Porto vs Belenenses | “Dragão” sereno voa para o topo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O FC Porto subiu à condição ao primeiro lugar do campeonato ao vencer o Belenenses por 3-0, numa partida de sentido único desde o apito inicial.

Danilo Pereira deu a vantagem aos “dragões” ainda durante a primeira parte, com Soares e Brahimi a fechar com chave de ouro um triunfo folgado, que coloca pressão sobre o Benfica para a deslocação a Moreira de Cónegos.

O Jogo explicado em Números

  • Início forte da equipa do FC Porto, com 63% de posse de bola nos primeiros 15 minutos e já um remate, de autoria de Soares, ao lado da baliza de Cristiano.
  • Pouco depois, surgiria o primeiro (dos poucos) aviso do Belenenses, um disparo de Diogo Viana de fora da área que Casillas encaixou sem problemas.
  • Passados 30 minutos, o FC Porto continuava a liderar na posse de bola (66%) e na eficácia de passe (85% contra 70%), embora ambas as equipas tivessem o mesmo número de remates enquadrados (um).
  • Danilo Pereira davas nas vistas a defender, com cinco duelos ganhos em outros tantos disputados, enquanto Maxi Pereira e Alex Telles já levavam dois passes para finalização cada.
  • O 1-0 acabaria por surgir apenas quatro minutos depois, da autoria de Danilo Pereira, a rematar para o fundo da baliza na sequência de um passe de André Silva com a cabeça. Respirava-se de alívio nas bancadas do Dragão, depois de um período inicial sem grandes ocasiões de perigo.

O FC Porto chegou ao intervalo com 66% de posse de bola e com sete remates efectuados, três dos quais à baliza, contra três do Belenenses, apenas um dos quais enquadrado.

Sem surpresas, Danilo Pereira liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com 6.5, ele que, para além do golo apontado, acertara 88% dos 40 passes efectuados e continuava com eficácia máxima nos duelos disputados. O melhor dos visitantes era o defesa Edgar Ié 5.4, com quatro acções defensivas e outras tantas recuperações de posse.

  • A segunda parte começou a um ritmo algo lento, com apenas dois remates nos primeiros 15 minutos, ambos pertencentes ao FC Porto. A equipa “azul-e-branca” continuava a comandar as operações, perante um Belenenses sempre tímido na resposta.
  • Aos 70 minutos, surgiu o 2-0 com naturalidade, num cabeceamento certeiro de Soares após uma brilhante jogada individual de Corona, acabado de entrar, perto da linha de fundo. Momentos depois, o FC Porto faria o seu terceiro golo da tarde, de grande penalidade batida por Brahimi depois de o internacional argelino ter sido derrubado por Domingos Duarte dentro da área.

  • À entrada para os últimos dez minutos, Maxi Pereira e Alex Telles continuavam a ser os jogadores portistas com mais passes para finalização (três). Apesar do golo marcado, nem tudo corria de feição a Brahimi, que liderava a partida no número de posses de bola perdidas (21).
  • A partida terminou com apenas dois toques de bola na área do FC Porto por parte de jogadores do Belenenses, o que demonstra bem as dificuldades que a equipa lisboeta sentiu. Dos cinco remates que os homens de Quim Machado fizeram, apenas um foi de dentro da área.

O Homem do Jogo

Mais um golo, mais uma grande exibição. Depois de dois encontros para o campeonato “em branco”, Soares marcou o golo que deu a tranquilidade aos jogadores do FC Porto, numa partida em que fez cinco remates, dois dos quais enquadrados com a baliza.

O antigo jogador do Vitória de Guimarães deu ainda nas vistas com um passe para finalização e quatro entradas na área adversária, terminado a partida com um GoalPoint Ratings de intervalo, com 7.1.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/850781510982672388

Jogadores em foco

  • Maxi Pereira 6.9 – Nova exibição a um bom nível do lateral uruguaio, com três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes, 86 toques na bola e quatro desarmes. Por vezes não se dá por ele mas os números não falham.
  • Danilo Pereira 6.8 – Fez um golo, venceu oito dos nove duelos que disputou (eficácia de 100% nos duelos aéreos), efectuou o máximo de passes da sua equipa, 69, e ainda marcou um golo. Nada a apontar.
  • Brahimi 6.7 – Fez dois remates, ambos enquadrados, e marcou um golo. Foi o responsável por vários máximos portistas, incluindo dribles eficazes (seis), duelos ganhos (12) e faltas sofridas (cinco).
  • Miguel Rosa 5.2 – Em apenas 14 minutos conseguiu a segunda nota mais alta da sua equipa. Fez um passe para ocasião e entrou duas vezes na área adversária.
  • Diogo Viana 3.7 – O pior jogador em campo. Foi desarmado três vezes, controlou mal a bola em quatro ocasiões, perdeu a posse 17 vezes e concretizou apenas duas acções defensivas.

Resumo

goalpoint-porto-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …

Dois anos depois dos fogos, há mais de 200 casas excluídas do processo de reconstrução

Dois anos depois dos incêndios na zona centro do país, mais de 200 casas de primeira habitação continuam excluídas do processo de reconstrução. Apesar de as obras estarem licenciadas, as habitações foram chumbadas pela Comissão de …

Professor que pediu dinheiro emprestado para se inscrever como candidato é o novo Presidente da Tunísia

Kais Saied, um professor de Direito reformado, conservador e visto como um homem intocado por qualquer suspeita de corrupção, vai ser o próximo Presidente da Tunísia, segundo os resultados à boca das urnas publicados na …