Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

(dr) Sergey Koposov

Imagem ilustrativa da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir.

A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços espirais pontilhados de estrelas da nossa vizinhança galáctica com o telescópio Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), quando descobriu a região de estrelas azuis brilhantes, a que chamou de esporão de Cepheus.

Entre o Braço de Orion – onde está o nosso Sistema Solar – e a constelação de Perseu, o esporão de Cepheus é um cinturão entre dois braços espirais preenchido com estrelas muito grandes (com cerca de três vezes o tamanho do Sol) e de cor azul (por causa da sua temperatura escaldante).

De acordo com o Live Science, as estrelas gigantes azuis são “estrelas OB” devido aos comprimentos de onda de luz predominantemente azuis que emitem. Segundo os astrónomos, são as estrelas maiores, mais raras, mais quentes e de vida mais curta de toda a Via Láctea.

As suas violentas reações nucleares tornam-nas seis vezes mais quentes do que o Sol. Além disso, as enormes explosões estelares que acabam com as suas vidas – supernovas – espalham os elementos pesados ​​essenciais para a vida complexa em toda a galáxia.

Michelangelo Pantaleoni González, do Centro de Astrobiologia (CAB), disse ao portal que “estrelas OB são raras”, sendo que, “numa galáxia com 400 mil milhões de estrelas, pode haver menos de 200 mil“.

A equipa, que publicou o artigo científico em março na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, encontrou as estrelas em áreas do Espaço que pensava estarem vazias.

“Após meses de trabalho, vimos este bonito mapa pela primeira vez”, disse o investigador. “Senti-me como um explorador da iluminação, a traçar os primeiros mapas precisos do nosso mundo – mas agora noutra escala. Senti-me extremamente humilde e minúsculo a ver o quão vasta é a nossa vizinhança estelar”, descreveu.

Esta nova região é uma parte do disco galáctico espiral que compreende a maior parte do material da Via Láctea. Os cientistas suspeitam que analisar a posição do esporão de Cepheus – que está ligeiramente acima do disco galáctico – pode fornecer algumas dicas sobre o passado da nossa galáxia.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estrelas prestes a explodir… Tendo em conta que essas estrelas estão a milhões de anos luz, o mais provável é que já tenham explodido (os astrónomos é que ainda não sabem).

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …