“Portugal não voltará à austeridade”, garante João Leão

4

António Pedro Santos / Lusa

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão

“Portugal não voltará à austeridade”, garantiu nesta quarta-feira o ministro das Finanças, João Leão, numa audição parlamentar na qual foi acusado pelo PSD de não ser “sério” devido ao facto de comparar as duas crises, que foram “completamente diferentes”.

“Os apoios estão a chegar a quem precisa”, indicou, referindo que o “próximo Orçamento não será mais fácil ou menos exigente do que os anteriores”.

A “suspensão temporária das regras orçamentais em 2022 permite-nos manter os estímulos de natureza extraordinária à economia”, apontou, mas “permite também passar gradualmente de medidas de emergência para medidas de apoio ao forte relançamento da economia, com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência”.

“Muitos portugueses recordam os sacrifícios impostos pela troika e estou seguro de que nenhum de nós quererá voltar a esses tempos”, sublinhou.

O deputado do PSD Afonso Oliveira criticou João Leão por comparar “coisas que não são comparáveis”, referindo-se à crise de 2011 e à crise pandémica. “Não é sério, não é correto nem é honesto do ponto de vista intelectual” fazer essa comparação porque “a crise foi completamente diferente”.

Contudo, “ao contrário de alguns países que já anunciaram aumentos de impostos para pagar a fatura da crise, Portugal não voltará à austeridade”, disse João Leão, acrescentando que os membros do Governo estão “comprometidos com a estabilidade fiscal e com o regresso à trajetória de recuperação de rendimentos”.

Taísa Pagno //

4 Comments

    • A avaliar pelo que tem vindo a publico em matéria de corrupção, penso que foi uma pena terem interrompido a acção dos gangues anteriores ao do passos!

      • A notícia é sobre a austeridade…
        Já sobre a corrupção, o gangue do Passos não ficou nada atrás do gangue do Sócrates – basta olhar para as privatizações ao desbarato (com tachos de luxo para o amigo Catroga, etc), para os vistos Gold do Macedo, etc, etc, etc…

  1. Portugal não vai voltar à austeridade!!?????!??!!
    2019 foi o ano do maior saque fiscal alguma vez realizado em Portugal. Este governo não só não baixou impostos como aumentou taxas e contribuições. E falhou a promessa de reduzir o imposto sobre os combustíveis.
    Agora prepara-se para um enorme despedimento coletivo na TAP.
    A austeridade não vai voltar?!!! Nunca foi embora!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.