Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

(dr) Sergey Koposov

Imagem ilustrativa da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir.

A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços espirais pontilhados de estrelas da nossa vizinhança galáctica com o telescópio Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), quando descobriu a região de estrelas azuis brilhantes, a que chamou de esporão de Cepheus.

Entre o Braço de Orion – onde está o nosso Sistema Solar – e a constelação de Perseu, o esporão de Cepheus é um cinturão entre dois braços espirais preenchido com estrelas muito grandes (com cerca de três vezes o tamanho do Sol) e de cor azul (por causa da sua temperatura escaldante).

De acordo com o Live Science, as estrelas gigantes azuis são “estrelas OB” devido aos comprimentos de onda de luz predominantemente azuis que emitem. Segundo os astrónomos, são as estrelas maiores, mais raras, mais quentes e de vida mais curta de toda a Via Láctea.

As suas violentas reações nucleares tornam-nas seis vezes mais quentes do que o Sol. Além disso, as enormes explosões estelares que acabam com as suas vidas – supernovas – espalham os elementos pesados ​​essenciais para a vida complexa em toda a galáxia.

Michelangelo Pantaleoni González, do Centro de Astrobiologia (CAB), disse ao portal que “estrelas OB são raras”, sendo que, “numa galáxia com 400 mil milhões de estrelas, pode haver menos de 200 mil“.

A equipa, que publicou o artigo científico em março na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, encontrou as estrelas em áreas do Espaço que pensava estarem vazias.

“Após meses de trabalho, vimos este bonito mapa pela primeira vez”, disse o investigador. “Senti-me como um explorador da iluminação, a traçar os primeiros mapas precisos do nosso mundo – mas agora noutra escala. Senti-me extremamente humilde e minúsculo a ver o quão vasta é a nossa vizinhança estelar”, descreveu.

Esta nova região é uma parte do disco galáctico espiral que compreende a maior parte do material da Via Láctea. Os cientistas suspeitam que analisar a posição do esporão de Cepheus – que está ligeiramente acima do disco galáctico – pode fornecer algumas dicas sobre o passado da nossa galáxia.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estrelas prestes a explodir… Tendo em conta que essas estrelas estão a milhões de anos luz, o mais provável é que já tenham explodido (os astrónomos é que ainda não sabem).

RESPONDER

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …