Polícia científica não confirma identidade do maquinista português

Salvador Sas / EPA

-

O corpo do maquinista português falecido no acidente ferroviário na Galiza (Espanha) pode não ser trasladado esta terça-feira para Portugal, uma vez que a polícia científica espanhola não confirma a identificação do corpo com os documentos enviados pelas autoridades portuguesas.

Na segunda-feira, fonte oficial do tribunal tinha dito à agência Lusa que o consulado de Portugal em Vigo tinha enviado o documento de identificação oficial, o que permitiria a verificação da identidade e a entrega do corpo para trasladação ainda hoje.

No entanto, durante a verificação feita hoje de manhã, a polícia científica espanhola não conseguiu confirmar a identidade do corpo do maquinista com os documentos enviados pelas autoridades consulares portuguesas.

A documentação enviada “não permite identificar oficialmente o corpo”, devido a questões relacionadas com impressões digitais, pelo que as autoridades consulares terão de enviar nova documentação, precisou a fonte do tribunal.

O comboio, que fazia o trajeto Vigo-Porto, descarrilou às 9h25 de sexta-feira (8h25 em Lisboa), com mais de 60 passageiros e tripulação a bordo.

Morreram no acidente o maquinista de nacionalidade portuguesa, natural de Ermesinde, um turista norte-americano e o revisor do comboio e o maquinista estagiário, ambos espanhóis, cujos funerais já se realizaram no domingo.

Cerca de meia centena de passageiros ficaram feridos no acidente, no qual um dos vagões ficou completamente tombado e outros dois semi-tombados.

Técnico diz que “tudo aponta para excesso de velocidade”

Um técnico da comissão de investigação de acidentes ferroviários, Edmundo Parras, indicou hoje que “tudo aponta para excesso de velocidade” como causa do acidente ferroviário de sexta-feira em O Porriño, em Pontevedra, Galiza.

À entrada do tribunal de O Porriño (Pontevedra, Galiza, Noroeste de Espanha) – onde esta manhã foram abertas as caixas negras do comboio – Parras explicou que a função da comissão a que pertence não é “encontrar culpados”, mas investigar “as fraquezas e debilidades” do sistema ferroviário, sublinhando que a investigação do órgão que integra é independente da investigação judicial.

As caixas negras do comboio serão abertas na presença de representantes da CP, da Renfe e das gestoras das redes ferroviárias de ambos os países, a portuguesa Refer e a espanhola Adif.

O equipamento recuperado do sinistro regista as velocidades do comboio, as distâncias e os sinais que recebeu.

No entanto, não grava sons nem conversações na cabina do maquinista, apenas as comunicações com o posto de comando de Ourense, segundo explicou na segunda-feira o presidente do comité de empresa da Renfe em Pontevedra, Luis Mariano de Isusi.

A CP e a Renfe operaram conjuntamente a linha Vigo-Porto desde 2011. Responsáveis de ambas as empresas asseguraram que o comboio tinha sido alvo de revisões recentes.

Também admitiram que na zona do acidente havia obras na linha, pelo que o comboio teve de passar por uma linha secundária, o que exigia uma diminuição de velocidade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …