Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

Kirill Kudryavtsev / EPA

Jogador Juraj Kucka (D) da seleção da Eslováquia comemora com companheiros de equipa depois de ter vencido a Polónia

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia.

O guarda-redes Wojciech Szczesny, aos 18 minutos, na própria baliza, e Milan Skriniar, aos 64, marcaram os golos dos eslovacos, enquanto Karol Linetty faturou, aos 46, para os polacos, que jogaram com 10 desde os 62, por expulsão de Grzegorz Krychowiak.

A primeira ronda do agrupamento completa-se hoje, com o embate entre a Espanha, campeã europeia em 1964, 2008 e 2012, e a Suécia, marcado para Sevilha, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).

Expulsão travou reacção polaca

De pouco ou nada serviu à Polónia ter mais bola (58%) na primeira parte, algo a que não está muito habituada (foi apenas a 22ª selecção com mais tempo de posse de bola na fase de apuramento).

Os polacos raramente criaram perigo e não acertaram qualquer remate na baliza (em sete disparos), apesar das 14 acções na grande área contrária nos primeiros 45 minutos.

A Eslováquia pareceu sempre mais perigosa e marcou na sequência de um lance de inspiração de Róbert Mak e de infelicidade de Szczęsny, que viu a bola embater-lhe nas costas e entrar para o fundo das redes, vinda do poste da sua baliza.

A segunda parte começou com a reacção polaca e o golo do empate, logo a abrir. Assistido por Rybus, Linetty marcou. E, motivada, a Polónia continuou a mandar na posse de bola, mas foi traída pela expulsão de Krychowiak aos 62 minutos.

Na sequência de um pontapé de canto, Hamsik cruzou, a bola sobrevoou toda a gente e Škriniar rematou fulminante para o 2-1. A Polónia tentou tudo para chegar ao empate, mas Dubravka mostrou segurança na baliza eslovaca.

Melhor em Campo

O central do Inter esteve à altura do que se lhe pedia frente a um ataque onde pontificava alguém que dá pelo nome de Robert Lewandowski.

Não só liderou a defesa da Eslováquia, com dez alívios e dois bloqueios a remates polacos, como mostrou uma notável eficácia no passe (96%) e ainda teve tempo de ir lá à frente marcar, com enorme classe, num excelente gesto técnico, o golo decisivo da partida, no único remate que fez no jogo. Tudo somado, resultou num GoalPoint Rating de 7.6 e numa saborosa vitória eslovaca.

Destaques da Polónia

Karol Linetty 6.5 – O médio de 26 anos do Torino esteve em destaque do lado polaco, não só pelo golo marcado, mas pelos dois passes para finalização e cinco passes valiosos que fez ao longo dos 71 minutos em que esteve em campo. Além disso, foi o segundo jogador da Polónia com mais acções dentro da grande área adversária (cinco), apenas superado por Lewandowski (6).

Robert Lewandowski 5.3 – A estrela da companhia ficou em branco, mas não foi por não ter tentado o golo, tendo sido mesmo o jogador que mais rematou no encontro (5). Ainda assim, não conseguiu acertar no alvo nenhum dos cinco remates que tentou e somou dez perdas de posse, quatro da quais devido a maus controlos de bola.

Destaques da Eslováquia

Juraj Kucka 6.7 – Apesar de ter falhado 11 passes (apenas 72% de eficácia nesse capítulo), o veterano médio do Parma foi determinante no meio-campo eslovaco, tendo ganho os quatro duelos aéreos ofensivos que disputou, bem como dois dos três defensivos, e logrado ainda seis intercepções, mais do que qualquer outro jogador em campo.

Marek Hamšík 6.0 – Com uma assistência (na marcação de um canto, para o segundo golo), dois passes para finalização e quatro acções com bola na grande área polaca, Hamšík foi importante para a vitória também a defender, com seis recuperações de bola. Só o polaco Jozwiak conseguiu mais (nove).

Resumo

ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …