Se as pontes fossem inspiradas em membros, eram mais resistentes a terramotos

As colunas das pontes são normalmente formadas por grandes estruturas de betão monolítico que lhes conferem grande resistência. No entanto, têm um grande senão: a possibilidade de serem criadas fendas em caso de atividade sísmica.

Um novo estudo, publicado recentemente no Journal of Structural Engineering, sugere que construir este tipo de estruturas de suporte de carga a partir de secções e articulações inspiradas em membros pode não só fornecer maior durabilidade sob atividade sísmica, como também ser uma opção mais barata em caso de reparação das fissuras.

Uma equipa de engenheiros da Texas A&M University, nos Estados Unidos, tem explorado um projeto de ponte híbrida deslizante e oscilante como uma alternativa mais resistente a terramotos, quando comparada com os projetos convencionais.

De acordo com o New Atlas, este tipo de colunas oferece o mesmo suporte que as colunas típicas de betão, mas são capazes de absorver mais energia do balanço do solo, graças ao movimento de juntas e segmentos inspirados em membros humanos.

Se um terramoto abalar o solo, os segmentos individuais deslizam uns sobre os outros em vez de rachar.

“O nosso projeto é relativamente novo e, portanto, há pouca literatura científica. Adotamos uma abordagem não convencional para preencher a nossa lacuna de conhecimento, recrutando um painel de especialistas em danos e reparos de pontes”, disse o autor do estudo, Petros Sideris, adiantando que é necessário ainda muito trabalho até poderem aplicar este projeto no mundo real.

Os engenheiros submeteram as colunas híbridas de balanço deslizante, inspiradas em membros humanos, a vários testes que envolviam movimentos que simulavam atividade sísmica. As experiâncias permitiram observar os danos e estimar custos para os reparar.

A equipa descobriu que as colunas híbridas de balanço deslizante sofreram menos danos do que os designs convencionais e muito poucos danos em geral, mesmo quando submetidas a forças equivalentes a terramotos que ocorrem uma vez em alguns milhares de anos.

Quando foram danificadas, os engenheiros descobriram que podiam ser facilmente remendados com argamassa e fibras de carbono. “Novos projetos de pontes com um custo inicial de construção maior podem ser mais benéficos a longo prazo porque são mais resistentes”, defendeu Sideris.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …