Porto vs Belenenses | Sob o sombrero de Herrera

FC Porto cumpriu perante o seu público, na recepção ao Belenenses, e ganhou por 2-0. A equipa de Sérgio Conceição, que apresentou várias alterações em relação ao “onze” habitual, foi dominadora na primeira parte e colocou-se em vantagem por Herrera.

Porém, consentiu a reacção dos homens do Restelo, que remataram bastante na segunda parte e tiveram posse de bola. Mas não conseguiram marcar, e o Porto aproveitou para fixar o resultado perto do fim, por Aboubakar.

O Jogo explicado em Números

  • Belo arranque de jogo no Dragão, com o FC Porto a registar 71% de posse de bola nos primeiros dez minutos, quatro remates, um deles enquadrados, mas o Belenenses a não se ficar pelo seu meio-campo. Os homens do Restelo fizeram dois remates nesta fase, embora nenhum enquadrado.
  • Meio-campo “alternativo” do Porto, com o habitualmente central Diego Reyes a “trinco”, André André e Herrera a darem conta do recado: aos 20 minutos o Porto registava 62% de posse de bola e 87% de eficácia de passe.
  • Pressão intensa do Porto em busca do primeiro golo, com nove remates, três enquadrados, à passagem da meia-hora. Brahimi era, nesta altura, o mais irrequieto, com três remates, um com boa direcção, um passe para finalização, 93% de eficácia de passe e a certeza habitual no drible: três tentativas, três com sucesso.
  • Hernâni, a outra surpresa no “onze” portista, mostrava também alguns pormenores importantes, em especial no cruzamento. Em três registava dois eficazes, e no remate também dava nas vistas, igualmente com três disparos e dois com boa direcção. Os dois desarmes sofridos e três maus controlos de bola castigavam um pouco a sua exibição.
  • Até que, aos 42 minutos, na sequência de um canto da esquerda, a bola chegou a Herrera ao segundo poste e este, de primeira, rematou forte para o 1-0.
  • Vantagem mínima ao descanso para o “dragão”, mas inteiramente justa, perante o pendor ofensivo dos “azuis-e-brancos”. Com 65% de posse de bola, 13 remates, cinco deles enquadrados, o FC Porto justificava em pleno o triunfo até ao momento.
  • A facilidade com que os portistas entravam na grande área belenense estava expressa nos dez disparos dos da casa dentro da área. Brahimi ajudava bastante nesse aspecto, com sucesso na totalidade das quatro tentativas de drible, uma delas dentro da área “azul”. Mas o melhor era mesmo Herrera, com um GoalPoint Rating de 7.0, graças ao seu golo, mas também a dois passes para finalização e 91% de eficácia de passe.
  • Encontro mais pausado após o reatamento. Por volta da hora de jogo, o Porto não registava qualquer remate na segunda parte, enquanto o Belenenses tinha já dois, para além de 49% de posse. Nesta fase, quatro jogadores do Porto registavam um rating superior a 6.0, enquanto o único do Restelo nesta situação era o guarda-redes Muriel, com 6.5, graças a quatro defesas.
  • Equipa de Domingos Paciência acutilante na segunda parte, a assumir grande parte das despesas de jogo. Os quatro remates na etapa complementar, por volta dos 75 minutos, não tinham correspondência com a eficácia, pois nenhum havia sido enquadrado, mas os lisboetas mantinham 48% de posse desde o descanso. Porém, poucos passes para finalização (5).
  • Bom jogo de Reyes a “trinco”. O mexicano era, perto do fim, um dos melhores do Porto, com o máximo de passes certos (73), duas entregas para finalização e a assistência para o golo solitário. E muito sólido também a defender. O Belenenses tentava chegar ao empate, mas Reyes e companhia não o permitiam.
  • Ao invés, numa transição rápida, em cima dos 90 minutos, o Porto chegou ao 2-0, com Herrera a conduzir e a assistir Aboubakar, que picou a bola sobre Muriel. Estava feito o resultado.

O Homem do Jogo

Hector Herrera esteve nos melhores momentos do Porto este sábado ante o Belenenses. O médio mexicano foi o melhor em campo no Dragão, por tudo o que fez e trabalhou para a equipa. O GoalPoint Rating final de 7.4 reflecte o golo que marcou, a assistência que fez para o 2-0, mas também muita qualidade noutros detalhes, como a eficácia de passe (91%), os passes para finalização (quatro, um deles para ocasião flagrante), as interacções com a bola (90) e as recuperações de posse (8). Um belo jogo de Herrera.

Jogadores em foco

  • Muriel 7.3 – O melhor do Belenenses. O guarda-redes teve de lidar com a permeabilidade da defesa do Restelo, que permitiu 19 remates dentro da grande área, e acabou com um registo de oito defesas, seis delas precisamente a disparos dentro da sua área.
  • Alex Telles 7.3 – Andou sempre pelos lugares cimeiros do nosso rating. O brasileiro atacou muito, como atestam os dez cruzamentos de bola corrida, embora apenas um com eficácia, e ainda teve sucesso em duas de quatro tentativas de drible, uma delas dentro da área contrária. Na frente registou um remate (perigoso) e dois passes para finalização e atrás somou quatro desarmes e cinco intercepções.
  • Brahimi 6.9 – Mais um belo jogo do argelino, que rematou quatro vezes e enquadrou uma. Novamente mostrou eficácia no drible, ao ter sucesso em todas as quatro tentativas, e ainda registou um passe para finalização.
  • Aboubakar 6.9 – O camaronês trabalhou muito e foi recompensado no final com um golo, em apenas dois remates. Porém, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, teve sucesso nas duas tentativas de drible e ganhou metade dos 16 duelos que disputou.
  • Diego Reyes 6.6 – Uma bela surpresa, tanto por ser titular, como por ocupar o lugar de “trinco” e rubricar uma exibição bem conseguida. Diego Reyes assistiu Herrera para o 1-0, registou dois passes para finalização, 88% de eficácia de passe, foi quem mais interagiu com a bola (97 toques) e ainda ganhou quatro de seis duelos aéreos e fez quatro desarmes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …