/

Polícia francesa abriu investigação à participação de ministros em festas ilegais (mas afinal era mentira)

A polícia francesa anunciou que abriu uma investigação à alegada participação de ministros em festas e jantares ilegais realizadas em locais exclusivos de Paris sem respeitar as normas de segurança devido à covid-19. Contudo, tudo não passou de uma brincadeira.

O canal M6 transmitiu uma investigação em que, através de uma câmara escondida, mostra um organizador daqueles jantares e festas a admitir que membros do Executivo francês tinham participado, embora não os tivesse identificado.

Depois da divulgação, o hashtag #OnVeutLesNoms (#Queremososnomes) tornou-se a tendência na rede social Twitter, com mais de 16 mil mensagens de internautas a perguntar quem são os ministros e a pedir a sua demissão.

De acordo com a Lusa, a Polícia respondeu com uma outra mensagem em que informava que uma investigação tinha sido aberta.

Contudo, agora um dos organizadores das supostas festas e jantares ilegais em Paris, sem respeito pelas normas sanitárias para conter a covid-19, alegou no domingo que estava a brincar quando disse que ministros franceses participavam nessas refeições.

Num comunicado dirigido à agência noticiosa AFP pelo seu advogado, o organizador, identificado por vários media e internautas como Pierre-Jean Chalençon, proprietário de um dos locais exclusivos, o luxuoso Palais Vivienne, reconheceu implicitamente ser a fonte de informação, mas alegou que se socorreu do “humor” e do “sentido do absurdo” quando afirmou que ministros participavam nesses jantares e festas.

À reportagem do canal M6, o homem, que se apresentava como colecionador, disse que tinha jantado esta semana em dois ou três restaurantes “supostamente clandestinos” com “vários ministros”. Num vídeo divulgado em fevereiro, Pierre-Jean Chalençon admitia que organizava almoços e jantares em sua casa com o chef Christophe Leroy.

O porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, evocado no vídeo como um dos próximos participantes de um desses jantares, revelou-se surpreendido com o vídeo, divulgado na rede social Twitter, e negou a presença de qualquer membro do Governo nessas refeições.

Acorrendo em nome de todos os ministros, o titular da pasta da Economia, Bruno Le Maire, advogou que “todos os ministros, sem exceção, respeitam as regras”.

Ainda assim, o Governo francês prometeu que não haverá impunidade caso se confirme a presença de ministros em festas e jantares clandestinos, tal como foi reportado na televisão.

O caso já levou o Ministério Público de Paris a abrir um inquérito, numa altura em que França inicia o terceiro confinamento devido ao aumento do número de casos de covid-19 e às pessoas internadas nos hospitais.

As imagens divulgadas pelo canal M6 mostram como nestes jantares, com menus entre 160 e 490 euros, as restrições sanitárias em vigor não são respeitadas.

A polémica surge numa altura em que a França inicia o terceiro confinamento devido ao aumento do número de casos de covid-19 e às pessoas internadas nos hospitais.

ZAP // Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.