Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada.

Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo menos, dois itinerários, de acordo com os textos bíblicos.

“Eu estava a trabalhar no sul do deserto da Judeia numa estrada diferente que conectava Arade e Jordânia no início da Idade do Bronze”, disse o arqueólogo da Universidade Ben-Gurion do Negev, Eli Cohen-Sasson, autor principal do estudo, citado pelo The Jerusalem Post.

A investigação despertou o interesse por outros sistemas de estradas, especialmente depois de Cohen-Sasson encontrar um local que já era conhecido, mas que nunca tinha sido devidamente estudado, Nahal Gorer.

A equipa de investigadores notou que os artefactos de cerâmica encontrados pertenciam ao mesmo período — século IX ou VIII a.C. —, e começaram a examinar o que poderia ter sido a natureza do local.

As ligações entre Israel, Judeia e Edom são discutidas várias vezes na Bíblia. Aliás, numa das passagens é possível ler:

“Mas quando o rei Acab morreu, o rei de Moabe revoltou-se contra o domínio de Israel.
Por isso, o rei Jorão saiu de Samaria e reuniu todas as suas tropas.
Depois mandou dizer ao rei de Judá: «O rei de Moabe revoltou-se contra mim. Queres juntar-te a mim na guerra contra ele?» O rei Josafat respondeu: «Quero, sim! Eu e tu, os meus soldados e os teus, a minha cavalaria e a tua, somos o mesmo exército.
Mas por que caminho iremos?» Jorão respondeu: «Pelo deserto de Edom.»”

O reino de Edom estendia-se a uma área que cobria parte daquilo que é agora o sul de Israel e da Jordânia. Moabe também estava localizado na Jordânia moderna, na margem oriental do Mar Morto.

Na década de 1950, arqueólogos israelitas identificaram dois locais da Idade do Ferro que acreditavam estar localizados ao longo da estrada que ligava a Judeia a Edom.

No entanto, Cohen-Sasson alega que a rota que eles propuseram não fazia sentido e tinha desvios desnecessários. “Por que é que alguém gastaria meio dia extra a viajar se não precisasse?”, perguntou o investigador.

O que os investigadores encontraram em Gorer permitiu-lhes propor uma interpretação alternativa, argumentando que o que os seus colegas israelitas tinham encontrado eram, na verdade, duas estradas distintas.

“Quando começamos o nosso trabalho, percebemos que o local provava que havia duas estradas porque Gorer fica exatamente no cruzamento entre elas”, explicou Cohen-Sasson.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …