A PSP está a analisar as imagens que mostram dois agentes do Corpo de Intervenção a agredirem com violência dois adeptos, um dos quais idoso e o outro com a camisola do Benfica, na presença de duas crianças.
O incidente foi divulgado pela CMTV e captado em Guimarães, no âmbito dos festejos do bi-campeonato do Benfica.
A agressão policial ocorreu junto a uma das saídas do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, depois do jogo que resultou no 34.º título nacional para o Benfica.
O adepto que é o principal visado pelas agressões policiais, já identificado como José Magalhães, conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”.
“Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.
No auto de detenção do adepto, a que o jornal Expresso teve acesso e que terá sido escrito pelo próprio elemento da PSP envolvido nas agressões, estas serão justificadas pelas “injúrias” proferidas pelo homem e por alegadas cuspidelas na cara do agente.
Este documento expressa ainda que a família em causa estaria entre o grupo de adeptos que forçou as saídas do Estádio, aflitos com o “esmagamento” causado pela multidão, e que terá recusado ajuda dos agentes, quando estes se ofereceram para apoiar, em particular, as crianças.
O Expresso acrescenta que o auto frisa que “o adepto sabia que estava a ser filmado e tentou tirar proveito da situação“.
Uma versão que o adepto, um empresário de 43 anos de Matosinhos, nega, em declarações divulgadas pela CMTV. Ele argumenta que estava “desesperado” com “a segurança” dos filhos que estavam “aflitos”.
O homem foi assistido no Hospital de Matosinhos e passou depois a noite na esquadra.
Quanto aos seus filhos, o Jornal de Notícias refere que “não quiseram sequer ir à escola” depois do sucedido.
O Ministério da Administração Interna (MAI) já anunciou a abertura de um inquérito à actuação policial, frisando numa nota divulgada pelo Expresso que “o agente em questão já foi identificado”.
Um porta-voz da PSP, Paulo Flor, já salientou também na TSF que a força de autoridade “analisará em sede própria as imagens”, frisando que “nas próximas horas” serão avançados “mais pormenores”.
Nas imagens podem ver-se dois elementos do Corpo de Intervenção da PSP a falarem com um homem vestido com uma camisola do Benfica. Ao lado deste estão duas crianças, igualmente equipadas com as cores encarnadas, e um idoso.
A dada altura, percebe-se que o adepto do Benfica começa a falar, aparentemente, de forma mais exaltada e é nessa altura que um dos polícias o agride. Quando o idoso tenta evitar a agressão, o agente volta-se e desfere-lhe dois murros no rosto.
Isto tudo perante as duas crianças que tentam esboçar reacções de ajuda ao homem, que será seu pai. Nas imagens é possível ver a mais pequena a chorar e a ser consolada por outros agentes, que não participaram na agressão.
SV, ZAP
A polícia de segurança pública a enxovalhar o Estado de Direito e os contribuintes que a remuneram. É desolador para qualquer cidadão.
Pagamos salários e mordomias a este cowboy. Como este, deve haver mais ressabiados a comandar esquadras. Quem os escolhe também devia ser ouvido!
não sei quem devo criticar, mas tenho um certeza, será a verdade de um contra a mentira do outro. porque será que o benfiquista esta a dizer a verdade e o policia esta a mentir ? é mais normal que o policia venha a ser castigado para que ninguem fique mal para o zepovinho e é por isso que não há justiça em portugal.
Não entendo tanta admiração. Isto é o dia a dia. E sei como acaba. O Juiz manda o agente em paz e condena o adepto. Os membros da pandilha protegem-se sempre uns aos outros.
Se não queira ser “agredido”, só tinha que se portar bem e cumprir as ordens!!!
Não podia estar ali e mais nada!!
Agora, querer fazer os que lhe apetece e ainda mandar bitaites, num cenário daqueles, queria o quê?!
Mininhos, não?!
E, se leva os filhos para um estádio (como as cenas que se costumam passar lá, e, ainda ontem aconteceram!), eles já devem estar a habituados a “touradas”…
Na América a policia até mata por menos (com também se tem visto!) e muitos ainda dizem que na América é que é…
A policia não mata muito em Portugal porque os tribunais vão pondo um travão na sua actuação, pese o facto de por vezes nos parecer injusto, mas se lhes derem corda larga podem ter a certeza que matam e sovam , porque no universo policial há de tudo inclusivamente, quem se esconde no uniforme para cometer crimes e dar largas a sua frustração com alguma impunidade. São pessoas como outras.
Não brinques…
Vão pondo “travão” ou soltando os bandidos antes sequer de os polícias saírem dos tribunais onde os levaram?!
É que deviam mesmo MATAR muito mais; basta ver o que a escumalha fez ainda ontem em Guimarães e em Lisboa!!!
Aquilo não se pode admitir!!!
Muitos daqueles bichos nem merecem o ar que respiram!!
Se alguns levassem logo um balázio (e “adormecem para sempre”), se calhar, os outros já pensavam um pouco antes se comportarem como animais selvagens (e sem o mínimo respeito pelo outros)!!
Não me estou a referir a este caso obviamente, (até porque neste não se partiu nada)!
Claro que há de tudo (com é natural da condição humana), mas, realmente, impunidade tem se visto muita (e não tem sido do lado da polícia – antes pelo contrário)!!
Uma verdadeira vergonha. Um criminoso frustado, cobardolas, agride gratuitamente uma familia, porque estava acompanhado e com uma arma á cintura.COBARDOLAS. Não tenho clube, nem ligo a futebol, o que aconteceu aquela familia, pode acontecer a todos nós, numa ida ao jardim ou ao supermercado. Este criminoso devia ser preso imediatamente. O policia que foi proteger a criançinha, devia ter ido logo agarrar o cobardolas e prende-lo em vez de querer aproveitar as camaras. Para que não hajam dúvidas o cobardolas, a que me refiro, é o cobardolas que se esconde atrás duma farda, um, bastão, uma pistola e um distintivo. Se existe alguem sērio no poder, peço que não deixem cair isto no esquecimento. Apelo aos Portugueses que nos façamos ouvir e que não admitamos este abuso de poder constante e diário. Não confio na policia.
Há um outro cobarde (alguem sabe o nome?) lambe-botas que quis mostrar serviço e, á traição, manietou com uma gravata o homem, que já tinha sido barbaramente agredido, sem que o mesmo constituisse verdadeira ameaça, e para que o massacre perdurasse.
Loas ao agente que pretendeu proteger a criança
Um dia, os policias (coitados) são vitimas do sistema judicial e impotentes contra os bandidos, no outro já são eles os maiores bandidos do mundo e ainda são protegidos pelo sistema!!
As pessoas tem que se decidir, os policias não podem ser um dia uma coisa e no outro, o contrário!!
Depois do que aconteceu com os “animais” no estádio, mandar “bitaites” à polícia de Intervenção (e ainda por cima sem sequer poder estar naquele local), não é ser muito inteligente (nem inocente)…
O agente pode ter exagerado um pouco, mas foi apenas um (1) e não me parece ser razão para todo este alarido!!
Seria preciso o uso de um bastão de aço com nítido intuito de castigo para dominar alguém que já estava no chão?
Não é um crime pelo qual alguém que se formou numa academia pública deve ser afastado da ordem pública que tem a obrigação de nos proteger de malfeitores, mesmo que enverguem uma farda que deveriam honrar e respeitar pelo lema da Instituição. E muito menos comandar seja quem for,quando não sabe sobrepor os interesses pessoais, mesmo insultado que fosse , ao cumprimento dos deveres
que é empossado a cumprir.
Ou na passividade da punição estarão a dar um mau exemplo a outros profissionais e formandos cultivando o medo , que numa sociedade livre não deverá ter lugar.
Os funcionários do Estado, pagos por todos os contribuintes , deverão estar ao serviço dr todos, cumprindo e fazendo cumprir regras duma sociedade, na justa medida do cumprimento da Lei e da Ordem, sem se transformarem eles próprios em malfeitores.
A todos os seus Colegas, a quem nos momentos difíceis recorremos , todos pedimos o repúdio de tais actos e a serenidade nas situações para evitar o descrédito de quem tem por missão principal assegurar-nos a Ordem sem violência gratuita.
https://youtu.be/3viKELIdO1s
VOU MATAR UM POLICIA POR CADA VEZ QUE VIR ALGO ASSIM!
NÃO INTERESSA QUE POLICIA, POIS NÃO INTERESSA QUE PESSOAS AGRIDEM!
AGORA VAO PAGAR 1 POR 1
POR CADA PORTUGUES QUE AGREDIREM, É UM POLICIA QUE MORRE!
SÓ ASSIM VAO APRENDER! E MESMO ASSIM NÃO VOU RESOLVER O ASSUNTO, MAS VAO PENSAR DUAS VEZES!