Porto é uma das melhores cidades da Europa para reformas até 30 mil euros

Roberto Saltori / Flickr

Ponte D.Luís sobre o Rio Douro, no Porto, ao por do sol

Uma das melhores cidades da Europa para reformados, com uma pensão a rondar os 30 mil euros por ano, é o Porto. A conclusão é de uma análise de um site internacional que salienta como a Invicta é “surpreendentemente acessível”, apesar dos seus encantos.

Esta conclusão do site International Living compara várias cidades europeias, na perspectiva de qual será a melhor para reformados dos EUA e do Canadá, com rendimentos anuais da ordem dos 30 mil euros, viverem.

E o Porto é a que apresenta o custo de vida mais baixo, mostrando-se “surpreendentemente acessível” apesar da sua “beleza natural e arquitectónica” e da “boa comida e bom vinho”, como se destaca no site.

A publicação refere em particular o preço acessível do café, da fruta e de um jantar num restaurante, e nota que um casal de reformados pode viver no Porto por cerca de 1340 euros por mês.

Além do custo de vida, o site ainda nota a “combinação encantadora de charme de Mundo Velho com conveniência de Primeiro Mundo” num “pacote atractivo e acessível”, e sublinha que o Porto transmite a sensação “amigável” das pequenas cidades.

A Invicta é ainda, na óptica da publicação, uma espécie de “jóia escondida” que “não está sobrecarregada pelas multidões de Lisboa” e que “escapou à sensação excessivamente turística de certas partes da costa sul do país”.

Na lista elaborada pelo International Living, o Porto surge à frente de Basilicata, no sul de Itália, com um custo de vida média para um casal de reformados a rondar os 1380 euros.

Alicante, em Espanha (2000 euros por mês), Valletta, em Malta (2240 euros por mês), e Aix-en-Provence, no sul de França (2320 euros por mês) são as outras cidades da lista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …