Portimonense 0-1 Sporting | Paulinho salva leão “aselha”

Luís Forra/EPA

Paulinho celebra golo no Portimonense-Sporting

Este parecia um daqueles jogos em que a equipa que atacava poderia estar ali a noite toda que a bola não iria entrar nunca.

Ora pela fraca competência ofensivaPedro Gonçalves como caso mais flagrante -, ora pela qualidade de Kosuke Nakamura na baliza do Portimonense, a verdade é que o amplo domínio e criação de oportunidades por parte do Sporting não estavam a dar frutos, até que Paulinho entrou e abriu a contagem dois minutos depois.

Justiça feita, em jogo da 23ª jornada da Liga bwin 2022/23, algo que os Expected Goals (xG) finais mostram sem sombra de dúvida.

“Leão” pegou no jogo e nunca o largou

O Sporting entrou dominador, em ataque continuado e a explorar muito o flanco esquerdo, e a primeira grande situação surgiu aos 17 minutos, num lance muito confuso, no qual Pedro Gonçalves rematou para grande defesa de Nakamura e o compatriota Hidemasa Morita também não conseguiu facturar na a emenda ao segundo poste, com Pedrão a cortar em cima da linha.

E aos 28, “Pote” atirou por cima com tudo para marcar, após grande passe de Nuno Santos.

Não era mesmo dia de Pedro Gonçalves. Aos 42 minutos, o craque leonino atirou por cima da barra uma grande penalidade, que castigara falta de Zié Ouattara sobre Nuno Santos.

O domínio do Sporting era total, mas no ataque os lisboetas estavam particularmente desinspirados. Excepção para Nuno Santos, que era o melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.5. O ala contabilizava 26 passes certos em 28, duas intercepções e uma falta sofrida para penálti.

Ao tentar cortar um cruzamento de Marcus Edwards, logo no arranque do segundo tempo, Ji-Soo Park desviou para a barra da baliza algarvia.

O domínio leonino continuou intenso, as ocasiões continuaram a surgir, Ricardo Esgaio esteve quase a marcar pouco depois da hora de jogo e, aos 65, foi Pedro Gonçalves, mais uma vez em momento de pouca fortuna, a rematar ao poste.

A fraca pontaria parecia que se iria prolongar até final, mas aos 75 minutos, Rúben Amorim tirou Manuel Ugarte e lançou Paulinho.

E dois minutos volvidos, Pedro Gonçalves redimiu-se dos falhanços fazendo a assistência para um golo espectacular do recém-entrado ponta-de-lança, pleno de oportunidade e técnica.

Estava colocada justiça no marcador, uma vez que só o Sporting procurara verdadeiramente a vitória, e somente nos minutos finais os homens da casa ameaçaram facturar.

Melhor em campo

Kosuke Nakamura. O homem da baliza dos 33 Magníficos da primeira volta voltou a mostrar o porquê do destaque, com mais uma exibição de grande nível. Nem a desinspiração ofensiva do Sporting ao longo de todo o jogo retira mérito ao guardião do Portimonense, melhor em campo com um GoalPoint Rating de 8.1. Nakamura realizou cinco defesas, quatro a remates na sua grande área, somou duas saídas pelo ar eficazes e evitou 0,8 golos (defesas – xSaves).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.