Polícia agride adepto do Benfica e o pai idoso em frente aos filhos

A PSP está a analisar as imagens que mostram dois agentes do Corpo de Intervenção a agredirem com violência dois adeptos, um dos quais idoso e o outro com a camisola do Benfica, na presença de duas crianças.

O incidente foi divulgado pela CMTV e captado em Guimarães, no âmbito dos festejos do bi-campeonato do Benfica.

A agressão policial ocorreu junto a uma das saídas do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, depois do jogo que resultou no 34.º título nacional para o Benfica.

O adepto que é o principal visado pelas agressões policiais, já identificado como José Magalhães, conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”.

“Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.

No auto de detenção do adepto, a que o jornal Expresso teve acesso e que terá sido escrito pelo próprio elemento da PSP envolvido nas agressões, estas serão justificadas pelas “injúrias” proferidas pelo homem e por alegadas cuspidelas na cara do agente.

Este documento expressa ainda que a família em causa estaria entre o grupo de adeptos que forçou as saídas do Estádio, aflitos com o “esmagamento” causado pela multidão, e que terá recusado ajuda dos agentes, quando estes se ofereceram para apoiar, em particular, as crianças.

O Expresso acrescenta que o auto frisa que “o adepto sabia que estava a ser filmado e tentou tirar proveito da situação“.

Uma versão que o adepto, um empresário de 43 anos de Matosinhos, nega, em declarações divulgadas pela CMTV. Ele argumenta que estava “desesperado” com “a segurança” dos filhos que estavam “aflitos”.

O homem foi assistido no Hospital de Matosinhos e passou depois a noite na esquadra.

Quanto aos seus filhos, o Jornal de Notícias refere que “não quiseram sequer ir à escola” depois do sucedido.

O Ministério da Administração Interna (MAI) já anunciou a abertura de um inquérito à actuação policial, frisando numa nota divulgada pelo Expresso que “o agente em questão já foi identificado”.

Um porta-voz da PSP, Paulo Flor, já salientou também na TSF que a força de autoridade “analisará em sede própria as imagens”, frisando que “nas próximas horas” serão avançados “mais pormenores”.

Nas imagens podem ver-se dois elementos do Corpo de Intervenção da PSP a falarem com um homem vestido com uma camisola do Benfica. Ao lado deste estão duas crianças, igualmente equipadas com as cores encarnadas, e um idoso.

A dada altura, percebe-se que o adepto do Benfica começa a falar, aparentemente, de forma mais exaltada e é nessa altura que um dos polícias o agride. Quando o idoso tenta evitar a agressão, o agente volta-se e desfere-lhe dois murros no rosto.

Isto tudo perante as duas crianças que tentam esboçar reacções de ajuda ao homem, que será seu pai. Nas imagens é possível ver a mais pequena a chorar e a ser consolada por outros agentes, que não participaram na agressão.

SV, ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Pagamos salários e mordomias a este cowboy. Como este, deve haver mais ressabiados a comandar esquadras. Quem os escolhe também devia ser ouvido!

  2. não sei quem devo criticar, mas tenho um certeza, será a verdade de um contra a mentira do outro. porque será que o benfiquista esta a dizer a verdade e o policia esta a mentir ? é mais normal que o policia venha a ser castigado para que ninguem fique mal para o zepovinho e é por isso que não há justiça em portugal.

  3. Não entendo tanta admiração. Isto é o dia a dia. E sei como acaba. O Juiz manda o agente em paz e condena o adepto. Os membros da pandilha protegem-se sempre uns aos outros.

  4. Se não queira ser “agredido”, só tinha que se portar bem e cumprir as ordens!!!
    Não podia estar ali e mais nada!!
    Agora, querer fazer os que lhe apetece e ainda mandar bitaites, num cenário daqueles, queria o quê?!
    Mininhos, não?!
    E, se leva os filhos para um estádio (como as cenas que se costumam passar lá, e, ainda ontem aconteceram!), eles já devem estar a habituados a “touradas”…

    Na América a policia até mata por menos (com também se tem visto!) e muitos ainda dizem que na América é que é…

    • A policia não mata muito em Portugal porque os tribunais vão pondo um travão na sua actuação, pese o facto de por vezes nos parecer injusto, mas se lhes derem corda larga podem ter a certeza que matam e sovam , porque no universo policial há de tudo inclusivamente, quem se esconde no uniforme para cometer crimes e dar largas a sua frustração com alguma impunidade. São pessoas como outras.

      • Não brinques…
        Vão pondo “travão” ou soltando os bandidos antes sequer de os polícias saírem dos tribunais onde os levaram?!
        É que deviam mesmo MATAR muito mais; basta ver o que a escumalha fez ainda ontem em Guimarães e em Lisboa!!!
        Aquilo não se pode admitir!!!
        Muitos daqueles bichos nem merecem o ar que respiram!!
        Se alguns levassem logo um balázio (e “adormecem para sempre”), se calhar, os outros já pensavam um pouco antes se comportarem como animais selvagens (e sem o mínimo respeito pelo outros)!!

        Não me estou a referir a este caso obviamente, (até porque neste não se partiu nada)!

        Claro que há de tudo (com é natural da condição humana), mas, realmente, impunidade tem se visto muita (e não tem sido do lado da polícia – antes pelo contrário)!!

  5. Uma verdadeira vergonha. Um criminoso frustado, cobardolas, agride gratuitamente uma familia, porque estava acompanhado e com uma arma á cintura.COBARDOLAS. Não tenho clube, nem ligo a futebol, o que aconteceu aquela familia, pode acontecer a todos nós, numa ida ao jardim ou ao supermercado. Este criminoso devia ser preso imediatamente. O policia que foi proteger a criançinha, devia ter ido logo agarrar o cobardolas e prende-lo em vez de querer aproveitar as camaras. Para que não hajam dúvidas o cobardolas, a que me refiro, é o cobardolas que se esconde atrás duma farda, um, bastão, uma pistola e um distintivo. Se existe alguem sērio no poder, peço que não deixem cair isto no esquecimento. Apelo aos Portugueses que nos façamos ouvir e que não admitamos este abuso de poder constante e diário. Não confio na policia.

    • Há um outro cobarde (alguem sabe o nome?) lambe-botas que quis mostrar serviço e, á traição, manietou com uma gravata o homem, que já tinha sido barbaramente agredido, sem que o mesmo constituisse verdadeira ameaça, e para que o massacre perdurasse.
      Loas ao agente que pretendeu proteger a criança

  6. Um dia, os policias (coitados) são vitimas do sistema judicial e impotentes contra os bandidos, no outro já são eles os maiores bandidos do mundo e ainda são protegidos pelo sistema!!
    As pessoas tem que se decidir, os policias não podem ser um dia uma coisa e no outro, o contrário!!

    Depois do que aconteceu com os “animais” no estádio, mandar “bitaites” à polícia de Intervenção (e ainda por cima sem sequer poder estar naquele local), não é ser muito inteligente (nem inocente)…
    O agente pode ter exagerado um pouco, mas foi apenas um (1) e não me parece ser razão para todo este alarido!!

  7. Seria preciso o uso de um bastão de aço com nítido intuito de castigo para dominar alguém que já estava no chão?
    Não é um crime pelo qual alguém que se formou numa academia pública deve ser afastado da ordem pública que tem a obrigação de nos proteger de malfeitores, mesmo que enverguem uma farda que deveriam honrar e respeitar pelo lema da Instituição. E muito menos comandar seja quem for,quando não sabe sobrepor os interesses pessoais, mesmo insultado que fosse , ao cumprimento dos deveres
    que é empossado a cumprir.

    Ou na passividade da punição estarão a dar um mau exemplo a outros profissionais e formandos cultivando o medo , que numa sociedade livre não deverá ter lugar.
    Os funcionários do Estado, pagos por todos os contribuintes , deverão estar ao serviço dr todos, cumprindo e fazendo cumprir regras duma sociedade, na justa medida do cumprimento da Lei e da Ordem, sem se transformarem eles próprios em malfeitores.

    A todos os seus Colegas, a quem nos momentos difíceis recorremos , todos pedimos o repúdio de tais actos e a serenidade nas situações para evitar o descrédito de quem tem por missão principal assegurar-nos a Ordem sem violência gratuita.

  8. VOU MATAR UM POLICIA POR CADA VEZ QUE VIR ALGO ASSIM!
    NÃO INTERESSA QUE POLICIA, POIS NÃO INTERESSA QUE PESSOAS AGRIDEM!
    AGORA VAO PAGAR 1 POR 1
    POR CADA PORTUGUES QUE AGREDIREM, É UM POLICIA QUE MORRE!
    SÓ ASSIM VAO APRENDER! E MESMO ASSIM NÃO VOU RESOLVER O ASSUNTO, MAS VAO PENSAR DUAS VEZES!

RESPONDER

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …