Ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular pronta até final de abril

Galp

Projeto da ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular

Projeto da ponte pedo-ciclável sobre a Segunda Circular

A ponte pedonal e ciclável que está a ser construída sobre a Segunda Circular, em Lisboa, estará pronta até ao final de abril, dois anos depois do prazo inicialmente estimado, informou esta sexta-feira o porta-voz da Galp.

O porta-voz da Galp, Pedro Marques Pereira, disse à agência Lusa que já foram levantados os constrangimentos de trânsito nas faixas centrais da Segunda Circular, impostos no início do ano para proceder às obras da ponte pedo-ciclável. Os condicionamentos de trânsito mantêm-se no entanto na saída para o Eixo Norte-Sul.

“A estrutura da ponte encontra-se concluída e o tabuleiro central totalmente suspenso, ou seja, já sem os apoios que obrigaram a limitar a circulação nas faixas centrais da via”, descreve Pedro Marques Pereira.

O porta-voz da Galp informou que “neste momento, decorrem essencialmente trabalhos de acabamentos e de instalação de equipamentos de segurança e iluminação (LED), bem como o arranjo dos espaços circundantes, zonas ajardinadas e acessos. Todos estes trabalhos deverão terminar até ao final de abril“.

Dois anos de atraso

Esta ponte tinha conclusão prevista para a primavera de 2012, mas o responsável recordou que as especificidades técnicas para a construção da ponte, como a impossibilidade, por motivos de segurança, da colocação de um pilar de sustentação no centro da ponte, em plena Segunda Circular, atrasou o processo.

A ponte tinha um custo estimado de 1,2 milhões de euros e seria construída pela Fundação Galp Energia, no âmbito de um protocolo que a entidade estabeleceu com a Câmara de Lisboa em 2009 para promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.

Um ano depois do prazo estimado para a conclusão da ponte, o custo das obras aumentou para 1,365 milhões e a execução do projeto passa para a Lisboagás, que só tinha disponibilidade para investir 900.000 euros.

A Câmara de Lisboa acabou por comparticipar a obra no valor remanescente, mediante a doação em pagamento de taxas de ocupação de subsolo devidas pela Lisboagás ao Município de Lisboa, uma comparticipação que foi criticada na altura pela oposição.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …