/

Polvos fêmeas atiram coisas aos machos mais “irritantes”

Polvo da espécie Octopus tetricus

Cientistas observaram algumas fêmeas da espécie de polvo Octopus tetricus a atirar coisas contra os machos que se tentavam aproximar para acasalar.

Em 2015, cientistas observaram, pela primeira vez, na chamada “Octopolis”, um lugar na costa leste da Austrália onde se reúnem muitos polvos da espécie Octopus tetricus, estes animais a atirarem objetos contra outros.

Agora, conta o site Science Alert, os investigadores descobriram que os polvos que faziam isso eram sobretudo fêmeas e consideram que, em alguns casos, estarão a tentar repelir machos excessivamente “carinhosos”.

“Estes arremessos são realizados agarrando o objeto e segurando-o nos braços e, de seguida, expelindo-o sob pressão. A força não é transmitida pelos braços, como num arremesso humano, mas os braços organizam a projeção do material pelo jato”, escreveram os autores do artigo publicado, a 19 de agosto, no repositório de pré-publicação bioRxiv (o que significa que ainda falta a revisão por pares).

“No geral, o arremesso é mais visto nas fêmeas e vimos apenas um caso de arremesso por parte de um macho. Os polvos que foram atingidos incluíam outras fêmeas, que estavam em tocas próximas, e machos que tentaram acasalar com a fêmea que atirou o objeto”, explicam.

Tal como recorda o mesmo site, muitos animais atiram objetos contra outros e há muitas razões que explicam isso, como por exemplo, para servir de ameaça, comportamento defensivo ou relacionado com a captura das suas presas. No entanto, a maioria das espécies que o faz fá-lo contra outras espécies, e não contra os da sua “equipa”.

Para tentar perceber o motivo destas fêmeas, os investigadores montaram câmaras GoPro no local, tendo captado mais de uma centena de situações. Ao analisar todos os vídeos, a equipa notou que parecia haver dois tipos principais de arremesso.

O primeiro estava relacionado com “tarefas domésticas”, isto é, tentativas de manter os seus covis acolhedores e livres de detritos indesejados. Porém, o segundo arremesso parecia ser um pouco mais direcionado.

Fêmeas, sobretudo, foram vistas a atirar objetos contra outros polvos em ataques direcionados. No geral, as conchas foram o material mais comummente lançado, com 55 ocorrências registadas.

Em 33% destas situações, o objeto arremessado atingiu realmente o alvo pretendido, com o silte (sedimentos mais pequenos do que a areia e maiores do que a argila) a revelar ser a melhor “arma” nessa tarefa.

Outra explicação, talvez um pouco mais controversa, pode ser que os arremessos nem sempre são necessariamente direcionados, podendo ser apenas uma forma de libertar a raiva ou a frustração.

De qualquer forma, este tipo de arremessos parece desempenhar algum papel social entre os polvos.

“Se forem realmente direcionados, estes arremessos são direcionados a indivíduos da mesma população em interações sociais – a forma menos comum de arremesso não humano”, concluíram os autores do artigo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.