Ex-espiões criam “secreta privada” para vender informações a políticos e empresários

Há ex-agentes do Serviço de Informações a trabalharem para políticos e empresários na recolha de dados privilegiados para as respectivas actividades – um dado confirmado pelos responsáveis da Intellcorp, a primeira secreta privada nacional.

A empresa Intellcorp, que integra ex-quadros do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), está a trabalhar para políticos e empresários “no domínio das gestão e recolha de informações”, apurou o Diário de Notícias.

A publicação avança que um dos dirigentes desta empresa é Rúben Ribeiro, ex-quadro superior do SIED, e refere que “há pelo menos outros dois ex-espiões entre os colaboradores que foram do SIED e outro do SIS”.

O co-fundador da Intellcorp, David Santos, diz ao DN que a empresa já tem “alguns políticos e empresários clientes, em Portugal e no estrangeiro”.

O objectivo desta “espécie de secretas privadas” é prestar serviços a “políticos com ambição de ascensão a qualquer tipo de poder e a políticos já estabelecidos”, ou a “empresários que querem estar preparados para os desafios com que se comprometeram”, conforme frisa o diário.

Trata-se da primeira empresa deste género a ser constituída em Portugal, propondo-se a recolher informações “não só através de fontes abertas, mas também através dos canais próprios e contactos que têm”, explica David Santos ao jornal.

“Conseguimos em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém“, refere o dirigente da empresa.

O constitucionalista e ex-presidente do Conselho de Fiscalização das secretas, Jorge Bacelar Gouveia, releva no DN que este serviço não encerra qualquer ilegalidade e que se “assemelha ao dos detectives privados, uma actividade que não está legislada e permite alguma liberdade de acção”, concluindo assim, que a Lei devia ser “mais apertada”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes senhores continuam a receber do estado (CGA) a respectiva pensão, e não lhes é pedido o cumprimento da confidencialidade que o cargo que exerciam exige?….
    É inacreditavel que o ex-presidente do conselho de fiscalização das secreta , o socialista Bacelar Gouveia já nosso conhecido pelas suas opiniões aberrantes venha dizer-nos que não há ilegalidades e que está tudo bem nesta “pide” privada, só falta agora a Comissão Nacional de Proteção de de dados tambem vir dizer que esta atividade é legal….

RESPONDER

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …