Polícia moçambicana prende homem que tentava traficar filho de 4 anos

A Polícia de Gondola, Manica, centro de Moçambique, deteve um homem por tráfico e tentativa de venda do seu próprio filho, supostamente para sustentar outra parte da família.

Esperança Calisto, comandante distrital da Polícia de Gondola, disse à agência Lusa que o homem teve contactos com um vizinho para intermediar o negócio da venda de uma criança de quatro anos, viva ou através dos seus órgãos.

“O vizinho denunciou o plano a polícia, que iniciou investigações montando um falso comprador até que o homem foi detido no interior de um cemitério na região de Inchope, local combinado para fechar o negócio”, explicou Esperança Calisto.

Ainda segundo a Polícia, o homem dirigiu-se para o cemitério no princípio da tarde com a criança, além de uma catana e um bidão plástico, e estava disposto a vender, de acordo com a vontade do cliente.

“O homem estava disposto a vender a criança viva, ou parte dos órgãos. No ato da detenção ele levava uma catana para responder a qualquer pretensão do cliente”, precisou Esperança Calisto.

Em 2012, as autoridades de Manica ativaram um “alerta vermelho”, com a intensificação de casos de tráfico de seres e órgãos humanos, tendo em 2013 iniciado a investigação a várias igrejas.

A polícia associava o aumento de implantação de seitas religiosas e centros de acolhimentos de crianças órfãs e vulneráveis com o aumento de casos de tráfico, sobretudo de crianças, na região.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …