Polícia chilena treina cães para farejar pessoas com covid-19

A polícia do Chile está a treinar cães para detetar pessoas que podem estar infetadas com o novo coronavírus, através do seu suor.

Segundo noticiou a agência AFP, citando as autoridades, os cães – três golden retriever e um labrador – têm entre quatro e cinco anos. Até agora, esses cães foram utilizados ​​para farejar drogas ilícitas, explosivos e pessoas perdidas.

Este programa de treinamento é um esforço conjunto da polícia nacional chilena, dos Carabineros e de especialistas da Universidade Católica do Chile, e segue os passos de esforços semelhantes que estão a ocorrer na França, disse Julio Santelices, diretor da escola de especialidades da polícia.

Os cães têm 330 milhões de recetores olfativos e uma capacidade 50 vezes melhor que os humanos para detetar cheiros, podendo rastrear 250 pessoas por hora.

“O vírus não tem cheiro, mas a infeção gera alterações metabólicas”, que por sua vez levam à libertação de um tipo específico de suor, “que os cães podem detetar”, disse Fernando Mardones, professor de epidemiologia veterinária da Universidade Católica.

De acordo com Santelices, testes realizados na Europa e no Dubai revelaram uma taxa de eficiência de 95% na deteção de casos de covid-19 por cães.

No final de março, a Medical Detection Dogs – uma instituição de caridade britânica criada em 2008 para aproveitar o forte olfato dos cães para detetar doenças humanas – começou a treinar esses animais para detetar covid-19. “A importância deste estudo é que permitirá que os cães detetem esse tipo de doença num estágio inicial”, continuou Santelices.

Mardones, por sua vez, afirmou que já existem evidências de que os cães podem detetar doenças como tuberculose, infeções por parasitas e até estágios iniciais de cancro. Os caninos podem detetar mudanças na temperatura da pele, tornando-os úteis para determinar a existência de febre.

Os testes com os quatro cães começaram há um mês, através de amostras de suor de pacientes com covid-19, em tratamento na clínica da Universidade Católica. Os especialistas esperam que os cães estejam treinados e a trabalhar até agosto, em estações de comboios, aeroportos e postos de controle sanitário.

Na terça-feira, o Chile registou 1.836 novos casos de covid-19 – o número mais baixo em dois meses -, elevando o total para 319.493. A infecção viral já vitimou mais de 11 mil pessoas, de acordo com o mais recente relatório oficial do Ministério da Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, a possibilidade de contágio em cães é pequena.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem pensado. Até porque já são inúmeros os casos conhecidos de cães capazes de detetar outros problemas como baixo nivel de glicemia, cancros…

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …