/

“Políticos devem ser colocados contra a parede”. Greta pede desculpa

6

UNclimatechange / Fotos Públicas

Greta Thunberg

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência.

A sueca de 16 anos fez este comentário na sexta-feira, durante um discurso para jovens ativistas na cidade italiana de Turin. Thunberg explicou mais tarde que tinha feito uma tradução literal do sueco, em que a expressão que usou significava colocar a alguém perguntas difíceis.

É o que acontece quando improvisas discursos numa segunda língua. Mas claro que peço desculpas se ninguém entendeu isso”, escreveu hoje Greta Thunberg na rede social Twitter.

Esta sexta-feira, Thunberg disse à multidão em Turim que os líderes mundiais estavam a fugir das suas responsabilidades na luta contra as mudanças climáticas. “Temos de ter a certeza de que eles não conseguem fazer isso”, disse a jovem ativista.

“Vamos certificarmo-nos de que eles, que nós os vamos colocar contra a parede, e que eles terão de fazer o seu trabalho e proteger o nosso futuro”. Após estas declarações, algumas vozes manifestaram o seu protesto nas redes sociais, interpretando o comentário de Greta como um apelo à violência contra os políticos.

No Twitter, Thunberg esclareceu que ela e o movimento de jovens que ela inspirou são “contra todas as formas de violência”.

ZAP // Lusa

6 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.