/

Calcular portagens? Basta ir ao Google Maps

2

Ferramenta, que já ajuda milhões de pessoas, vai ter mais uma novidade. Mas não adianta fazer essa pesquisa em Portugal, para já.

Os mapas do Google indicam (quase sempre) o melhor trajecto para a nossa viagem.

Dão a opção de escolher uma viagem com ou sem portagens, com ou sem auto-estradas, indicam o trânsito em directo, avisam onde há radares de velocidade, onde estão a decorrer obras…

Mas, como seria de esperar, a ferramenta está em actualização constante e vai ter uma novidade em breve.

Em Agosto do ano passado já tinha surgido a indicação de que o valor das portagens seria um dos próximo passos no Google Maps.

Em Abril, a confirmação: havia “luz verde” por parte da empresa para os preços dos pórticos passarem a estar incluídos nos mapas.

Agora, indica o portal Android Police, os preços das portagens já começaram mesmo a aparecer nos Google Maps.

Na semana passada apareceram os primeiros dados dispersos e neste fim-de-semana a informação já foi mais consistente e generalizada – embora não apareçam os valores portagem após portagem, mas sim o cálculo geral dos custos na viagem que o utilizador quer fazer.

Nesta segunda-feira a própria Google comentou com o portal que a novidade está a ser implementada na prática e que tudo está a correr bem.

Não adianta procurar preços de portagens em Portugal. Pelo menos, para já. Estados Unidos da América, Índia, Japão e Indonésia serão os países estreantes.

A análise às portagens só será possível nos dispositivos Android e iOS. Não há informações sobre a implementação dessa novidade nos computadores.

Uma novidade que vai dar jeito em viagens mais longas, agora que o Verão está quase a começar.

Só falta o Google Maps ajudar a encontrar gasolina mais barata.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. O Via Michelin já calcula portagens há muito tempo, aém dos custos em combustivel. Deviam calcular também os percursos feitos em autocaravana.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.