“Tem boa escola”. FC Porto critica entrada violenta de ex-Benfica Fábio Cardoso

José Coelho / Lusa

O FC Porto criticou arduamente a arbitragem do jogo com o Santa Clara e atacou Fábio Cardoso pela dura entrada sobre Romário Baró, que deixou o jovem lesionado.

O FC Porto venceu, esta quinta-feira, o Santa Clara por 1-0, na primeira jornada do grupo D da Taça da Liga. Já perto do fim da partida, uma entrada violenta do defesa central dos açorianos, Fábio Cardoso, sobre Romário Baró, obrigou o jovem a sair lesionado de maca.

Através da sua newsletter “Dragões Diário”, o FC Porto teceu duras críticas à arbitragem do encontro conduzida por António Nobre, e a Fábio Cardoso, jogador do Santa Clara que foi formado nos quadros benfiquistas.

Os ‘dragões’ falam num “arraial de porrada”, que culminou com uma entrada de carrinho de Fábio Cardoso sobre Romário Baró, aos 87 minutos de jogo. De acordo com o comunicado ‘azul e branco’, o jovem portista sofreu um traumatismo direto no tornozelo direito com entorse.

“Romário Baró acabou por ter um final de noite infeliz. Ao minuto 90, o médio tornou-se a principal vítima do arraial de porrada promovido pelos açorianos e teve de ser substituído na sequência de uma entrada violentíssima de Fábio Cardoso. O central do Santa Clara, como se sabe, tem boa escola e é azarado. Contra uns tem o azar de escorregar, contra outros tem o azar de provocar lesões”, lê-se na newsletter, citada pelo jornal O JOGO.

A publicação criticou a arbitragem de António Nobre, já que o árbitro apenas admoestou Fábio Cardoso com um cartão amarelo após a falta sobre Baró. No entanto, os ‘dragões’ consideram que era um “evidente cartão vermelho”.

“Mas nem tudo é mau para esta pérola da Margem Sul. No meio de tanto azar, teve a sorte de encontrar um árbitro que lhe poupou o mais do que evidente cartão vermelho. De resto, a atitude do juiz ao longo do jogo foi quase sempre de completa complacência disciplinar em relação à postura sempre agressiva e muitas vezes violenta dos visitantes“, lê-se ainda.

A peripécia levou a uma troca de palavras intensa à entrada do túnel do Estádio do Dragão. O Record noticia os ânimos entre o treinador do Santa Clara, João Henriques, e o dirigente portista Luís Gonçalves, exaltaram-se enquanto aguardavam pela flash interview.

Não se passou nada de especial. São coisas do futebol, com ânimos mais exaltados, nervos à flor da pele, nada que se deva relevar. Importante foi o que se passou dentro de campo”, disse o técnico dos açorianos na conferência de imprensa.

Em relação à entrada do seu jogador, João Henriques disse que o atleta nunca o faria de forma intencional: “O Fábio Cardoso é um jogador guerreiro e um profissional fantástico. Nunca, em circunstância alguma, provocaria uma lesão propositadamente. É um dos melhores centrais portugueses desta nova geração, um jogador muito viril a jogar e que coloca essa impetuosidade em todos os lances”.

Já Sérgio Conceição admitiu que ainda não tinha tido tempo de ver o lance com atenção. “Não tive ainda a oportunidade de ver o lance. Agora, às vezes o jogador escorrega e toca no jogador e outra vezes escorrega e não toca“, disse o técnico portista, referindo-se a um golo de uma partida entre Santa Clara e Benfica, em que Fábio Cardoso escorrega, deixando Seferovic em condições de fazer o 0-1 para os ‘encarnados’.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …