Polícias vão poder mandar em militares (mas só em casos excecionais)

José Sena Goulão / Lusa

Um acordo histórico vai permitir que as polícias tenham “direção operacional” dos militares em situações excecionais, onde sejam necessárias patrulhas mistas para fazer frente a uma ameaça terrorista ou a qualquer outra situação que possa levar à declaração de estado de sítio ou de emergência.

Desta forma, este acordo, que é avançado pelo Diário de Notícias, vai permitir às duas forças trabalharem sob a mesma direção exclusivamente em situação de estado de sítio e estado de emergência, já que essa é o requisito fixado no Artigo 275º da Constituição para levar a uma atuação das Forças Armadas.

No Artigo 19º, é determinado que aqueles estados de exceção só podem ser declarados em casos de “agressão efetiva ou iminente por forças estrangeiras, de grave ameaça ou perturbação da ordem constitucionalmente democrática ou de calamidade pública”.

Além de formarem patrulhas mistas, segundo o DN, as duas forças podem ainda colaborar no sentido de partilharem informações ou também de se apoiarem mutuamente em questões relativas a sistemas de comunicações ou ainda temas logísticos, como instalações, transportes e meios sanitários.

O acordo resulta de negociações de mais de um ano de duração entre a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Helena Fazenda, e chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), o almirante Silva Ribeiro.

Uma fonte ligada às negociações disse àquele jornal que este foi um processo “muito complexo e demorado, principalmente porque foi necessário construir confiança dos dois lados”. Do lado dos militares havia “receio de serem mandados pelos políticas” e da parte dos polícias havia o receio de os “militares chegarem e tomarem conta”.

Para evitar sobreposições ou atropelos hierárquicos, o sistema definido para estas situações de exceção, os militares consentiram ceder a “direção operacional” às forças de segurança — foram evitadas as expressões “comando” ou “controlo” —, mas garantiram que o comando continuaria a ser o da hierarquia militar, explica o DN. Também ali ficou definido que os militares só iriam para o terreno caso estivessem armados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …