Polícia italiana apreende arsenal de guerra a simpatizantes da extrema-direita

(dr) Polizia di Stato

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do país.

Esta operação antiterrorista foi dirigida a italianos “de ideologia extremista” que terão combatido ao lado dos rebeldes pró-russos contra as tropas ucranianas na região do Donbass, refere a agência noticiosa Efe.

“Durante a operação foi apreendido um míssil ar-ar em perfeito estado e utilizado pelo exército do Qatar”, indica a polícia em comunicado através do qual difundiu as imagens do míssil. Em simultâneo, os polícias detetaram 20 armas de guerra sofisticadas, incluindo espingardas de assalto automáticas “de última geração”, numerosas munições e material de propaganda neonazi.

Na operação foram detidas três pessoas, Fabio Del Bergiolo, 50 anos, antigo candidato do grupo neofascista Forza Nuova, um suíço de 42 anos e um italiano de 51 anos, intercetados perto do aeroporto de Forli (nordeste), suspeitos de terem tentado vender o míssil.

As suspeitas sobre Del Bergiolo nasceram de telefonemas que intercetaram as suas tentativas de vender o míssil de guerra por cerca de 470 mil euros, segundo escreve o jornal italiano La Reppublica.

“Temos algumas ideias sobre o que poderemos fazer com o material apreendido, mas de momento não podemos revelar as hipóteses”, declarou aos média o chefe da polícia de Turim, Giuseppe De Mateis. “De momento, nenhum elemento nos permite pensar em projetos subversivos”, acrescentou Eugénio Spina, um responsável do setor antiterrorismo.

Nas últimas semanas a polícia desencadeou diversas operações contra círculos de extrema-direita em Turim. A última, em 9 de julho, implicou a detenção de Fabio Carlo D’Allia, acusado de apologia do fascismo e detenção de munições de guerra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …