Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono.

Espalhar poeira de rocha nos terrenos agrícolas pode economizar cerca de um décimo do “orçamento de carbono” da humanidade, a quantidade de dióxido de carbono que podemos emitir sem provocar níveis catastróficos de aquecimento global. Os países que mais têm a ganhar com esta técnica são a China, os Estados Unidos e a Índia, os três maiores emissores de CO2 do mundo.

As rochas absorvem naturalmente CO2, mas com esta técnica, conhecida como enhanced rock weathering (ERW), o efeito é amplificado, já que a rocha fica a cobrir uma maior área, escreve a New Scientist.

Considerando o clima, a área das terras cultivadas e os sistemas energéticos dos países, os cientistas descobriram que a poeira das rochas poderia remover entre 0,5 e 2 gigatoneladas de CO2, por ano, até 2050.

“Se você pode extrair uma gigatonelada por ano, é significativo. Duas gigatoneladas são as emissões combinadas de CO2 da aviação e da navegação, e essas duas serão muito difíceis de descarbonizar. Eu diria que tem um potencial muito interessante para transformar a forma como gerimos o cenário agrícola”, diz David Beerling, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

Feitas as contas, se duas gigatoneladas de CO2 fossem removidas anualmente durante mais de meio século, poderia-se poupar 12% do tal “orçamento de carbono”.

O uso de poeira de rocha não só é uma opção amiga do ambiente como as evidências científicas sugerem também que aumenta o rendimento das colheitas. Este novo estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Nature.

“Precisamos de limpar esta trapalhada de maneira sensata, numa escala de tempo de décadas a séculos”, diz o coautor James Hansen. “Uma das maneiras com múltiplos benefícios é o cultivo com poeira de rocha. Gosto particularmente porque é mais permanente do que a maioria dos esquemas de remoção de CO2”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Essa vantagem ambiental terá de ser analisada em conjunto com o impacte de produção dessa poeira de rocha que, mesmo sendo um “subproduto” das actuais pedreiras, tem um peso energético importante.
    Para os nossos terrenos ácidos, a introdução de elementos alcalinos, como pó de calcário, só terá benefícios.
    Nada que não tenha sido efectuado ao longo dos tempo.

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …