Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

D.Reichardt / Flickr

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa.

As ações policiais levaram ao encerramento de 200 servidores de Internet, instalados na Alemanha, França e Holanda, usados para distribuir o sinal por cerca de cinco mil clientes da Xtream Codes, que o revendiam a cerca de 50 milhões de pessoas, na Europa. Segundo o comunicado da Eurojust, citado pelo Jornal de Notícias, foram bloqueadas ainda 150 contas de Paypal pertencentes a suspeitos de pirataria.

No momento em que foi desencadeada a ação, promovida por juízes de Nápoles e Roma, Itália, pelo menos 700 mil pessoas estavam ligadas e ficaram sem serviço. A operação policial teve a colaboração de polícias de Bulgária, Alemanha, Grécia, França e Holanda.

Idealizada por dois cidadãos gregos, a Xtream Codes fornece um serviço online que permite aos clientes escolher, organizar e produzir “pacotes” de televisão pirata que depois revendiam a consumidores finais, através de assinaturas, que variam entre os 12 e os 59 euros, consoante o serviço contratado.

Segundo dados da Eurojust, a Xtrema Codes tinha cerca de cinco mil clientes, que, usando este sistema, vendiam “pacotes” de televisão pirata a cerca de 50 milhões de pessoas na Europa.

Segundo números da Guardia di Finanza, que mobilizou mais de 100 agentes em buscas domiciliárias e a empresas, em Nápoles e Roma, na quarta-feira, só em Itália havia aproximadamente cinco milhões a beneficiar de serviços de televisão paga a preços reduzidos, gerando 60 milhões de receitas por ano para os criminosos.

Os clientes incorrem em multas que vão dos 2.500 aos 25 mil euros e penas de prisão de seis meses até três anos de prisão, informa a Guardia di Finanza.

Os responsáveis ​​pela organização estão acusados por associação criminosa destinada à reprodução e comercialização ilícitas de IPTV, crime agravado por se de âmbito internacional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …