aproveitou algumas vezes a baliza portuguesa sem guarda-redes).

Numa recta final equilibrada e emocionante, a cerca de meio minuto do fim, o juvenil Francisco Costa arrancou para a esquerda e fez o 28-27.

O Brasil tentou reagir mas o seu último remate, em cima da buzina final, foi bloqueado por Alexis Borges.

Portugal começou a festejar, aos saltos, no habitual círculo criado pelos jogadores. Seriam dois pontos fundamentais para chegar aos quartos-de-final (algo que Portugal nunca conseguiu num Mundial de andebol).

Mas… O jogo ainda não tinha acabado.

A dupla de arbitragem estava a olhar para um monitor, em momento de vídeo-árbitro. Quando viu as imagens, voltou ao campo e expulsou Alexis Borges.

Pelo que nos foi possível perceber, quando bloqueou o remate, o internacional português não respeitou a distância no último livre de nove metros, praticamente no último segundo do jogo.

Sendo considerado um comportamento anti-desportivo, há cartão vermelho e livre de 7 metros para o adversário. Jean-Pierre Dupoux marcou e o duelo em língua portuguesa terminou empatado.

Dupoux foi o melhor marcador do jogo, com 10 golos, enquanto António Areia marcou sete vezes.

Este empate deixa Portugal e Brasil com três pontos, menos um do que a líder Suécia (que ainda não jogou).

Portugal ainda vai defrontar Cabo Verde e a favorita Suécia. A luta pelo segundo lugar – e apuramento – deverá ser entre Portugal, Brasil e ainda Islândia e Hungria (ambas com dois pontos, mas ambas com menos um jogo realizado).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.