Porto vs Aves | Dragão categórico vence Supertaça

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

O FC Porto conquistou a Supertaça Cândido Oliveira, depois de ter vencido o Desportivo das Aves por 3-1, num jogo em que a turma de Sérgio Conceição até entrou a perder.

O FC Porto conquistou a sua 21ª Supertaça Cândido de Oliveira. Os campeões nacionais estiveram a perder com o Desportivo das Aves, mas reagiram de pronto e realizaram uma exibição dominadora o suficiente para vencerem por 3-1 e nunca fazerem perigar o triunfo. Uma palavra para os avenses, pela sua bela primeira parte.

Bom arranque do FC Porto, a atingir os 63% de posse de bola nos primeiros momentos da partida e a causar algum perigo. Porém, na primeira investida a sério, o Desportivo das Aves marcou, através de Cláudio Falcão, num remate potente de fora da área.

Um tento contra a corrente de jogo que os “dragões” trataram de corrigir, aos 25 minutos, quando Yacine Brahimi combinou com Vincent Aboubakar e atirou a contar só com Quentin Beunardeau pela frente. E aos 32, Vítor Gomes só não recolocou o Aves na frente devido a uma defesa espantosa de Iker Casillas.

O jogo foi animado na primeira parte, com sensação de golo perto das duas balizas e com o Porto a mostrar a sua superioridade na maior parte da etapa inicial, na posse de bola, nos remates, nas acções defensivas. Porém, o acerto defensivo do Aves e a velocidade nas transições garantiram aos vencedores da Taça de Portugal um empate ao intervalo.

O segundo tempo começou morno, com o Aves sem mostrar a mesma acutilância no contra-ataque. Assim, os portistas acabaram por dar a volta ao marcador aos 67 minutos, quando Maxi Pereira recebeu a bola na grande área, de ângulo apertado, e rematou entre as pernas de Beunardeau. Um golo que acabou por surgir naturalmente, face à boa eficácia “azul-e-branca na frente.

O jogo estava da feição para o Porto, que controlava os acontecimentos em termos de posse de bola e na forma como conseguia anular o Aves. E o 3-1 acabou por aparecer perto do fim, por Jesús Corona, num remate de longe, sensivelmente do mesmo sítio de onde Falcão havia aberto o activo.

O vencedor da Supertaça estava decidido, fruto de um domínio total dos portistas, em termos de posse de bola, remates, eficácia de disparo e nas principais vertentes da partida. No segundo tempo o Aves não enquadrou qualquer remate e realizou 13 faltas, contra quatro dos portistas.

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …