Pólenes muito elevados em Portugal

 

smileham/Flickr

-

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia (SPAIC) prevê que nos próximos dias os níveis de pólenes no ar se mantenham entre “elevados a muito elevados” em Portugal continental.

O Boletim Polínico divulgado esta sexta-feira adianta que está previsto, para a semana de 4 a 10 de abril, com “a melhoria das condições meteorológicas e com o aumento de temperatura”, níveis muito elevados na Estremadura e região de Lisboa, destacando-se os pólenes nas árvores azinheira, pinheiro e cipreste e das ervas urtigas, parietária e azedas.

Na Beira Litoral e na Região Centro, os níveis também vão estar muito elevados, com destaque para os do pinheiro, plátano, carvalhos, ciprestes e urtigas.

No Alentejo prevê-se igualmente níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores azinheira, pinheiro e plátano e das ervas urtigas e azedas, assim como no Algarve, onde se destacam os das árvores azinheira, pinheiro e cipreste e das ervas urtigas e tanchangem.

O Poletim Polínico informa semanalmente sobre os níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua destas substâncias, em várias regiões do país.

A alergia a pólenes é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema)”.

A SPAIC prevê ainda níveis de pólenes elevados em Trás-os-Montes e Alto Douro, com destaque para os pólenes de pinheiro, vidoeiro, cipreste, carvalho, plátanos e urtigas, e no Douro Litoral, destacando-se os pólenes do pinheiro, plátano, carvalhos e urtigas.

Quanto às ilhas, nos Açores e região de Ponta Delgada, assim como na Madeira e na região do Funchal, os pólenes vão encontrar-se em níveis baixos, com predomínio dos pólenes dos pinheiro, plátano, cipreste, urtigas e erva parietária, para os Açores, e pinheiro, cipreste, gramíneas e erva parietária, na Madeira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.