Porto vs Belenenses | “Dragão” sereno voa para o topo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O FC Porto subiu à condição ao primeiro lugar do campeonato ao vencer o Belenenses por 3-0, numa partida de sentido único desde o apito inicial.

Danilo Pereira deu a vantagem aos “dragões” ainda durante a primeira parte, com Soares e Brahimi a fechar com chave de ouro um triunfo folgado, que coloca pressão sobre o Benfica para a deslocação a Moreira de Cónegos.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa do FC Porto, com 63% de posse de bola nos primeiros 15 minutos e já um remate, de autoria de Soares, ao lado da baliza de Cristiano.
  • Pouco depois, surgiria o primeiro (dos poucos) aviso do Belenenses, um disparo de Diogo Viana de fora da área que Casillas encaixou sem problemas.
  • Passados 30 minutos, o FC Porto continuava a liderar na posse de bola (66%) e na eficácia de passe (85% contra 70%), embora ambas as equipas tivessem o mesmo número de remates enquadrados (um).
  • Danilo Pereira davas nas vistas a defender, com cinco duelos ganhos em outros tantos disputados, enquanto Maxi Pereira e Alex Telles já levavam dois passes para finalização cada.
  • O 1-0 acabaria por surgir apenas quatro minutos depois, da autoria de Danilo Pereira, a rematar para o fundo da baliza na sequência de um passe de André Silva com a cabeça. Respirava-se de alívio nas bancadas do Dragão, depois de um período inicial sem grandes ocasiões de perigo.

O FC Porto chegou ao intervalo com 66% de posse de bola e com sete remates efectuados, três dos quais à baliza, contra três do Belenenses, apenas um dos quais enquadrado.

Sem surpresas, Danilo Pereira liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 6.5, ele que, para além do golo apontado, acertara 88% dos 40 passes efectuados e continuava com eficácia máxima nos duelos disputados. O melhor dos visitantes era o defesa Edgar Ié 5.4, com quatro acções defensivas e outras tantas recuperações de posse.

  • A segunda parte começou a um ritmo algo lento, com apenas dois remates nos primeiros 15 minutos, ambos pertencentes ao FC Porto. A equipa “azul-e-branca” continuava a comandar as operações, perante um Belenenses sempre tímido na resposta.
  • Aos 70 minutos, surgiu o 2-0 com naturalidade, num cabeceamento certeiro de Soares após uma brilhante jogada individual de Corona, acabado de entrar, perto da linha de fundo. Momentos depois, o FC Porto faria o seu terceiro golo da tarde, de grande penalidade batida por Brahimi depois de o internacional argelino ter sido derrubado por Domingos Duarte dentro da área.

  • À entrada para os últimos dez minutos, Maxi Pereira e Alex Telles continuavam a ser os jogadores portistas com mais passes para finalização (três). Apesar do golo marcado, nem tudo corria de feição a Brahimi, que liderava a partida no número de posses de bola perdidas (21).
  • A partida terminou com apenas dois toques de bola na área do FC Porto por parte de jogadores do Belenenses, o que demonstra bem as dificuldades que a equipa lisboeta sentiu. Dos cinco remates que os homens de Quim Machado fizeram, apenas um foi de dentro da área.

O Homem do Jogo

Mais um golo, mais uma grande exibição. Depois de dois encontros para o campeonato “em branco”, Soares marcou o golo que deu a tranquilidade aos jogadores do FC Porto, numa partida em que fez cinco remates, dois dos quais enquadrados com a baliza.

O antigo jogador do Vitória de Guimarães deu ainda nas vistas com um passe para finalização e quatro entradas na área adversária, terminado a partida com um GoalPoint Ratings de intervalo, com 7.1.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/850781510982672388

Jogadores em foco

  • Maxi Pereira 6.9 – Nova exibição a um bom nível do lateral uruguaio, com três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes, 86 toques na bola e quatro desarmes. Por vezes não se dá por ele mas os números não falham.
  • Danilo Pereira 6.8 – Fez um golo, venceu oito dos nove duelos que disputou (eficácia de 100% nos duelos aéreos), efectuou o máximo de passes da sua equipa, 69, e ainda marcou um golo. Nada a apontar.
  • Brahimi 6.7 – Fez dois remates, ambos enquadrados, e marcou um golo. Foi o responsável por vários máximos portistas, incluindo dribles eficazes (seis), duelos ganhos (12) e faltas sofridas (cinco).
  • Miguel Rosa 5.2 – Em apenas 14 minutos conseguiu a segunda nota mais alta da sua equipa. Fez um passe para ocasião e entrou duas vezes na área adversária.
  • Diogo Viana 3.7 – O pior jogador em campo. Foi desarmado três vezes, controlou mal a bola em quatro ocasiões, perdeu a posse 17 vezes e concretizou apenas duas acções defensivas.

Resumo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …