Polícia iraquiana acusada de torturar e executar civis na ofensiva contra Mossul

metrod / Flickr

Mossul, Iraque

As autoridades iraquianas vão investigar relatos de que elementos da polícia iraquiana torturaram e mataram civis de aldeias próximas de Mossul, por suspeitas de pertencerem ao Estado Islâmico.

A denúncia foi revelada pela Amnistia Internacional (AI), que visitou a província de Ninawa e reuniu provas de que pelo menos seis pessoas foram executadas no final de outubro.

“Homens com o uniforme da Polícia Federal Iraquiana realizaram vários assassinatos ilegais, torturando e depois deliberadamente matando a sangue frio residentes em aldeias no sul de Mossul”, disse Lynn Maalouf, vice-diretora do gabinete regional de Beirute da AI.

Segundo a organização defensora dos direitos humanos, cerca de 10 homens e um menino de 16 anos foram capturados pela polícia local. Os civis terão acenado com um pano branco e levantado as camisas para mostrar que não estavam a usar cintos explosivos e não representavam uma ameaça.

Os homens foram levados para uma zona deserta, onde foram agredidos com fios elétricos e cabos de espingardas. Os alegados polícias terão espancado e pontapeado os civis, pegando fogo à barba de um deles.

As vítimas foram ainda obrigadas a deitar-se de estômago para baixo e os agressores dispararam tiros entre as suas pernas, acusando-os de serem membros do Daesh.

Os iraquianos Ahmed Mahmoud Dakhil e Rashid Ali Khalaf foram separados do grupo maior, destaca a organização, onde a polícia iraquiana os espancou cruelmente antes de os matar. Os corpos foram encontrados cinco dias depois.

De acordo com informações recebidas pela Amnistia Internacional, outros quatro cadáveres foram descobertos e, posteriormente, enterrados sem autópsias.

“Matar deliberadamente detidos e outras pessoas indefesas é proibido pela lei humanitária internacional e é um crime de guerra”, destacou Lynn Maalouf.

“Quando a operação militar de Mosul começou, o primeiro-ministro Haider al-Abadi deixou claro que não seriam toleradas violações pelas forças armadas iraquianas e os seus aliados. Agora é a hora de al-Abadi provar isso”, sublinhou.

Para além de solicitar uma investigação, a Amnistia Internacional apela às autoridades iraquianas que garantam que as testemunhas dos crimes e as suas famílias sejam protegidas contra ataques de vingança ou intimidação.

Segundo dados da ONU, cerca de 1,5 milhões de civis continuam encurralados em Mossul e podem ser afetados pelas operações para a reconquista da cidade controlada pelo Daesh desde 2014.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …