Polícia agride adepto do Benfica e o pai idoso em frente aos filhos

A PSP está a analisar as imagens que mostram dois agentes do Corpo de Intervenção a agredirem com violência dois adeptos, um dos quais idoso e o outro com a camisola do Benfica, na presença de duas crianças.

O incidente foi divulgado pela CMTV e captado em Guimarães, no âmbito dos festejos do bi-campeonato do Benfica.

A agressão policial ocorreu junto a uma das saídas do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, depois do jogo que resultou no 34.º título nacional para o Benfica.

O adepto que é o principal visado pelas agressões policiais, já identificado como José Magalhães, conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”.

“Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.

No auto de detenção do adepto, a que o jornal Expresso teve acesso e que terá sido escrito pelo próprio elemento da PSP envolvido nas agressões, estas serão justificadas pelas “injúrias” proferidas pelo homem e por alegadas cuspidelas na cara do agente.

Este documento expressa ainda que a família em causa estaria entre o grupo de adeptos que forçou as saídas do Estádio, aflitos com o “esmagamento” causado pela multidão, e que terá recusado ajuda dos agentes, quando estes se ofereceram para apoiar, em particular, as crianças.

O Expresso acrescenta que o auto frisa que “o adepto sabia que estava a ser filmado e tentou tirar proveito da situação“.

Uma versão que o adepto, um empresário de 43 anos de Matosinhos, nega, em declarações divulgadas pela CMTV. Ele argumenta que estava “desesperado” com “a segurança” dos filhos que estavam “aflitos”.

O homem foi assistido no Hospital de Matosinhos e passou depois a noite na esquadra.

Quanto aos seus filhos, o Jornal de Notícias refere que “não quiseram sequer ir à escola” depois do sucedido.

O Ministério da Administração Interna (MAI) já anunciou a abertura de um inquérito à actuação policial, frisando numa nota divulgada pelo Expresso que “o agente em questão já foi identificado”.

Um porta-voz da PSP, Paulo Flor, já salientou também na TSF que a força de autoridade “analisará em sede própria as imagens”, frisando que “nas próximas horas” serão avançados “mais pormenores”.

Nas imagens podem ver-se dois elementos do Corpo de Intervenção da PSP a falarem com um homem vestido com uma camisola do Benfica. Ao lado deste estão duas crianças, igualmente equipadas com as cores encarnadas, e um idoso.

A dada altura, percebe-se que o adepto do Benfica começa a falar, aparentemente, de forma mais exaltada e é nessa altura que um dos polícias o agride. Quando o idoso tenta evitar a agressão, o agente volta-se e desfere-lhe dois murros no rosto.

Isto tudo perante as duas crianças que tentam esboçar reacções de ajuda ao homem, que será seu pai. Nas imagens é possível ver a mais pequena a chorar e a ser consolada por outros agentes, que não participaram na agressão.

SV, ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Pagamos salários e mordomias a este cowboy. Como este, deve haver mais ressabiados a comandar esquadras. Quem os escolhe também devia ser ouvido!

  2. não sei quem devo criticar, mas tenho um certeza, será a verdade de um contra a mentira do outro. porque será que o benfiquista esta a dizer a verdade e o policia esta a mentir ? é mais normal que o policia venha a ser castigado para que ninguem fique mal para o zepovinho e é por isso que não há justiça em portugal.

  3. Não entendo tanta admiração. Isto é o dia a dia. E sei como acaba. O Juiz manda o agente em paz e condena o adepto. Os membros da pandilha protegem-se sempre uns aos outros.

  4. Se não queira ser “agredido”, só tinha que se portar bem e cumprir as ordens!!!
    Não podia estar ali e mais nada!!
    Agora, querer fazer os que lhe apetece e ainda mandar bitaites, num cenário daqueles, queria o quê?!
    Mininhos, não?!
    E, se leva os filhos para um estádio (como as cenas que se costumam passar lá, e, ainda ontem aconteceram!), eles já devem estar a habituados a “touradas”…

    Na América a policia até mata por menos (com também se tem visto!) e muitos ainda dizem que na América é que é…

    • A policia não mata muito em Portugal porque os tribunais vão pondo um travão na sua actuação, pese o facto de por vezes nos parecer injusto, mas se lhes derem corda larga podem ter a certeza que matam e sovam , porque no universo policial há de tudo inclusivamente, quem se esconde no uniforme para cometer crimes e dar largas a sua frustração com alguma impunidade. São pessoas como outras.

      • Não brinques…
        Vão pondo “travão” ou soltando os bandidos antes sequer de os polícias saírem dos tribunais onde os levaram?!
        É que deviam mesmo MATAR muito mais; basta ver o que a escumalha fez ainda ontem em Guimarães e em Lisboa!!!
        Aquilo não se pode admitir!!!
        Muitos daqueles bichos nem merecem o ar que respiram!!
        Se alguns levassem logo um balázio (e “adormecem para sempre”), se calhar, os outros já pensavam um pouco antes se comportarem como animais selvagens (e sem o mínimo respeito pelo outros)!!

        Não me estou a referir a este caso obviamente, (até porque neste não se partiu nada)!

        Claro que há de tudo (com é natural da condição humana), mas, realmente, impunidade tem se visto muita (e não tem sido do lado da polícia – antes pelo contrário)!!

  5. Uma verdadeira vergonha. Um criminoso frustado, cobardolas, agride gratuitamente uma familia, porque estava acompanhado e com uma arma á cintura.COBARDOLAS. Não tenho clube, nem ligo a futebol, o que aconteceu aquela familia, pode acontecer a todos nós, numa ida ao jardim ou ao supermercado. Este criminoso devia ser preso imediatamente. O policia que foi proteger a criançinha, devia ter ido logo agarrar o cobardolas e prende-lo em vez de querer aproveitar as camaras. Para que não hajam dúvidas o cobardolas, a que me refiro, é o cobardolas que se esconde atrás duma farda, um, bastão, uma pistola e um distintivo. Se existe alguem sērio no poder, peço que não deixem cair isto no esquecimento. Apelo aos Portugueses que nos façamos ouvir e que não admitamos este abuso de poder constante e diário. Não confio na policia.

    • Há um outro cobarde (alguem sabe o nome?) lambe-botas que quis mostrar serviço e, á traição, manietou com uma gravata o homem, que já tinha sido barbaramente agredido, sem que o mesmo constituisse verdadeira ameaça, e para que o massacre perdurasse.
      Loas ao agente que pretendeu proteger a criança

  6. Um dia, os policias (coitados) são vitimas do sistema judicial e impotentes contra os bandidos, no outro já são eles os maiores bandidos do mundo e ainda são protegidos pelo sistema!!
    As pessoas tem que se decidir, os policias não podem ser um dia uma coisa e no outro, o contrário!!

    Depois do que aconteceu com os “animais” no estádio, mandar “bitaites” à polícia de Intervenção (e ainda por cima sem sequer poder estar naquele local), não é ser muito inteligente (nem inocente)…
    O agente pode ter exagerado um pouco, mas foi apenas um (1) e não me parece ser razão para todo este alarido!!

  7. Seria preciso o uso de um bastão de aço com nítido intuito de castigo para dominar alguém que já estava no chão?
    Não é um crime pelo qual alguém que se formou numa academia pública deve ser afastado da ordem pública que tem a obrigação de nos proteger de malfeitores, mesmo que enverguem uma farda que deveriam honrar e respeitar pelo lema da Instituição. E muito menos comandar seja quem for,quando não sabe sobrepor os interesses pessoais, mesmo insultado que fosse , ao cumprimento dos deveres
    que é empossado a cumprir.

    Ou na passividade da punição estarão a dar um mau exemplo a outros profissionais e formandos cultivando o medo , que numa sociedade livre não deverá ter lugar.
    Os funcionários do Estado, pagos por todos os contribuintes , deverão estar ao serviço dr todos, cumprindo e fazendo cumprir regras duma sociedade, na justa medida do cumprimento da Lei e da Ordem, sem se transformarem eles próprios em malfeitores.

    A todos os seus Colegas, a quem nos momentos difíceis recorremos , todos pedimos o repúdio de tais actos e a serenidade nas situações para evitar o descrédito de quem tem por missão principal assegurar-nos a Ordem sem violência gratuita.

  8. VOU MATAR UM POLICIA POR CADA VEZ QUE VIR ALGO ASSIM!
    NÃO INTERESSA QUE POLICIA, POIS NÃO INTERESSA QUE PESSOAS AGRIDEM!
    AGORA VAO PAGAR 1 POR 1
    POR CADA PORTUGUES QUE AGREDIREM, É UM POLICIA QUE MORRE!
    SÓ ASSIM VAO APRENDER! E MESMO ASSIM NÃO VOU RESOLVER O ASSUNTO, MAS VAO PENSAR DUAS VEZES!

RESPONDER

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa. De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, …