Por que o núcleo da Terra é mais quente que a superfície do Sol, mas é sólido?

Apesar de ser mais quente do que a superfície do sol, o núcleo interno da Terra é sólido devido à imensa pressão exercida pelas sucessivas camadas superiores no interior do planeta.

O núcleo da Terra, uma esfera metálica com aproximadamente 2.400 quilómetros de largura, está sujeito a pressões de cerca de 350 gigapascais, equivalentes a mais de três milhões de vezes a pressão atmosférica ao nível do mar.

Esta colossal pressão é suficiente para converter uma mistura de ferro, níquel e outros elementos de líquido para sólido.

Os cientistas descobriram que a temperatura na superfície do núcleo interno da Terra é de 5.700 a 6.200 ºC.

O facto de o núcleo interno da Terra ser sólido pode parecer contraditório, uma vez que os materiais, a altas temperaturas, geralmente passam de estado sólido para líquido, e de líquido para gasoso.

No entanto, da mesma forma como a água ferve a temperaturas mais baixas em altitudes mais elevadas devido à redução da pressão do ar, a pressão aumentada pode elevar a temperatura à qual uma substância funde, explica o IFLS.

Os cientistas determinam a temperatura na fronteira do núcleo interno sólido e do núcleo externo líquido calculando a pressão nesse ponto e estimando quão quentes os metais do núcleo podem ser, mantendo-se ainda sólidos.

ZAP // Freepik

Devido à falta de medições diretas, estas estimativas variam, mas uma desvio de 10% é considerado insignificante ao lidar com condições tão extremas.

Além disso, especula-se que o núcleo interno está a expandir-se lentamente, porque o núcleo está gradualmente a arrefecer à medida que a concentração de elementos radioativos que o aquecem diminui, fazendo com que partes do núcleo externo solidifiquem.

No entanto, não é absolutamente certo que o núcleo interno seja verdadeiramente sólido, devido à semelhança na forma como as vibrações viajam através de sólidos e líquidos extremamente viscosos.

Alguns cientistas avançam a hipótese de que, se o núcleo interno for de facto um líquido altamente viscoso.

Essa viscosidade poderia contribuir para o campo magnético do planeta e explicar por que motivo as ondas sísmicas demoram mais tempo a viajar, pelo interior da Terra, nas regiões equatoriais do que nas regiões polares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.