Porto vs Belenenses | “Dragão” sereno voa para o topo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O FC Porto subiu à condição ao primeiro lugar do campeonato ao vencer o Belenenses por 3-0, numa partida de sentido único desde o apito inicial.

Danilo Pereira deu a vantagem aos “dragões” ainda durante a primeira parte, com Soares e Brahimi a fechar com chave de ouro um triunfo folgado, que coloca pressão sobre o Benfica para a deslocação a Moreira de Cónegos.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa do FC Porto, com 63% de posse de bola nos primeiros 15 minutos e já um remate, de autoria de Soares, ao lado da baliza de Cristiano.
  • Pouco depois, surgiria o primeiro (dos poucos) aviso do Belenenses, um disparo de Diogo Viana de fora da área que Casillas encaixou sem problemas.
  • Passados 30 minutos, o FC Porto continuava a liderar na posse de bola (66%) e na eficácia de passe (85% contra 70%), embora ambas as equipas tivessem o mesmo número de remates enquadrados (um).
  • Danilo Pereira davas nas vistas a defender, com cinco duelos ganhos em outros tantos disputados, enquanto Maxi Pereira e Alex Telles já levavam dois passes para finalização cada.
  • O 1-0 acabaria por surgir apenas quatro minutos depois, da autoria de Danilo Pereira, a rematar para o fundo da baliza na sequência de um passe de André Silva com a cabeça. Respirava-se de alívio nas bancadas do Dragão, depois de um período inicial sem grandes ocasiões de perigo.

O FC Porto chegou ao intervalo com 66% de posse de bola e com sete remates efectuados, três dos quais à baliza, contra três do Belenenses, apenas um dos quais enquadrado.

Sem surpresas, Danilo Pereira liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 6.5, ele que, para além do golo apontado, acertara 88% dos 40 passes efectuados e continuava com eficácia máxima nos duelos disputados. O melhor dos visitantes era o defesa Edgar Ié 5.4, com quatro acções defensivas e outras tantas recuperações de posse.

  • A segunda parte começou a um ritmo algo lento, com apenas dois remates nos primeiros 15 minutos, ambos pertencentes ao FC Porto. A equipa “azul-e-branca” continuava a comandar as operações, perante um Belenenses sempre tímido na resposta.
  • Aos 70 minutos, surgiu o 2-0 com naturalidade, num cabeceamento certeiro de Soares após uma brilhante jogada individual de Corona, acabado de entrar, perto da linha de fundo. Momentos depois, o FC Porto faria o seu terceiro golo da tarde, de grande penalidade batida por Brahimi depois de o internacional argelino ter sido derrubado por Domingos Duarte dentro da área.

  • À entrada para os últimos dez minutos, Maxi Pereira e Alex Telles continuavam a ser os jogadores portistas com mais passes para finalização (três). Apesar do golo marcado, nem tudo corria de feição a Brahimi, que liderava a partida no número de posses de bola perdidas (21).
  • A partida terminou com apenas dois toques de bola na área do FC Porto por parte de jogadores do Belenenses, o que demonstra bem as dificuldades que a equipa lisboeta sentiu. Dos cinco remates que os homens de Quim Machado fizeram, apenas um foi de dentro da área.

O Homem do Jogo

Mais um golo, mais uma grande exibição. Depois de dois encontros para o campeonato “em branco”, Soares marcou o golo que deu a tranquilidade aos jogadores do FC Porto, numa partida em que fez cinco remates, dois dos quais enquadrados com a baliza.

O antigo jogador do Vitória de Guimarães deu ainda nas vistas com um passe para finalização e quatro entradas na área adversária, terminado a partida com um GoalPoint Ratings de intervalo, com 7.1.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/850781510982672388

Jogadores em foco

  • Maxi Pereira 6.9 – Nova exibição a um bom nível do lateral uruguaio, com três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes, 86 toques na bola e quatro desarmes. Por vezes não se dá por ele mas os números não falham.
  • Danilo Pereira 6.8 – Fez um golo, venceu oito dos nove duelos que disputou (eficácia de 100% nos duelos aéreos), efectuou o máximo de passes da sua equipa, 69, e ainda marcou um golo. Nada a apontar.
  • Brahimi 6.7 – Fez dois remates, ambos enquadrados, e marcou um golo. Foi o responsável por vários máximos portistas, incluindo dribles eficazes (seis), duelos ganhos (12) e faltas sofridas (cinco).
  • Miguel Rosa 5.2 – Em apenas 14 minutos conseguiu a segunda nota mais alta da sua equipa. Fez um passe para ocasião e entrou duas vezes na área adversária.
  • Diogo Viana 3.7 – O pior jogador em campo. Foi desarmado três vezes, controlou mal a bola em quatro ocasiões, perdeu a posse 17 vezes e concretizou apenas duas acções defensivas.

Resumo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …