Porto é uma das melhores cidades da Europa para reformas até 30 mil euros

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Uma das melhores cidades da Europa para reformados, com uma pensão a rondar os 30 mil euros por ano, é o Porto. A conclusão é de uma análise de um site internacional que salienta como a Invicta é “surpreendentemente acessível”, apesar dos seus encantos.

Esta conclusão do site International Living compara várias cidades europeias, na perspectiva de qual será a melhor para reformados dos EUA e do Canadá, com rendimentos anuais da ordem dos 30 mil euros, viverem.

E o Porto é a que apresenta o custo de vida mais baixo, mostrando-se “surpreendentemente acessível” apesar da sua “beleza natural e arquitectónica” e da “boa comida e bom vinho”, como se destaca no site.

A publicação refere em particular o preço acessível do café, da fruta e de um jantar num restaurante, e nota que um casal de reformados pode viver no Porto por cerca de 1340 euros por mês.

Além do custo de vida, o site ainda nota a “combinação encantadora de charme de Mundo Velho com conveniência de Primeiro Mundo” num “pacote atractivo e acessível”, e sublinha que o Porto transmite a sensação “amigável” das pequenas cidades.

A Invicta é ainda, na óptica da publicação, uma espécie de “jóia escondida” que “não está sobrecarregada pelas multidões de Lisboa” e que “escapou à sensação excessivamente turística de certas partes da costa sul do país”.

Na lista elaborada pelo International Living, o Porto surge à frente de Basilicata, no sul de Itália, com um custo de vida média para um casal de reformados a rondar os 1380 euros.

Alicante, em Espanha (2000 euros por mês), Valletta, em Malta (2240 euros por mês), e Aix-en-Provence, no sul de França (2320 euros por mês) são as outras cidades da lista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …