Ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular pronta até final de abril

Galp

Projeto da ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular

Projeto da ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular

A ponte pedonal e ciclável que está a ser construída sobre a Segunda Circular, em Lisboa, estará pronta até ao final de abril, dois anos depois do prazo inicialmente estimado, informou esta sexta-feira o porta-voz da Galp.

O porta-voz da Galp, Pedro Marques Pereira, disse à agência Lusa que já foram levantados os constrangimentos de trânsito nas faixas centrais da Segunda Circular, impostos no início do ano para proceder às obras da ponte pedo-ciclável. Os condicionamentos de trânsito mantêm-se no entanto na saída para o Eixo Norte-Sul.

“A estrutura da ponte encontra-se concluída e o tabuleiro central totalmente suspenso, ou seja, já sem os apoios que obrigaram a limitar a circulação nas faixas centrais da via”, descreve Pedro Marques Pereira.

O porta-voz da Galp informou que “neste momento, decorrem essencialmente trabalhos de acabamentos e de instalação de equipamentos de segurança e iluminação (LED), bem como o arranjo dos espaços circundantes, zonas ajardinadas e acessos. Todos estes trabalhos deverão terminar até ao final de abril“.

Dois anos de atraso

Esta ponte tinha conclusão prevista para a primavera de 2012, mas o responsável recordou que as especificidades técnicas para a construção da ponte, como a impossibilidade, por motivos de segurança, da colocação de um pilar de sustentação no centro da ponte, em plena Segunda Circular, atrasou o processo.

A ponte tinha um custo estimado de 1,2 milhões de euros e seria construída pela Fundação Galp Energia, no âmbito de um protocolo que a entidade estabeleceu com a Câmara de Lisboa em 2009 para promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.

Um ano depois do prazo estimado para a conclusão da ponte, o custo das obras aumentou para 1,365 milhões e a execução do projeto passa para a Lisboagás, que só tinha disponibilidade para investir 900.000 euros.

A Câmara de Lisboa acabou por comparticipar a obra no valor remanescente, mediante a doação em pagamento de taxas de ocupação de subsolo devidas pela Lisboagás ao Município de Lisboa, uma comparticipação que foi criticada na altura pela oposição.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …