Polícia moçambicana prende homem que tentava traficar filho de 4 anos

A Polícia de Gondola, Manica, centro de Moçambique, deteve um homem por tráfico e tentativa de venda do seu próprio filho, supostamente para sustentar outra parte da família.

Esperança Calisto, comandante distrital da Polícia de Gondola, disse à agência Lusa que o homem teve contactos com um vizinho para intermediar o negócio da venda de uma criança de quatro anos, viva ou através dos seus órgãos.

“O vizinho denunciou o plano a polícia, que iniciou investigações montando um falso comprador até que o homem foi detido no interior de um cemitério na região de Inchope, local combinado para fechar o negócio”, explicou Esperança Calisto.

Ainda segundo a Polícia, o homem dirigiu-se para o cemitério no princípio da tarde com a criança, além de uma catana e um bidão plástico, e estava disposto a vender, de acordo com a vontade do cliente.

“O homem estava disposto a vender a criança viva, ou parte dos órgãos. No ato da detenção ele levava uma catana para responder a qualquer pretensão do cliente”, precisou Esperança Calisto.

Em 2012, as autoridades de Manica ativaram um “alerta vermelho”, com a intensificação de casos de tráfico de seres e órgãos humanos, tendo em 2013 iniciado a investigação a várias igrejas.

A polícia associava o aumento de implantação de seitas religiosas e centros de acolhimentos de crianças órfãs e vulneráveis com o aumento de casos de tráfico, sobretudo de crianças, na região.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …