Polícia chilena treina cães para farejar pessoas com covid-19

A polícia do Chile está a treinar cães para detetar pessoas que podem estar infetadas com o novo coronavírus, através do seu suor.

Segundo noticiou a agência AFP, citando as autoridades, os cães – três golden retriever e um labrador – têm entre quatro e cinco anos. Até agora, esses cães foram utilizados ​​para farejar drogas ilícitas, explosivos e pessoas perdidas.

Este programa de treinamento é um esforço conjunto da polícia nacional chilena, dos Carabineros e de especialistas da Universidade Católica do Chile, e segue os passos de esforços semelhantes que estão a ocorrer na França, disse Julio Santelices, diretor da escola de especialidades da polícia.

Os cães têm 330 milhões de recetores olfativos e uma capacidade 50 vezes melhor que os humanos para detetar cheiros, podendo rastrear 250 pessoas por hora.

“O vírus não tem cheiro, mas a infeção gera alterações metabólicas”, que por sua vez levam à libertação de um tipo específico de suor, “que os cães podem detetar”, disse Fernando Mardones, professor de epidemiologia veterinária da Universidade Católica.

De acordo com Santelices, testes realizados na Europa e no Dubai revelaram uma taxa de eficiência de 95% na deteção de casos de covid-19 por cães.

No final de março, a Medical Detection Dogs – uma instituição de caridade britânica criada em 2008 para aproveitar o forte olfato dos cães para detetar doenças humanas – começou a treinar esses animais para detetar covid-19. “A importância deste estudo é que permitirá que os cães detetem esse tipo de doença num estágio inicial”, continuou Santelices.

Mardones, por sua vez, afirmou que já existem evidências de que os cães podem detetar doenças como tuberculose, infeções por parasitas e até estágios iniciais de cancro. Os caninos podem detetar mudanças na temperatura da pele, tornando-os úteis para determinar a existência de febre.

Os testes com os quatro cães começaram há um mês, através de amostras de suor de pacientes com covid-19, em tratamento na clínica da Universidade Católica. Os especialistas esperam que os cães estejam treinados e a trabalhar até agosto, em estações de comboios, aeroportos e postos de controle sanitário.

Na terça-feira, o Chile registou 1.836 novos casos de covid-19 – o número mais baixo em dois meses -, elevando o total para 319.493. A infecção viral já vitimou mais de 11 mil pessoas, de acordo com o mais recente relatório oficial do Ministério da Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, a possibilidade de contágio em cães é pequena.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem pensado. Até porque já são inúmeros os casos conhecidos de cães capazes de detetar outros problemas como baixo nivel de glicemia, cancros…

RESPONDER

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …