Polícia chilena treina cães para farejar pessoas com covid-19

A polícia do Chile está a treinar cães para detetar pessoas que podem estar infetadas com o novo coronavírus, através do seu suor.

Segundo noticiou a agência AFP, citando as autoridades, os cães – três golden retriever e um labrador – têm entre quatro e cinco anos. Até agora, esses cães foram utilizados ​​para farejar drogas ilícitas, explosivos e pessoas perdidas.

Este programa de treinamento é um esforço conjunto da polícia nacional chilena, dos Carabineros e de especialistas da Universidade Católica do Chile, e segue os passos de esforços semelhantes que estão a ocorrer na França, disse Julio Santelices, diretor da escola de especialidades da polícia.

Os cães têm 330 milhões de recetores olfativos e uma capacidade 50 vezes melhor que os humanos para detetar cheiros, podendo rastrear 250 pessoas por hora.

“O vírus não tem cheiro, mas a infeção gera alterações metabólicas”, que por sua vez levam à libertação de um tipo específico de suor, “que os cães podem detetar”, disse Fernando Mardones, professor de epidemiologia veterinária da Universidade Católica.

De acordo com Santelices, testes realizados na Europa e no Dubai revelaram uma taxa de eficiência de 95% na deteção de casos de covid-19 por cães.

No final de março, a Medical Detection Dogs – uma instituição de caridade britânica criada em 2008 para aproveitar o forte olfato dos cães para detetar doenças humanas – começou a treinar esses animais para detetar covid-19. “A importância deste estudo é que permitirá que os cães detetem esse tipo de doença num estágio inicial”, continuou Santelices.

Mardones, por sua vez, afirmou que já existem evidências de que os cães podem detetar doenças como tuberculose, infeções por parasitas e até estágios iniciais de cancro. Os caninos podem detetar mudanças na temperatura da pele, tornando-os úteis para determinar a existência de febre.

Os testes com os quatro cães começaram há um mês, através de amostras de suor de pacientes com covid-19, em tratamento na clínica da Universidade Católica. Os especialistas esperam que os cães estejam treinados e a trabalhar até agosto, em estações de comboios, aeroportos e postos de controle sanitário.

Na terça-feira, o Chile registou 1.836 novos casos de covid-19 – o número mais baixo em dois meses -, elevando o total para 319.493. A infecção viral já vitimou mais de 11 mil pessoas, de acordo com o mais recente relatório oficial do Ministério da Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, a possibilidade de contágio em cães é pequena.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem pensado. Até porque já são inúmeros os casos conhecidos de cães capazes de detetar outros problemas como baixo nivel de glicemia, cancros…

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …