É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde.

A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada pela equipa de investigadores na Marine Biology. No artigo científico, os cientistas explicam o nome que foi escolhido para batizar o polvo “apanhado” nas profundezas do Oceano Índico.

O animal chama-se “Dumbo” por causa das barbatanas em forma de orelhas que fazem lembrar a famosa personagem do elefante da Disney. A estranha criatura marinha (Grimpoteuthis) foi observada duas vezes no no Java Trench, no leito do Índico, a 5.760 e 6.957 metros de profundidade.

Os cientistas mergulharam nos lugares mais profundos do mar durante um ano meio e fizeram esta descoberta em abril. À CNN, Alan Jamieson, ecologista marinho, disse que a equipa ficou muito surpreendida com a aparição de Dumbo: depois de 100 mergulhos, os investigadores da expedição The Five Deeps já tinham uma ideia dos animais que vivem nas águas mais profundas, mas não estavam à espera de ver o polvo.

“Como habitualmente, filmamos quase o mesmo material, mas, de repente, no meio de um mergulho a cerca de 6 mil metros, um polvo Dumbo simplesmente voa à frente da câmara”, contou. Depois da primeira aparição, os cientistas voltaram a mergulhar, mas, desta vez, um pouco mais fundo – a 7 mil metros.

Alan Jamieson foi o pioneiro na exploração das profundezas dos oceanos, usando um equipamento especial chamado lander. O equipamento é lançado ao mar por navios de investigação, ficam no leito do oceano e gravam o que por lá se passa.

O cientista considera que esta descoberta pode mudar a perceção das pessoas que acham que o fundo do mar é povoado por criaturas estranhas e assustadoras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …