“Portugal não voltará à austeridade”, garante João Leão

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

“Portugal não voltará à austeridade”, garantiu nesta quarta-feira o ministro das Finanças, João Leão, numa audição parlamentar na qual foi acusado pelo PSD de não ser “sério” devido ao facto de comparar as duas crises, que foram “completamente diferentes”.

“Os apoios estão a chegar a quem precisa”, indicou, referindo que o “próximo Orçamento não será mais fácil ou menos exigente do que os anteriores”.

A “suspensão temporária das regras orçamentais em 2022 permite-nos manter os estímulos de natureza extraordinária à economia”, apontou, mas “permite também passar gradualmente de medidas de emergência para medidas de apoio ao forte relançamento da economia, com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência”.

“Muitos portugueses recordam os sacrifícios impostos pela troika e estou seguro de que nenhum de nós quererá voltar a esses tempos”, sublinhou.

O deputado do PSD Afonso Oliveira criticou João Leão por comparar “coisas que não são comparáveis”, referindo-se à crise de 2011 e à crise pandémica. “Não é sério, não é correto nem é honesto do ponto de vista intelectual” fazer essa comparação porque “a crise foi completamente diferente”.

Contudo, “ao contrário de alguns países que já anunciaram aumentos de impostos para pagar a fatura da crise, Portugal não voltará à austeridade”, disse João Leão, acrescentando que os membros do Governo estão “comprometidos com a estabilidade fiscal e com o regresso à trajetória de recuperação de rendimentos”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • A avaliar pelo que tem vindo a publico em matéria de corrupção, penso que foi uma pena terem interrompido a acção dos gangues anteriores ao do passos!

      • A notícia é sobre a austeridade…
        Já sobre a corrupção, o gangue do Passos não ficou nada atrás do gangue do Sócrates – basta olhar para as privatizações ao desbarato (com tachos de luxo para o amigo Catroga, etc), para os vistos Gold do Macedo, etc, etc, etc…

  1. Portugal não vai voltar à austeridade!!?????!??!!
    2019 foi o ano do maior saque fiscal alguma vez realizado em Portugal. Este governo não só não baixou impostos como aumentou taxas e contribuições. E falhou a promessa de reduzir o imposto sobre os combustíveis.
    Agora prepara-se para um enorme despedimento coletivo na TAP.
    A austeridade não vai voltar?!!! Nunca foi embora!

RESPONDER

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …