Polícia iraquiana acusada de torturar e executar civis na ofensiva contra Mossul

metrod / Flickr

Mossul, Iraque

As autoridades iraquianas vão investigar relatos de que elementos da polícia iraquiana torturaram e mataram civis de aldeias próximas de Mossul, por suspeitas de pertencerem ao Estado Islâmico.

A denúncia foi revelada pela Amnistia Internacional (AI), que visitou a província de Ninawa e reuniu provas de que pelo menos seis pessoas foram executadas no final de outubro.

“Homens com o uniforme da Polícia Federal Iraquiana realizaram vários assassinatos ilegais, torturando e depois deliberadamente matando a sangue frio residentes em aldeias no sul de Mossul”, disse Lynn Maalouf, vice-diretora do gabinete regional de Beirute da AI.

Segundo a organização defensora dos direitos humanos, cerca de 10 homens e um menino de 16 anos foram capturados pela polícia local. Os civis terão acenado com um pano branco e levantado as camisas para mostrar que não estavam a usar cintos explosivos e não representavam uma ameaça.

Os homens foram levados para uma zona deserta, onde foram agredidos com fios elétricos e cabos de espingardas. Os alegados polícias terão espancado e pontapeado os civis, pegando fogo à barba de um deles.

As vítimas foram ainda obrigadas a deitar-se de estômago para baixo e os agressores dispararam tiros entre as suas pernas, acusando-os de serem membros do Daesh.

Os iraquianos Ahmed Mahmoud Dakhil e Rashid Ali Khalaf foram separados do grupo maior, destaca a organização, onde a polícia iraquiana os espancou cruelmente antes de os matar. Os corpos foram encontrados cinco dias depois.

De acordo com informações recebidas pela Amnistia Internacional, outros quatro cadáveres foram descobertos e, posteriormente, enterrados sem autópsias.

“Matar deliberadamente detidos e outras pessoas indefesas é proibido pela lei humanitária internacional e é um crime de guerra”, destacou Lynn Maalouf.

“Quando a operação militar de Mosul começou, o primeiro-ministro Haider al-Abadi deixou claro que não seriam toleradas violações pelas forças armadas iraquianas e os seus aliados. Agora é a hora de al-Abadi provar isso”, sublinhou.

Para além de solicitar uma investigação, a Amnistia Internacional apela às autoridades iraquianas que garantam que as testemunhas dos crimes e as suas famílias sejam protegidas contra ataques de vingança ou intimidação.

Segundo dados da ONU, cerca de 1,5 milhões de civis continuam encurralados em Mossul e podem ser afetados pelas operações para a reconquista da cidade controlada pelo Daesh desde 2014.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …