Polícia italiana apreende arsenal de guerra a simpatizantes da extrema-direita

(dr) Polizia di Stato

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do país.

Esta operação antiterrorista foi dirigida a italianos “de ideologia extremista” que terão combatido ao lado dos rebeldes pró-russos contra as tropas ucranianas na região do Donbass, refere a agência noticiosa Efe.

“Durante a operação foi apreendido um míssil ar-ar em perfeito estado e utilizado pelo exército do Qatar”, indica a polícia em comunicado através do qual difundiu as imagens do míssil. Em simultâneo, os polícias detetaram 20 armas de guerra sofisticadas, incluindo espingardas de assalto automáticas “de última geração”, numerosas munições e material de propaganda neonazi.

Na operação foram detidas três pessoas, Fabio Del Bergiolo, 50 anos, antigo candidato do grupo neofascista Forza Nuova, um suíço de 42 anos e um italiano de 51 anos, intercetados perto do aeroporto de Forli (nordeste), suspeitos de terem tentado vender o míssil.

As suspeitas sobre Del Bergiolo nasceram de telefonemas que intercetaram as suas tentativas de vender o míssil de guerra por cerca de 470 mil euros, segundo escreve o jornal italiano La Reppublica.

“Temos algumas ideias sobre o que poderemos fazer com o material apreendido, mas de momento não podemos revelar as hipóteses”, declarou aos média o chefe da polícia de Turim, Giuseppe De Mateis. “De momento, nenhum elemento nos permite pensar em projetos subversivos”, acrescentou Eugénio Spina, um responsável do setor antiterrorismo.

Nas últimas semanas a polícia desencadeou diversas operações contra círculos de extrema-direita em Turim. A última, em 9 de julho, implicou a detenção de Fabio Carlo D’Allia, acusado de apologia do fascismo e detenção de munições de guerra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …