/

“Poder” foi a palavra mais pesquisada no Priberam

A palavra “poder” foi a mais pesquisada pelos internautas em Portugal, em 2013, através do Dicionário Priberam. A segunda foi “ser” e a terceira “resiliência”.

De acordo com os dados anuais sobre o acesso ao site do dicionário online – que recebeu mais de 63 milhões de visitas – tal como aconteceu em 2012, a palavra “poder” voltou a ser a mais consultada.

No Brasil, a palavra mais consultada foi “atemporal”, seguida da palavra “definir” e da palavra “amor”, que subiu da 8ª posição, no ano passado.

Erros de “protuguês”

Quanto aos erros de palavras em português mais pesquisadas, a Priberam indica que foram “concerteza” (a forma correta é com certeza), “compania” (companhia), “excessão” (exceção), “extender” (estender), “disfrutar” (desfrutar), “mecher” (mexer), e “apartir” (a partir).

Relativamente às palavras mais pesquisadas por país, este ano, em Moçambique foi “fanatismo”, no Canadá, “homossexualidade”, na África do Sul, “cabine”, na Arábia Saudita, “adoração”, no Japão, “família”, na Venezuela, “dívidas”, nos Estados Unidos, “pujança”, e na Eslovénia, “prepotência”.

Na palma da mão

Segundo o balanço da Priberam sobre os dados consultados no dicionário online, o maior número de acessos foi feito a partir do Brasil e de Portugal, que teve um aumento de 20 por cento em relação a 2012.

Ao todo, os internautas visualizaram 200 milhões de páginas em 2013, além dos acessos a partir das aplicações do dicionário para Android, iOS e Windows Phone, que representam cerca de 20% dos acessos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.