O chefe da polícia de trânsito de Teerão anunciou que nos últimos oito meses foram tomadas medidas contra cerca de 40 mil carros com mulheres que não cobriam corretamente a cabeça com um lenço.
O general Teymur Hosseini afirmou à agência de notícias Isna que “na maioria dos casos, as viaturas foram apreendidas e o dossier foi enviado para o tribunal”.
Em novembro, a polícia de Terrão tinha anunciado que seriam apreendidos durante uma semana os carros com uma condutora ou passageira sem lenço ou com este mal colocado.
Desde a revolução islâmica de 1979, a utilização do lenço na cabeça é obrigatória no Irão para as mulheres, tanto para mulheres iranianas como estrangeiras, e independentemente da sua religião.
Nos últimos anos, no entanto, tem havido mais tolerância do código de vestuário das mulheres. Nas ruas da capital e de outras grandes cidades, por exemplo, não é raro ver condutoras com os lenços sobre os ombros ou mulheres com casacos mais justos e mais curtos do que era habitual.
O presidente Hassan Rohani, um religioso moderado eleito em junho de 2013, defende uma maior abertura política e social do país, nomeadamente no que se refere ao respeito do código de vestuário.
ZAP
Normal ainda no outro dia um policia me mandou parar por nao ter o capacete bem apertado.
deve ter sido para ver se elas eram bonitas ou feias..
Pela santa ambrozina das apaniguadas de azimute em riste!
Va la que podem conduzir…
Maus, mas bem que melhor que na Arábia Saudita, país amigo do americanos, onde nem deixam as mulheres conduzir…