Porto vs Aves | Dragão categórico vence Supertaça

Nuno André Ferreira / Lusa

Brahimi festeja após marcar um golo contra o Desportivo das Aves

O FC Porto conquistou a Supertaça Cândido Oliveira, depois de ter vencido o Desportivo das Aves por 3-1, num jogo em que a turma de Sérgio Conceição até entrou a perder.

O FC Porto conquistou a sua 21ª Supertaça Cândido de Oliveira. Os campeões nacionais estiveram a perder com o Desportivo das Aves, mas reagiram de pronto e realizaram uma exibição dominadora o suficiente para vencerem por 3-1 e nunca fazerem perigar o triunfo. Uma palavra para os avenses, pela sua bela primeira parte.

Bom arranque do FC Porto, a atingir os 63% de posse de bola nos primeiros momentos da partida e a causar algum perigo. Porém, na primeira investida a sério, o Desportivo das Aves marcou, através de Cláudio Falcão, num remate potente de fora da área.

Um tento contra a corrente de jogo que os “dragões” trataram de corrigir, aos 25 minutos, quando Yacine Brahimi combinou com Vincent Aboubakar e atirou a contar só com Quentin Beunardeau pela frente. E aos 32, Vítor Gomes só não recolocou o Aves na frente devido a uma defesa espantosa de Iker Casillas.

O jogo foi animado na primeira parte, com sensação de golo perto das duas balizas e com o Porto a mostrar a sua superioridade na maior parte da etapa inicial, na posse de bola, nos remates, nas acções defensivas. Porém, o acerto defensivo do Aves e a velocidade nas transições garantiram aos vencedores da Taça de Portugal um empate ao intervalo.

O segundo tempo começou morno, com o Aves sem mostrar a mesma acutilância no contra-ataque. Assim, os portistas acabaram por dar a volta ao marcador aos 67 minutos, quando Maxi Pereira recebeu a bola na grande área, de ângulo apertado, e rematou entre as pernas de Beunardeau. Um golo que acabou por surgir naturalmente, face à boa eficácia “azul-e-branca na frente.

O jogo estava da feição para o Porto, que controlava os acontecimentos em termos de posse de bola e na forma como conseguia anular o Aves. E o 3-1 acabou por aparecer perto do fim, por Jesús Corona, num remate de longe, sensivelmente do mesmo sítio de onde Falcão havia aberto o activo.

O vencedor da Supertaça estava decidido, fruto de um domínio total dos portistas, em termos de posse de bola, remates, eficácia de disparo e nas principais vertentes da partida. No segundo tempo o Aves não enquadrou qualquer remate e realizou 13 faltas, contra quatro dos portistas.

PARTILHAR

RESPONDER

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …