Polémica no futsal. Vence por 60-0 e sagra-se campeão por diferença de golos

6

O Mação FC venceu o Benavente Futsal por 60-0 e sagrou-se campeão por diferença de golos. O VC Santarém, que ficou em segundo lugar, fala num “ato premeditado”.

O futsal português está em alvoroço. A derrota do Sporting CP na final da UEFA Futsal Champions League foi o acontecimento desportivo mais importante do fim de semana, mas ainda assim há outro assunto que está gerar burburinho nos bastidores.

O impensável aconteceu no encontro entre Mação FC e Benavente Fustal, da Distrital de futsal de Santarém. O clube da casa venceu por 60-0 e sagrou-se campeão por diferença de golos.

À entrada para o último jogo do campeonato, o VC Santarém era líder, em igualdade pontual com o Mação FC. A diferença de 31 golos entre as duas equipas dava vantagem ao VC Santarém. Como tal, as hipóteses de o Mação se sagrar campeão na última jornada eram praticamente nulas.

Os então lideres do campeonato até venceram por 7-5, aumentando ainda mais a diferença de golos para 33. Era necessária uma vitória de proporções hercúleas — e assim foi.

Zerozero

Resultado do Mação FC – Benavente Futsal.

“Chegou ao fim o Campeonato. 22 jornadas em primeiro lugar. Ganhámos o nosso jogo como tínhamos de fazer. No outro jogo, Mação-Benavente, 60 a 0. O Benavente jogou com três jogadores. Houve corrupção. Por isso, nós vitorianos sabemos bem quem são os verdadeiros campeões”, escreveu Mário Fernandes, secretário técnico do VC Santarém, no Facebook.

No oitavo lugar do campeonato e já fora da luta pelo título, o Benavente apresentou-se apenas com um guarda-redes e dois jogadores de campo. Pelas redes sociais circula um curto vídeo que mostra um pouco daquilo que foi o jogo deste sábado.

“Apenas peço à Associação de Futebol de Santarém, à Federação Portuguesa de Futebol e todos os organismos públicos, que são responsáveis pela organização do desporto em Portugal, que sejam corajosos, competentes e firmes na análise e punição aos envolvidos Benavente Futsal e Associação Desportiva de Mação Futsal pois no crime tanto é culpado quem comete a ação criminosa como aquele que participa e é conivente na mesma”, escreveu, este domingo, Mário Fernandes.

“Quero também deixar uma palavra de grande apreço e agradecimento ao GRUDER pelo respeito demonstrado após o final do jogo, também perplexos pelo escândalo que aconteceu. Souberam ser Honrados, Justos e Eticamente responsáveis no momento de reconhecerem aos nossos atletas a vitória justa no campeonato dentro de campo com verdade desportiva”, acrescentou.

O Vitória Clube de Santarém também emitiu um comunicado a repudiar a situação do jogo de sábado.

O VC Santarém acusou o Mação FC de falta de desportivismo e “de forma maliciosa” ter aproveitado “a oferenda” do Benavente.

De acordo com o jornal Público, as t-shirts de campeão já estavam feitas e foram usadas na festa do título pelos jogadores e equipa técnica do Mação FC.

No início do jogo, os três jogadores do Benavente disseram que os colegas estavam atrasados.

“Estamos a ser tidos como causadores, mas somos as vítimas”

“Estamos a levar com balas de uma guerra que não é nossa”, disse José Ferreira, treinador do Mação, em declarações ao jornal OJOGO. “Estamos a ser tidos como causadores, quando somos as vítimas”.

“Há quem pense que isto caiu do céu, mas não podemos resumir um campeonato de 22 jornadas ao que aconteceu na última. Agora, vamos ver como isto corre, mas quando a poeira acalmar vamos até às últimas consequências para defender o nome do clube. Não podemos deixar em claro as acusações graves que temos sido alvo”, acrescentou.

“Temos noção de que as circunstâncias são diferentes do normal, mas não podíamos deixar de encarar o jogo de outra forma porque seria uma falta de respeito pelo adversário. Nós tínhamos uma esperança de ser campeões”, disse ainda o técnico ao jornal Mediotejo.

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) pediu que sejam retiradas consequências do “tão grave” episódio da goleada do Mação sobre o Benavente.

Considerando que sábado foi “um dia muito triste para o futsal distrital e para o desporto regional”, a AFS diz que “não há memória de um episódio tão grave”.

“Esta Direção está a recolher toda a informação para remeter o assunto para os órgãos disciplinares competentes, mas não podemos permitir que o caso passe em claro. Exigimos responsabilidade aos agentes envolvidos”, lê-se num comunicado do organismo, citado pela RTP.

“Não podem existir razões que levem o Benavente Futsal Clube a entrar com apenas três atletas, sendo dois da formação e com o comportamento tão passivo, como o testemunhado por toda a gente presente no pavilhão”, lê-se ainda.

“Não admitimos nem aceitamos que dirigentes e treinador tenham exposto jovens atletas, a tão grande humilhação. […] Infelizmente este campeonato está manchado e os danos são irreparáveis. Esta Direção não se conforma e queremos que se retirem todas as consequências de um caso que nega os valores do desporto”, refere a AFS.

Jogaram para não pagar multa

O Benavente não estaria disponível para jogar às 20h e terá mesmo avisado a AF Santarém que não iria ter jogadores se a partida se mantivesse a essa hora.

A equipa apresentou-se em campo com os três jogadores que tinha disponíveis para não pagar uma multa por falta de comparência, explicou o treinador do Mação.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. “A derrota do Sporting CP na final da UEFA Futsal Champions League foi o acontecimento desportivo mais importante do fim de semana”… porque a conquista pelo FC Porto, da Champions de Hóquei em Patins – modadlidade bem mais antiga e seguida em Portugal, não???

  2. A corrupção grassa no desporto nacional, desde o futebol profissional, ao futsal das ultimas divisões , a todas as modalidades , reina uma impunidade total. Pelos visto o Ciclismo ainda é o que melhor funciona ainda que tendo sido necessaria a ajuda de entidades internacionais. É verdadeiramente vergonhoso, este jogo deveria ser repetido não se pode permitar que tal passe impune, ja basta o que se passou nos tempos do apito Dourado em que tudo valia. A nossa justiça e os nossos devrigentes deveriam ter vergonha .

  3. Eu resolvia isto facilmente: desciam as duas equipas de divisão e ficavam proibidas de subir durante 3 anos. Não haveria mais nenhum caso.

  4. MIKO. Essa frase está no seguimento da anterior, onde contextualiza o tema “futsal”. Não havendo necessidade de estar a repetir a palavra futsal. 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.