Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

(dr) Sergey Koposov

Imagem ilustrativa da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir.

A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços espirais pontilhados de estrelas da nossa vizinhança galáctica com o telescópio Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), quando descobriu a região de estrelas azuis brilhantes, a que chamou de esporão de Cepheus.

Entre o Braço de Orion – onde está o nosso Sistema Solar – e a constelação de Perseu, o esporão de Cepheus é um cinturão entre dois braços espirais preenchido com estrelas muito grandes (com cerca de três vezes o tamanho do Sol) e de cor azul (por causa da sua temperatura escaldante).

De acordo com o Live Science, as estrelas gigantes azuis são “estrelas OB” devido aos comprimentos de onda de luz predominantemente azuis que emitem. Segundo os astrónomos, são as estrelas maiores, mais raras, mais quentes e de vida mais curta de toda a Via Láctea.

As suas violentas reações nucleares tornam-nas seis vezes mais quentes do que o Sol. Além disso, as enormes explosões estelares que acabam com as suas vidas – supernovas – espalham os elementos pesados ​​essenciais para a vida complexa em toda a galáxia.

Michelangelo Pantaleoni González, do Centro de Astrobiologia (CAB), disse ao portal que “estrelas OB são raras”, sendo que, “numa galáxia com 400 mil milhões de estrelas, pode haver menos de 200 mil“.

A equipa, que publicou o artigo científico em março na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, encontrou as estrelas em áreas do Espaço que pensava estarem vazias.

“Após meses de trabalho, vimos este bonito mapa pela primeira vez”, disse o investigador. “Senti-me como um explorador da iluminação, a traçar os primeiros mapas precisos do nosso mundo – mas agora noutra escala. Senti-me extremamente humilde e minúsculo a ver o quão vasta é a nossa vizinhança estelar”, descreveu.

Esta nova região é uma parte do disco galáctico espiral que compreende a maior parte do material da Via Láctea. Os cientistas suspeitam que analisar a posição do esporão de Cepheus – que está ligeiramente acima do disco galáctico – pode fornecer algumas dicas sobre o passado da nossa galáxia.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estrelas prestes a explodir… Tendo em conta que essas estrelas estão a milhões de anos luz, o mais provável é que já tenham explodido (os astrónomos é que ainda não sabem).

RESPONDER

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …