Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

D.Reichardt / Flickr

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa.

As ações policiais levaram ao encerramento de 200 servidores de Internet, instalados na Alemanha, França e Holanda, usados para distribuir o sinal por cerca de cinco mil clientes da Xtream Codes, que o revendiam a cerca de 50 milhões de pessoas, na Europa. Segundo o comunicado da Eurojust, citado pelo Jornal de Notícias, foram bloqueadas ainda 150 contas de Paypal pertencentes a suspeitos de pirataria.

No momento em que foi desencadeada a ação, promovida por juízes de Nápoles e Roma, Itália, pelo menos 700 mil pessoas estavam ligadas e ficaram sem serviço. A operação policial teve a colaboração de polícias de Bulgária, Alemanha, Grécia, França e Holanda.

Idealizada por dois cidadãos gregos, a Xtream Codes fornece um serviço online que permite aos clientes escolher, organizar e produzir “pacotes” de televisão pirata que depois revendiam a consumidores finais, através de assinaturas, que variam entre os 12 e os 59 euros, consoante o serviço contratado.

Segundo dados da Eurojust, a Xtrema Codes tinha cerca de cinco mil clientes, que, usando este sistema, vendiam “pacotes” de televisão pirata a cerca de 50 milhões de pessoas na Europa.

Segundo números da Guardia di Finanza, que mobilizou mais de 100 agentes em buscas domiciliárias e a empresas, em Nápoles e Roma, na quarta-feira, só em Itália havia aproximadamente cinco milhões a beneficiar de serviços de televisão paga a preços reduzidos, gerando 60 milhões de receitas por ano para os criminosos.

Os clientes incorrem em multas que vão dos 2.500 aos 25 mil euros e penas de prisão de seis meses até três anos de prisão, informa a Guardia di Finanza.

Os responsáveis ​​pela organização estão acusados por associação criminosa destinada à reprodução e comercialização ilícitas de IPTV, crime agravado por se de âmbito internacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …