Polícia salva menina que tentava suicidar-se em direto no Facebook

O vídeo que uma adolescente do Estado norte-americano da Geórgia transmitiu em direto no Facebook com uma tentativa de suicídio esteve o tempo suficiente no ar para as autoridades atuarem e salvarem a menor.

Este caso está a ser analisado pelos responsáveis da rede social e por especialistas em saúde mental, para verem como pode a utilização das redes sociais ajudar a salvar essas pessoas.

No dia 2 de maio, uma rapariga de 15 anos tomou comprimidos e colocou um saco de plástico na cabeça numa tentativa de suicídio, disse o departamento do xerife do condado de Bibb, depois de um dos seus agentes ter encontrado a menor inconsciente, mas com pulso, estando atualmente com um quadro favorável que aponta para a sua recuperação.

Um mês antes, o Facebook tinha sido alertado para outro possível suicídio, por isso tomou a decisão de manter o vídeo online.

Esta decisão permitiu que a força de segurança “usasse esse vídeo em direto para comunicar com a pessoa e ajudar a salvar a sua vida“, afirmou.

“Assim, muito do que estamos a tentar fazer não se prende só com a retirada do conteúdo, mas também com ajudar as pessoas quando estão em risco na plataforma”, acrescentou.

Na Geórgia, uma das pessoas que estava a ver o vídeo ligou para o número de emergência. Apenas os amigos da adolescente podiam ver o vídeo devido às opções de privacidade, mas a sargento Linda Howard, que tinha um sobrinho que era amigo da jovem no Facebook, conseguiu ter acesso ao vídeo e confirmou que não era uma partida.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …